Imprimir
Charlotte Mason Ciências Como Ensinar as Disciplinas Estudo da Natureza

Ensinando Ciência – Assunto por Assunto, Parte 12

Charlotte Mason usou uma abordagem dupla para o ensino da ciência que foi muito eficaz: estudos sistemáticos e descoberta espontânea. Os estudos sistemáticos foram realizados através da leitura e da narração de livros vivos de ciências. A faceta espontânea foi acrescentada através do estudo da natureza.

Livros Vivos de Ciência e Narrações

Assim como no ensino de história, livros vivos e narrações oferecem muitas oportunidades educacionais férteis para o ensino de ciência. Lembre-se, um livro vivo pode ser escrito em forma de narrativa ou em um tom de conversa dirigido ao leitor; mas qualquer que seja o estilo que use, um livro vivo de ciência deve facilitar a visualização do que está sendo falado.

Nos anos iniciais, você pode ler facilmente um livro vivo de ciência para todos os seus filhos do primeiro ao sexto ano e fazer com que eles o narrem. Busque livros vivos de ciência que combinem poesia sobre a natureza, experimentos simples e projetos ao ar livre para seus estudos. Se não encontrar, utilize diferentes livros e combine-os.

Quando os alunos chegam aos anos mais avançados, geralmente funciona melhor ter cada criança estudando as ciências de nível superior individualmente. Charlotte às vezes usava um livro didático para tópicos científicos de nível superior. Nem todos os detalhes de ciências avançadas podem ser explicados de forma abrangente e praticados em forma narrativa. Mas nessas ocasiões podemos acoplar um livro texto de ciências com um bom livro vivo para introduzir ou complementar o tópico e ajudar o estudante a fazer uma relação pessoal com o assunto e a querer se aprofundar, aprendendo mais detalhes.

Estudo da Natureza

Mas apenas ler sobre o mundo ao nosso redor não é uma educação completa; as crianças precisam de oportunidades para experimentar esse mundo por si mesmas. O estudo da natureza estabelece uma grande base sobre a qual se podem acrescentar as leituras científicas. Como nossas crianças observam diferentes elementos e criaturas vivas lá fora, elas formam uma relação pessoal com essas coisas e estão prontas para aprender mais sobre elas.

O estudo da natureza não é difícil de fazer e pode proporcionar uma boa pausa nos estudos dentro de casa durante sua semana. Simplesmente compre para cada criança um caderno de rascunho em branco e alguns lápis coloridos, e pegue um ou dois guias de campo (guias sobre a natureza regional). Depois, uma vez por semana, saia de casa e olhe, escute, cheire e sinta. Registre suas observações por escrito e por desenho. Como está o tempo? Como está o céu? O que você vê nas plantas e nos animais? O que os insetos estão fazendo e onde? Como sua árvore favorita aparenta hoje?

Use os guias de campo para ajudá-lo a rotular seus desenhos, descobrindo os nomes das coisas. Passe tempo observando os hábitos de várias criaturas e plantas. Observe-os em diferentes épocas do ano para ver o que está mudando. Com o tempo, você se familiarizará, e provavelmente ganhará uma conexão ainda mais profunda com a criação de Deus. Esse é um tempo bem gasto, uma ótima forma de aproveitar seu tempo.

 

Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?