Ferramentas de autoeducação

Use combinações poderosas – Seis Ferramentas da Autoeducação – Parte 7

Obrigado por participar deste pequeno estudo que chama tanto minha atenção. Espero que toda essa ideia de autoeducação pareça mais clara agora.

Analisamos seis ferramentas que facilitam a autoeducação:

  1. Leia bons livros.
  2. Conte com suas próprias palavras (narre).
  3. Observe atentamente.
  4. Registre suas descobertas.
  5. Memorize e recite.
  6. Crie algo por conta própria.

Cada um pode ser usado para promover seu aprendizado pessoal. Nenhum requer dependência de um professor ou de um cronograma de aulas ou de um grupo de colegas. Eles podem ser usados ​​em qualquer nível, sem limitações de tópico, idade ou situação financeira.

Essas ferramentas de autoeducação são poderosas. Mas há mais uma coisa que descobri em meu estudo (e foi aí que tive um momento ah-ha): o aprendizado se torna ainda mais profundo e forte quando você usa duas ou mais ferramentas em combinação.

Combinações Poderosas

Você aprende quando lê um livro vivo, mas retém melhor esse conhecimento se combinar a leitura com a narração. E você assimila ainda mais esse conhecimento se ler, narrar e registrar algumas de suas partes favoritas em seu caderno pessoal.

A combinação de três ferramentas é mais forte do que apenas uma.

Agora, dê uma olhada em quantas combinações de ferramentas Charlotte Mason fez seus alunos usarem nas diferentes disciplinas listadas abaixo. (Para fins de espaço, vou me referir às ferramentas por suas ideias-chave: ler, narrar, observar, registrar, memorizar, criar.)

História —ler, narrar, registrar
Geografia —ler, narrar, observar, registrar
Bíblia —ler, narrar, registrar, memorizar
Arte —observar, registrar, criar
Artesanato —observar, criar
Língua estrangeira —narrar, registrar, memorizar
Literatura —ler, narrar , registrar
Música —observar, registrar, criar
Poesia —ler, narrar, registrar, memorizar, criar
Ciência —ler, narrar, observar, registrar
Leitura —observar, registrar, criar
Ortografia —ler, observar, registrar
Escrita —ler, narrar, observar, registrar, criar
Gramática —ler, observar, registrar
Matemática — narrar, observar, registrar, memorizar, criar

Veja bem, as ferramentas em combinações poderosas são integradas aos métodos da Charlotte. Então, quando Charlotte disse

“As crianças, não os professores, são as pessoas responsáveis; elas fazem o trabalho por esforço próprio” (Vol. 6, p. 6),

ela quis dizer isso. Ela podia esperar que eles se autoeducassem, pois ela lhes dera as ferramentas para isso. Tudo nas lições do método Charlotte Mason é projetado para ajudar o aluno a aprender como se autoeducar.

Essas seis ferramentas são o que devemos esperar que nossos filhos façam. Em uma educação Charlotte Mason, eles se familiarizarão com todos os seis e aprenderão a usá-los bem.

E à medida que caminhamos com nossos alunos, orientando-os no processo, também podemos aprender a usar essas ferramentas poderosas.

E quando as aulas terminarem, os alunos estarão equipados com as ferramentas e os hábitos de que precisam para continuar aprendendo pelo resto de suas vidas de forma autodidata.

“Não há educação, apenas autoeducação” (Vol. 6, p. 26).

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?