Imprimir
Charlotte Mason Como Ensinar as Disciplinas Gramática

Ensinando Gramática – Assunto por Assunto, Parte 16

A maioria de vocês provavelmente aprendeu gramática da mesma forma que eu. Na primeira série, fomos informados: “Um substantivo é o nome de uma pessoa, lugar, coisa ou ideia. Circule os substantivos nestas cinco frases.”

Então, na segunda série, fomos informados: “Um substantivo é o nome de uma pessoa, lugar, coisa ou ideia. Circule os substantivos nestas dez frases.”

E na terceira série, fomos informados: “Um substantivo é o nome de uma pessoa, lugar, coisa ou ideia. Circule os substantivos nestas quinze frases.”

A abordagem de Charlotte Mason para a gramática era muito diferente.

O momento certo

Provavelmente, a maior diferença entre a maneira como aprendemos a gramática e como Charlotte aborda a gramática é o tempo. O sistema educacional em que crescemos acreditava que as crianças devem estudar partes do discurso (classes de palavras) todos os anos, durante todo o ano. Charlotte não achava que demoraria tanto para as crianças aprenderem as classes de palavras. (Nota do tradutor: dez classes, na língua portuguesa).

Além disso, ela percebeu que a gramática é um conceito abstrato. Muitas vezes você não pode dizer a que classe de palavras uma palavra pertence até ver onde ela se encaixa na frase e como ela se relaciona com todas as outras palavras. Esse é um conceito difícil para uma criança, cujo pensamento é concreto, entender – o que pode explicar o motivo pelo qual o sistema educacional tradicional tem que continuar a ensinar a mesma coisa ano após ano.

Charlotte acreditava que você poderia progredir mais rápido se esperasse até que os filhos ficassem mais velhos – dez anos ou mais. Até aquele momento, eles viam, ouviam e praticavam o uso correto (como tempos verbais adequados, pontuação e letras maiúsculas simples, pronomes adequados) por meio de cópia (ou transcrição), leitura e narração. Essa rica exposição lançou as bases para facilitar a análise do idioma posteriormente.

O método

Assim que as crianças estiverem prontas, as classes gramaticais são apresentadas de maneira direta com exercícios simples. A parte “viva” surge quando as crianças são designadas para praticar a identificação das classes gramaticais e analisar os trabalhos que executam. Assim como com a caligrafia e a ortografia, você usa boa literatura de livros vivos para praticar a análise gramatical.

Por exemplo, você pode apresentar uma estrofe de um poema com várias palavras em itálico e pedir às crianças que identifiquem cada uma delas. Desta forma, você pode continuar a nutrir suas mentes com grandes ideias, mesmo enquanto pratica a gramática.

 

Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?