Imprimir
Charlotte Mason Matemática Pré-escola

Aulas de Matemática Ideais para Crianças Menores

Apenas por um momento, jogue fora todas as suas lembranças das aulas de matemática de seus tempos de escola. Deixe de lado as imagens e explicações promocionais daquele currículo de matemática que você estava pesquisando online recentemente. E vamos começar do zero.

Se tivéssemos que projetar lições de matemática que seriam um ajuste ideal para um criança em aprendizado, como elas seriam?

Bem, vamos pensar em um criança assim. Como é um aluno típico de seis anos?

A maioria das crianças do ensino fundamental que conheço

  • gostam de se mover,
  • têm uma caligrafia trêmula,
  • são leitores iniciantes,
  • pensam de forma concreta,
  • têm uma grande imaginação.

Agora vamos trabalhar a partir daí. O que uma lição ideal de matemática envolveria se ela fosse projetada para uma criança em aprendizado?

As lições ideais de matemática seriam

  • sem fazer a criança sentar por longos períodos de tempo,
  • com pouca caligrafia,
  • com pouca leitura,
  • fazer a criança trabalhar com coisas que pudessem ser vistas e manipuladas,
  • com envolvimento da imaginação.

Não conheço muitos currículos de matemática por aí que cumpram todos esses requisitos. Na verdade, apenas um me vem à mente: uma abordagem de Charlotte Mason à matemática. As lições do método de Charlotte levam brilhantemente em consideração a criança em aprendizado.

Nas próximas semanas, daremos uma olhada em diferentes aspectos das lições de matemática iniciais de Charlotte Mason e discutiremos como elas parecem ser feitas sob medida para uma criança do ensino fundamental. Hoje vamos discutir lições curtas e somas simples.

Lições curtas

Primeiro, as aulas são curtas, no máximo 20 minutos para o primeiro ano. E desses 20 minutos, 15 são dedicados a um novo conceito e 5 são usados para revisão.

Charlotte esperava que a criança desse sua atenção total e ficasse focada. Quando isso acontece, você pode fazer muito em pouco tempo.

Esses 15 minutos estão cheios e requerem muito esforço mental, mas a lição não se arrasta interminavelmente nem sobrecarrega a capacidade da criança de ficar quieta.

Somas simples

Uma grande parte dos 15 minutos é dedicada a algo que Charlotte chamou de “Somas simples”. São pequenos cenários matemáticos que exigem que o estudante pratique usando o que aprendeu.

Você pode compará-los a “problemas escritos”, mas duas grandes diferenças vêm à mente.

Estes cenários matemáticos são todos feitos oralmente, portanto o jovem aluno não terá que arcar com o fardo de vários conjuntos de habilidades sendo todos necessários ao mesmo tempo. Se ele estivesse lendo problemas escritos, ele teria que se concentrar na decodificação das palavras, compreensão da leitura e conceitos matemáticos, tudo ao mesmo tempo. Isso é um fardo pesado para um leitor iniciante.

Portanto, a abordagem de Charlotte requer pouca leitura em aulas de matemática para alunos novos. Eles praticam a leitura durante as aulas de leitura e podem dar toda a atenção de suas mentes aos conceitos de matemática durante as aulas de matemática.

Outra grande diferença é que você é encorajado a personalizar as somas simples para envolver a imaginação de seu filho. Você pode usar os nomes de irmãos ou primos, amigos ou até mesmo animais de estimação.

E à medida que a criança ganha confiança, ela pode criar seus próprios pequenos cenários matemáticos também. Ele começa a pensar matematicamente.

Nos próximos posts, falaremos sobre o uso que Charlotte faz dos objetos cotidianos e a quantidade de escrita que era esperada em suas aulas de matemática para alunos novos.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?