Imprimir
Oração Religião

Ensine seu filho a rezar desde cedo

Qual é o objetivo da educação? Ensinar uma série de fatos e informações? Fazer com que nossos filhos ao final do ensino médio passem no vestibular ou, talvez, que leiam grandes clássicos como Shakespeare e Camões?

A verdadeira educação é aquela que incute no estudante o amor pela Verdade. Deve ser esse o nosso principal objetivo ao educar nossos filhos: fazer com que conheçam e amem a Verdade, que é o próprio Deus.

Sim, ler Shakespeare e Camões é algo muito bom – quem negaria? Saber latim permite um desenvolvimento muito grande da inteligência – todos sabem! Mas eu tento não me esquecer de que o principal é, e sempre será, a vida de oração e a frequência aos sacramentos. Sabemos que precisamos ensinar nossos filhos a tratar de amizade com Deus e que, em boa parte, esse aprendizado virá do exemplo que nós damos a eles.

Desde que nossa filha nasceu, nós nos comprometemos a ter um momento de oração diário com ela. Pela manhã, fazemos uma pequena consagração a Deus, utilizando inclusive a fórmula que Santa Zélia Martin usava com seus filhos: “Meu Deus, dou-Vos o meu coração: tomai-o, por favor, a fim de que nenhuma criatura possa possuí-lo, mas somente Vós, meu Bom Jesus”. Em seguida, louvamos a Maria Santíssima, rezamos ao Anjinho da Guarda, pedimos a intercessão de Santa Teresinha (ela se chama Maria Teresa por causa dela) e oferecemos o dia.

À noite, agradecemos pelo dia, rezamos novamente ao Anjo da Guarda e a Santa Teresinha e cantamos para Nossa Senhora a canção “Mãezinha do Céu”. Sempre que possível, ela fica conosco durante a reza do Santo Terço. Pedimos sempre por ela (é a única intenção que nunca deixamos de colocar) e, em nossa oração matinal, costumamos entregá-la a Jesus através das mãos de Nossa Senhora.

Confesso que, às vezes, esse é um encargo bastante pesado. Os frutos da nossa má formação recaem constantemente sobre nós. Muitas vezes rezamos mal, sem atenção, pensando em mil outras coisas. Às vezes pulamos alguma oração, dormimos durante a reza do Santo Terço, somos inconstantes…

Ainda assim, seguiremos sendo os maiores exemplos para os nossos filhos e, mesmo que seja difícil lutar contra os nossos defeitos, precisamos ao menos tentar. Afinal, uma família que busca a santidade, acaba gerando filhos santos.

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?