Imprimir
Charlotte Mason Matemática

Números e somas: matemática viva de Charlotte Mason, Parte 1

Há alguns meses atrás, tive problemas com minha filha mais nova e seu progresso em matemática. Ela estava fazendo o trabalho, mas não estava realmente entendendo os conceitos. Então enviei um e-mail para minha amiga, Richele Baburina, que fez uma extensa pesquisa nos métodos de ensino de matemática de Charlotte Mason.

Richele e eu conversamos sobre a situação e ela me lembrou da evolução natural dos passos envolvidos na forma como Charlotte ensinava números e somas. Esse lembrete me deu a confiança para colocar de lado o currículo fechado (que não estava funcionando para esta filha de qualquer forma) e simplesmente listar os conceitos que eu precisava ensinar em sua ordem natural. Agora estou trabalhando confortavelmente nessa lista, usando os maravilhosos métodos de Charlotte e introduzindo cada novo conceito à medida que minha filha estivesse pronta.

Estamos trabalhando desde o início, fazendo somas de 1 a 9. (Atualmente, ela faz até 5!). Alguns de vocês podem estar na mesma situação com suas instruções de matemática, então aqui está um olhar sobre os métodos e passos sequenciais que Charlotte usou para ensinar às crianças números e somas iniciais.

Primeiro passo: introduza o número fazendo com que a criança descubra aquela quantidade de coisas em sua casa. Se você estiver introduzindo o número 3, por exemplo, ele poderá encontrar três gavetas na cômoda ou três girafas de brinquedo na prateleira ou três cadeiras na sala. Quando ele demonstrar que entende o conceito de três itens, você pode mostrar a ele que três itens são representados pelo numeral “3”.

Segundo passo: Veja se seu filho pode contar essa quantidade de itens. Use objetos do cotidiano que você tem em casa para manipular. Estamos usando feijões, botões, paus artesanais, blocos coloridos – uma variedade de itens. Incentive seu filho a contar os objetos para frente e para trás para reforçar onde esse número se encontra no esquema maior das coisas.

Terceiro passo: Use seus manipulativos para trabalhar somas simples com esse número. Inclua tanto a adição como a subtração: “Você tem 3 feijões e eu tenho 2 feijões”. Quantos feijões temos todos juntos?” ou “Se você tivesse 5 botões e 4 se perdessem, quantos botões você teria?”. Deixe seu filho mover os itens para demonstrar os cenários que você dá e fazer suas próprias descobertas. (Você pode até mesmo se dedicar um pouco à multiplicação e divisão. Por exemplo, se você estivesse trabalhando com o número 6 você poderia perguntar: “Se fizéssemos 2 pilhas iguais com nossos paus, quantos paus iriam em cada pilha?”)

Quarto passo: Expanda na Etapa Três usando itens imaginários para trabalhar somas simples com esse número. Em vez de se ater aos próprios manipulativos, chame-os de outra coisa. Talvez você tenha feijões na mesa, mas eles poderiam ser usados para calcular uma soma para “O fazendeiro tem 3 ovelhas neste pasto e 2 ovelhas no outro”. Quantas ovelhas juntas o fazendeiro tem?” ou “Maria tinha 5 bolinhas na mão; 4 caíram e rolaram sob o sofá. Quantas bolinhas ela ainda tem?”. Use sua imaginação e divirta-se! Minha filha adora quando eu incluo seus cachorros nos cenários.

Quinto passo: Quando você percebe que a criança está começando a trabalhar as somas sem precisar dos manipulativos, ela está pronta para números puros: 3+2=? e 5-4=? E quando ela terminar esta etapa, você pode começar de novo com o próximo número (de 1 a 9).

Assim como Charlotte usou a narração oral nos anos iniciais, ela usou o trabalho oral nestas lições de matemática inicial. Escrever uma equação deve ser um prazer raro e só deve ser feito se a criança estiver tendo um dia excepcionalmente bom.

A chave é guiá-la sem pressioná-la e sem carregá-la nas costas. Gaste tantas lições em cada passo quantas forem necessárias. Se você tem um horário definido em sua mente que seu filho irá progredir a um certo número por um certo tempo, você está lhe prestando um mau serviço. A criança é uma pessoa e parte de respeitá-la como pessoa é permitir que ela faça suas próprias relações com a beleza e a verdade da matemática – está em seu próprio potencial – e em seu próprio ritmo, assegurando cada passo em uma compreensão sólida.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?