Imprimir
Slide

Quem foi Charlotte Mason?

 

Charlotte Mason (1842–1923) foi uma educadora britânica que investiu sua vida na melhoria da qualidade da educação das crianças. Órfã aos dezesseis anos de idade, ela se matriculou na Sociedade Doméstica e Colonial (“Home and Colonial Society”) para o treinamento de professores e ganhou um certificado para ensino. Ela lecionou na Escola Davison em Worthing, Inglaterra, por mais de dez anos. Durante este tempo, ela começou a desenvolver sua visão para “uma educação liberal para todos” (Nota: liberal aqui no sentido de artes liberais e não no sentido de liberalismo). As crianças inglesas nos anos 1800 foram educadas de acordo com a classe social; aos mais pobres foi ensinada uma profissão, e as belas artes e literatura foram reservadas para a classe mais rica. Por “liberal”, Charlotte vislumbrou um currículo generoso e amplo para todas as crianças, independentemente da classe social.

Charlotte foi logo convidada a dar aulas e palestras na Faculdade de Treinamento de Professores Bispo Otter (“Bishop Otter Teacher Training College”) em Chicester, Inglaterra, onde permaneceu por mais de cinco anos. Suas experiências lá a convenceram de que seria uma grande ajuda se os pais entendessem alguns princípios básicos sobre a educação das crianças. Assim, Charlotte deu uma série de palestras, que mais tarde foram publicadas como Educação no Lar” e muito bem recebidas. Desde este início, a União Educacional de Pais (“Parents Educational Union”) foi formada e rapidamente expandida. Foi lançado um periódico para manter contato com os membros do PEU, o Revisão dos Pais (“Parents Review”).

Charlotte tinha quase 50 anos quando se mudou para Ambleside, Inglaterra, em 1891 e formou a Casa da Educação (“House of Education”), uma escola de treinamento para governantas e outras que trabalhavam com crianças pequenas. Em 1892, a União Educacional de Pais (“Parents Educational Union”) havia acrescentado a palavra “Nacional” a seu título, e uma Escola Revisão dos Pais (“Parents Review School”) foi formada (mais tarde conhecida como Escola União de Pais – “Parents Union School”), na qual as crianças seguiam a filosofia e os métodos educacionais da senhora Mason.

Os anos seguintes trouxeram mais coleções de escritos de Charlotte, que acabaram sendo publicados sob os títulos de “Pais e Filhos”,” Educação Escolar”, “Nós mesmos”, “Formação do Caráter” e “Uma Filosofia da Educação”.

Mais e mais escolas adotaram sua filosofia e métodos, e Ambleside tornou-se uma faculdade de treinamento de professores para suprir todas as escolas do Escolas União de Pais (“Parents Union Schools”) que estavam surgindo. Charlotte passou seus últimos anos supervisionando esta rede de escolas dedicadas a “uma educação liberal para todos”.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?