Imprimir
Alfabetização Charlotte Mason Como Ensinar as Disciplinas

Ensinando a Ler – Assunto por Assunto – Parte 13

Quando minha filha mais velha era pequena, a ideia de ensiná-la a ler pairava em minha mente como um grande desafio. Não me lembro de acordar à noite pensando se seria capaz de ensiná-la a amarrar os sapatos ou a dirigir um carro; mas me lembro de ficar olhando para o teto no escuro, imaginando se seria capaz de ensiná-la a ler.

Pode parecer uma tarefa difícil, porque muito da educação depende da leitura. Quanto melhor uma criança puder ler, mais fácil seu aprendizado escolar será. Mas quero lhe assegurar que a maioria das crianças aprenderá a ler com naturalidade se for criada em um ambiente rico em linguagem onde os livros são valorizados. Muitas pessoas que crescem em tal ambiente não conseguem se lembrar exatamente de como aprenderam a ler.

Então relaxe e dê uma olhada na abordagem suave e natural de Charlotte Mason para ensinar seu filho a ler.

Brincando com letras e sons

Embora a Charlotte não tenha começado as aulas de leitura formais até que a criança tivesse pelo menos seis anos de idade, ela descreveu muitas atividades informais úteis que você poderia fazer durante os primeiros anos para estabelecer os alicerces. Leiam livros sobre letras (livros de ABC) juntos. Dê ao seu filho um conjunto de letras que ele possa manusear e brincar, sejam blocos de madeira com letras ou letras de espuma ou letras magnéticas.

À medida que ele se familiariza com cada letra, permita que ele localize as que conhece em placas ou páginas de livros. Aprender os sons que as letras fazem vem em seguida, novamente, de forma informal, quando a criança já está pronta. Incentive suas descobertas, mas não force. Deixe-o progredir em seu próprio ritmo. Siga as dicas da própria curiosidade do seu filho.

Atividades de construção de palavras

Eventualmente, você pode começar a usar essas letras lúdicas para juntar sons para formar palavras curtas que significam algo para ele, palavras como Asa, Ave, Baú, Céu, Dia, Ele, Ela, Mau, Mar, Noz, Oba, Ovo, Paz, Rei, Rua, Tem, Uva. À medida que ele se familiariza com a construção de palavras, você pode introduzir combinações na mistura e expandir para palavras com sons mais difíceis. A fonética básica pode ser introduzida neste ponto. Mas mesmo essas atividades devem ser informais e realizadas conforme a criança expressa interesse.

Aulas de leitura

Uma vez que a base de construção de palavras iniciais foi estabelecida, as aulas de leitura formal podem começar. As aulas devem ser curtas (não mais que 10 ou 15 minutos) e devem conter variedade a fim de mantê-las interessantes. Seguindo o princípio de Charlotte Mason de não usar livros bobocas, você selecionaria um bom poema ou fábula infantil e se concentraria em uma linha ou frase para começar.

  1. Introduza a palavra. – Escreva no quadro uma nova palavra da passagem selecionada. Chame a atenção da criança para isso e diga-lhe qual é a palavra. Discuta isso um pouco para ajudar a criança a formar uma relação pessoal com ela.
  2. Aprenda a palavra. – Peça à criança que observe a palavra com atenção até que possa vê-la em sua mente, mesmo com os olhos fechados. Apague a palavra e veja se ela consegue soletrar usando as letras manipuláveis. (Não é necessário escrever à mão.) Se ela hesitar, escreva novamente para que ela possa ver e copiar a grafia correta.
  3. Encontre a palavra. – Aponte uma pilha de blocos de palavras ou cartões de palavras que contenham cada palavra de sua seleção. Veja se a criança consegue encontrar a palavra que acabou de aprender na pilha. Mostre uma folha de papel com a passagem selecionada e veja se ela consegue encontrar a palavra nessa folha.
  4. Revise todas as palavras. – Escreva a palavra em um lado do quadro, começando uma lista de todas as palavras que ele aprenderá hoje. À medida que cada palavra é aprendida, adicione-a à lista e revise as palavras em ordens variadas.
  5. Leia as palavras. – Uma vez que todas as palavras em sua linha ou frase selecionada tenham sido aprendidas dessa forma, peça a seu filho que junte a pilha de palavras na ordem correta e leia toda a linha ou frase. Em seguida, permita que ele leia na página impressa. Brinque com a pilha de palavra para formar outras sentenças ou frases. À medida que mais lições são feitas, você pode usar todas as palavras aprendidas para formar uma infinidade de frases.
  6. Grave as palavras. – Por último, adicione as palavras aprendidas a um caderno de palavras que você pode usar para outras atividades de revisão.

Para adicionar variedade, Charlotte alternava aulas de leitura à primeira vista (descritas acima) com aulas de construção de palavras. Veja como.

  1. Revise uma palavra antiga. – Escreva no quadro uma das palavras aprendidas da última vez. Peça à criança para ler. Apague e veja se ela consegue soletrar usando as letras manipuláveis. Novamente, se ela hesitar, dê a ela o modelo correto para copiar.
  2. Construa mais palavras. – Usando suas letras manipuláveis, mude a primeira letra da palavra e veja que nova palavra ela forma, assim como tem feito em suas atividades de construção de palavras. Esta etapa reforçará a fonética básica.
  3. Reveja as novas palavras. – Cada nova palavra pode ir para o quadro para ser revista em ordens variadas à medida que a lição avança.
  4. Leia mais palavras. – Adicione essas novas palavras à mistura para criar ainda mais frases novas para seu filho ler e se divertir.
  5. Registre as palavras. – Por último, adicione as palavras aprendidas ao seu caderno de palavras.

Continue assim enquanto você avança no poema ou fábula infantil, sempre mantendo as aulas curtas e a atmosfera agradável.

Com os métodos simples, mas eficazes, de Charlotte, seu filho logo estará lendo com confiança e facilidade.

Nota do tradutor: Esse modo de aprender é o que está no livro “Educação no lar” de Charlotte Mason. Você pode perceber que é uma mistura de método analítico e sintético, ou de método global e método fônico. Entretanto, acreditamos que ele é mais apropriado para a língua inglesa, onde os grafemas não são de forma fácil, direta e estável correspondentes aos fonemas, como acontece na língua portuguesa.

Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?