Imprimir
Charlotte Mason Como Ensinar as Disciplinas Escrita Ortografia

Ensinando Ortografia – Assunto por Assunto, Parte 14

Eu sou uma pessoa que gosta de listas. Ao sentar em minha mesa e digitar estas palavras, já perdi a conta de quantos itens adicionei à minha lista de afazeres diários. As listas podem ser ferramentas eficazes para muitas coisas. Mas quando se trata de ortografia, Charlotte Mason nos mostrou que as listas não são a maneira mais eficaz de aprender.

Charlotte ensinou ortografia em contexto, não em listas. E seus métodos fazem total sentido quando você vê a progressão do leitor iniciante para o aluno avançado.

Construa as Palavras (Lições de Iniciação à Leitura)

Desde o momento em que as crianças pequenas começam a aprender a ler, elas são encorajadas a olhar atentamente as palavras e tentar lembrar de suas ortografias. No método da Charlotte para ensinar a leitura, a criança usa manipuláveis de letras (de EVA, MDF, plástico etc) para construir as palavras que está aprendendo. Essas letras são uma ótima maneira de facilitar o caminho para os leitores iniciantes, pois eles não precisam se concentrar em formar cada letra, apenas em colocar as letras na ordem correta.

Charlotte também enfatizou a importância de garantir que as crianças vejam a palavra grafada corretamente o máximo possível. Se a criança não tem certeza de como construir a palavra com seus manipuláveis, não deixe que ela adivinhe. Escreva a palavra no quadro e deixe-o usar esse modelo correto para seu guia. Desta forma, você reduzirá as chances de ele ver a palavra grafada incorretamente e confundi-la em sua mente. Todos nós temos certas palavras que nos deixam confusos- “É com Z ou com S?” – porque já as vimos das duas maneiras. O método de Charlotte ajuda a eliminar esse debate mental.

Observe a ortografia (Pratique a escrita)

Uma vez que seu filho tenha passado da fase de iniciação à leitura e esteja apenas lendo em voz alta para praticar, e tenha também passado da fase de aprender a escrever as letras e esteja apenas fazendo o trabalho de cópia para praticar e ganhar fluência, você pode usar seu trabalho de cópia para continuar encorajando-o a ver como as palavras são soletradas.

Uma maneira fácil de fazer isso é, quando ele tiver terminado de copiar a linha (ou as duas linhas) do dia, pedir-lhe para soletrar uma ou duas dessas palavras. Informe-o com antecedência que você vai pedir uma ou duas soletrações. Você pode permitir que ele soletre qualquer palavra que ele goste ou você pode selecionar uma palavra para que ele soletre em voz alta.

Essa expectativa consistente e gentil fará muito para motivá-lo a manter-se alerta e a notar a ortografia das palavras, mesmo enquanto ele pratica uma bela caligrafia. É uma técnica simples que continuará cultivando esse importante hábito de aprender a ortografia em contexto.

Ditado Preparado (A partir do 4º ano do fundamental)

Uma vez que seu filho tenha nove ou dez anos de idade, você pode dar o próximo passo e aumentar a expectativa com ditados preparados. É assim que funciona. Selecione uma passagem de um bom livro vivo ou de um belo poema ou da Sagrada Escritura, assim como você faz para o trabalho de cópia. Mas agora faça seu filho ler e identificar as palavras que ele ainda não sabe soletrar. Essas são as palavras que ele deve estudar.

Quando ele tiver certeza de que sabe soletrar todas as palavras da passagem, dite a ele uma frase de cada vez (dizendo cada frase apenas uma vez) e observe como ele escreve para ter certeza de que está soletrando cada palavra corretamente. À medida que ele ganha experiência em ditados preparados, você pode acrescentar a responsabilidade de aprender quando usar letras maiúsculas e pontuação também.

Dicas de ensino de ortografia

Permitam-me oferecer duas dicas didáticas para o tema da ortografia.

Em primeiro lugar, desacelere. Charlotte acreditava que a chave para ser um bom soletrador era ser um bom leitor. No entanto, algumas crianças são leitores prolíficos, mas soletradores pobres. Como isso pode acontecer? O problema é que elas estão lendo muito rápido; elas não estão vendo como as palavras são soletradas enquanto leem. Esse hábito de olhar a ortografia das palavras à medida que você lê é o que lhe permitirá ser um bom soletrador e continuar a aumentar sua proficiência ortográfica pelo resto de sua vida. Portanto, encoraje seu filho a diminuir a velocidade o suficiente para perceber a ortografia enquanto lê. Isso pode fazer uma grande diferença.

Em segundo lugar, não confunda fonética e ortografia. Eu passei anos viajando para convenções homeschool em todo o país, e conheci mães e mais mães que lamentam que seus filhos estejam “soletrando foneticamente”. A fonética é uma ferramenta que podemos usar para ajudar nossos filhos a aprender a ler, mas as regras da fonética podem criar muita confusão quando aplicadas à ortografia. Conheça a diferença.

A aprendizagem da ortografia em contexto dá uma grande vantagem ao seu filho. Com um método tradicional de lista de palavras, muitas vezes há uma desconexão entre a lista ortográfica e o fato de a criança escrever essas mesmas palavras em frases. Crianças que recebem 100% no teste de ortografia, mais tarde escrevem mal essas palavras em uma tarefa de escrita. Mas com o método da Charlotte de ensinar ortografia, você não precisa lidar com essa desconexão, porque seu filho está vendo as palavras usadas em contexto o tempo todo. Além disso, você está cultivando dentro dele o hábito de ver como a palavra é escrita enquanto ele lê, um hábito que o equipará para continuar aprendendo novas palavras pelo resto de sua vida.

Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?