Imprimir
Charlotte Mason Planejamento

Cinco Coisas para se Lembrar no seu Planejamento Charlotte Mason

É aquela época do ano novamente – a época em que muitos de nós temos comichão para planejar nosso próximo ano letivo. Quer você esteja apenas começando ou já esteja fazendo isso há décadas, aqui estão cinco lembretes amigáveis – apenas cinco ideias para ter em mente enquanto planeja seu homeschooling com Charlotte Mason neste próximo ano.

Lembrete #1: Comece com o quadro geral, e vá descendo até a programação diária.

É tentador saltar logo para o próximo ano e começar a comprar recursos e descobrir seus primeiros dias de atividades. Mas deixe-me encorajá-lo a dar um passo atrás primeiro. Às vezes é difícil ver a floresta com as árvores bem na sua frente. Às vezes é difícil ver para onde você está indo a longo prazo com as tarefas semanais bem na sua frente.

A época de planejamento é um bom momento para dar um passo para trás e olhar para o quadro geral. Reveja os objetivos para seu filho. O que você quer realizar a longo prazo? E qual é o seu plano para chegar lá? Comece com essa perspectiva maior e depois reduza-a um passo de cada vez. Lembre a si mesmo para onde você está indo e qual é o quadro geral, e então faça uma visão geral para o seu próximo ano. Em seguida, divida esse ano em trimestres. O que você está cobrindo em cada trimestre? Então, concentre-se apenas no primeiro trimestre. Quando você souber o que vai cobrir durante esse período, será mais fácil planejar sua agenda semanal e, em seguida, seus dias.

Mas, se você pular para o planejamento de suas semanas e dias, pode acabar ocupado, mas indo na direção errada. Tendo em mente o panorama, você terá confiança quando outros disserem: “Estamos fazendo isto este ano. Você também deve fazer isso”. Em vez de correr imediatamente atrás disso, você pode rever seu quadro geral e decidir se a sugestão deles é um bom ajuste para levá-lo ao seu objetivo.

Fazer seu planejamento a partir dessa perspectiva lhe dará a confiança de que você pensou bem em tudo. E, organizando seu planejamento passo a passo – objetivo geral, visão geral para o ano, dividir em três períodos, programação semanal para o primeiro período, depois programação diária – apenas um pequeno passo de cada vez, evitará que você se sinta sobrecarregado. O texto “5 Passos para Planejar sua Educação Charlotte Mason” (em tradução) o acompanha através da visão geral desses cinco passos e dá dicas práticas para cada um deles.

 

Lembrete #2: Inclua mais do que apenas livros.

Quando pensamos em um método Charlotte Mason, pensamos em bons livros vivos. E isso é uma marca registrada da educação Charlotte Mason. Mas uma abordagem Charlotte Mason não é apenas livros vivos. Uma educação Charlotte Mason usa tanto livros quanto outros elementos. Ela inclui o estudo da natureza, o artesanato, a música e a arte. E todas essas atividades usam coisas – coisas que você pode tocar, cheirar, ver e ouvir; coisas que você pode manusear e mover e desfrutar como uma agradável pausa mental dos livros.

Ambas são necessárias para ajudar a alimentar a mente de uma criança sem sobrecarregá-la. O cérebro de sua criança (e seu cérebro) funciona melhor quando tem períodos de trabalho intenso e períodos de trabalho menos intenso. O cérebro ainda está aprendendo e trabalhando, mas programando intencionalmente tanto o trabalho com os livros quanto o trabalho mais tranquilo na natureza, com arte ou trabalhos manuais, mantém esse cérebro operando no seu melhor.

Trabalho e descanso. O trabalho com livros e as ocupações práticas. É um equilíbrio importante. Portanto, certifique-se de que essas atividades – as “coisas” – não sejam deixadas de lado. Coloque-as em seu planejamento e trate-as como tão importantes quanto o aprendizado dos livros. Escreva-as em seu cronograma com uma nova determinação para aproveitar a mudança de ritmo e o enriquecimento que elas trarão para seus dias de homeschooling.

 

Lembrete #3: Cada família é diferente.

Deixe-me uma pergunta: Você conhece outra família que tem filhos exatamente como os seus? Que tal uma casa exatamente igual à sua? Alguma outra família tem desafios exatamente iguais aos seus? Não. Sua família – seus filhos, sua casa, sua cultura doméstica, seus desafios, suas finanças – são únicos. E isso é uma coisa boa.

Mas isso também significa que você não pode esperar que um cronograma de outra pessoa se ajuste exatamente à sua família. Você pode estar estudando os mesmos livros ou o mesmo artista, mas isso não significa que você tenha que ficar preso ao mesmo cronograma. Talvez sua amiga comece suas aulas às 8 da manhã em ponto e as faça de acordo com o relógio. Tudo bem; isso funciona para a família dela. Mas talvez você tenha um recém-nascido que tenha pequenas sonecas, e você nunca sabe quando essa criança estará acordada ou dormindo; assim, você nunca sabe quando você vai dormir! Portanto, sua programação precisa ser mais fluida. Faça isso!

