Imprimir
Charlotte Mason Narração

Narrar e Discutir – Narração de Sucesso Parte 5

Chegou a hora de seu filho realizar o Ato de Saber. Discutimos os três primeiros passos para uma lição de narração de sucessoescolha um bom livro vivo , olhe para frente e para trás e leia a passagem . Esses passos são fundamentais. Sua lição de narração não poderá ser bem sucedida se você pular qualquer um desses passos.

Mas agora é hora do coração do processo de aprendizagem: seu filho deve recontar a passagem com suas próprias palavras. Charlotte chamou esse processo de Ato de Saber, porque você realmente não sabe algo até ponderar ativamente sobre isso, formar conexões mentais e tomar posse do conhecimento. Além disso, contar a alguém o que você sabe consolida os conhecimentos em sua mente.

Assim, a narração fornece uma maneira de encorajar o aluno a formular seu próprio conhecimento, responsabilizá-lo por fazê-lo, além de garantir que o conhecimento crie raízes em sua mente. É um método bastante poderoso!

Algumas dicas práticas podem fazer com que essa etapa de recontagem flua sem problemas. Se você tiver vários filhos, deixe que eles se revezem narrando partes da passagem. Certifique-se de que ninguém (nem mesmo você) interrompa a pessoa que está narrando. Se for necessário fazer correções ou esclarecimentos, espere até que essa pessoa termine sua narração.

As crianças mais velhas que têm experiência em narrar oralmente podem escrever suas narrações. Normalmente, essa transição gradual começa por volta do quarto ano. A narração oral é uma ótima maneira de praticar a organização e comunicação de seus pensamentos. Portanto, certifique-se de que seus filhos tenham bastante prática nesse processo mental antes de adicionar o desafio extra de escrever no papel.

Vez ou outra, use uma abordagem diferente para a narração a fim de manter o processo interessante. Você pode pedir às crianças que desenhem sua cena favorita ou encenem a história. Aqueles que estão escrevendo suas narrações podem compor um diário do ponto de vista de um personagem ou aceitar o desafio de escrever a narração em forma de poesia. Há muitas possibilidades!

Discutir ideias

Se a passagem se presta a uma discussão curta, estimule comentários fazendo uma pergunta aberta após a conclusão das narrações. Você entendeu isso? Após as narrações terem sido feitas. Você precisa dar às crianças a oportunidade de compartilhar o que notaram. Se alguém mencionar o ponto que você ia trazer para discussão, melhor ainda!

Incentive as crianças a falar sobre suas opiniões, a explicar se elas teriam escolhido fazer a mesma coisa que o personagem principal fez, a especular o que poderia acontecer como resultado, a extrair traços de caráter das atitudes e ações que leram. Não pense que você deve pregar um sermão após cada leitura. Simplesmente aproveite as ideias vivas que surgirão naturalmente em um bom livro e chame a atenção para elas com tato e gentileza.

Mas observe-se com cuidado… Será muito fácil repetir o modo como você provavelmente foi ensinado, fazendo perguntas fechadas sobre o conteúdo. Não faça isso. Fazer perguntas fechadas sobre o conteúdo é a melhor maneira de reprimir a curiosidade natural do seu filho pelo conhecimento. O foco mudaria rapidamente de aprender pela própria alegria de aprender para “será que isso cairá na prova?”. Não deixe isso acontecer.

Ao fornecer aos seus filhos lições com narrações bem-sucedidas, você estará equipando-os para se educar pelo resto de suas vidas. Eles saberão como realizar o Ato de Saber e serão capazes de usar esse método para seu próprio crescimento pessoal na idade adulta.

Prepare seus filhos para o sucesso:

  1. Escolha um bom livro vivo.
  2. Olhe para frente e para trás.
  3. Leia a passagem.
  4. Reconte a passagem.
  5. Discuta ideias.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?