Ou talvez o horário de trabalho de seu marido não seja de segunda a sexta-feira, das 8 às 17. Talvez ele esteja em casa por três dias e tenha ido trabalhar por outros três. Ou talvez ele trabalhe longas horas quatro dias por semana. Sinta-se à vontade para organizar sua programação em torno disso. Você pode estudar o ano inteiro fazendo quatro dias por semana e ainda ter mais de 200 dias de estudo naquele ano. E quem disse que você só tem que fazer trabalhos escolares de segunda a sexta-feira?

Faça seu horário funcionar para você. Crie um horário que se adapte à sua situação familiar singular. E não se sinta culpado se o seu planejamento for diferente do planejamento de seu amigo. Deve ser, porque cada família é diferente.

 

Lembrete #4: Faça do currículo o seu criado, não o seu mestre.

Enquanto falamos sobre as diferenças entre as famílias, deixem-me apenas lançar este lembrete também. Lembre-se de que a pessoa que escreveu o currículo XYZ não conhece sua família. Portanto, tenha em mente que qualquer guia curricular é apenas isso – um guia. Oferecemos recomendações em nosso Guia Curricular Simplesmente Charlotte Mason (Nota do tradutor: guia curricular da autora que escreveu o texto, o guia do Blog onde foi postada a tradução se chama: Santa Zélia, Mestra), e damos uma sugestão de horário em nossos livros diários de planos de aula, mas isso são apenas sugestões e ideias. Por favor, use qualquer currículo como seu servidor. Não deixe que ele se torne seu mestre.

A educação não é uma tarefa de tamanho único. Na verdade, uma das razões pelas quais nós fazemos o homeschooling é porque não queremos nossos filhos em um sistema massificado que faz com que cada criança faça exatamente as mesmas coisas que todas as outras que têm a mesma idade. Não, nós abraçamos a liberdade de personalizar a educação de nossos filhos, de ajustar e ajustar para que ela se adapte melhor a cada criança. O currículo deve ser uma ferramenta para ajudá-lo a se concentrar na aprendizagem e no crescimento pessoal de cada criança. Ensine a criança; não ensine o currículo.

 

Lembrete #5: Lembre-se que tem a liberdade de ajustar os seus planos à medida que avança.

Você sabe disso, mas às vezes é bom lembrar. Você pode fazer mudanças e ajustes conforme a necessidade.

A vida acontece. Os pais ficam doentes. Os bebês exigem tempo e atenção extras. Ou uma gravidez requer descanso para dormir. Talvez você se mude ou acabe em um local temporário com a maioria de seus pertences armazenados em algum lugar. Ou talvez haja um incêndio ou uma inundação.

Ou talvez você apenas perceba que está muito atarefado e que foi sugado pelo frenesi de correr para lá e para cá, e você sente falta do tempo que costumava ficar em casa, trabalhando e pensando e conversando juntos.

A verdade é que nenhum de nós sabe o que o próximo ano pode reservar. E eu vou prever aqui que quase todos nós, em algum momento do próximo ano, enfrentaremos um desafio inesperado, experimentaremos uma surpresa em nossos planejamentos bem elaborados.

Nesse momento, você terá uma escolha. Você pode ranger os dentes e agarrar-se obstinadamente ao seu plano original, não importa o que aconteça, ou você pode optar por flexibilizar e ajustar seu plano. Qualquer que seja sua decisão, deixe-me encorajá-lo a tomá-la com os melhores interesses de sua família em mente. Faça o que mais os ajudará (e a você) durante esse período.

Não posso lhe dizer o que funcionará melhor para sua família, mas não tenho dúvidas de que você saberá. Só quero lembrá-lo que você não está preso a um plano que parece não estar mais funcionando. Se você se encontrar nessa situação, lembre-se: você tem permissão para mudar seu planejamento.

Veja, não é seu planejamento que faz com que seu homeschooling siga o método Charlotte Mason . Não se prenda a essa visão estreita de educação. A educação de Charlotte Mason envolve a atmosfera que você cria, a disciplina dos bons hábitos e as ideias que sustentam a vida, que vêm de grandes livros e coisas bonitas. A atmosfera, a disciplina, a vida – essas são as chaves para uma boa educação. E se você mantiver essa perspectiva, você se sairá muito bem, não importa o que a vida jogue em cima de você, não importa o que o próximo ano lhe reserva.

Portanto, faça seus planos. Crie seu cronograma. Mas mantenha-os flexíveis e nunca perca de vista o que mais importa: você está moldando quem aquela criança está se tornando como pessoa, e isso pode ser feito em qualquer lugar da Terra, a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

 

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?