Imprimir
Charlotte Mason na prática Narração

Como fazer narração dos livros vivos – Charlotte Mason na prática #1

Vamos examinar um método fundamental usado em muitas aulas no estilo Charlotte Mason: a narração. Você usará esse método para história, geografia, Bíblia, ciências e outros assuntos, então vamos ter certeza de que você o entende e se sente confiante ao usá-lo.

O QUE VOCÊ PRECISA

Na verdade, tudo o que você precisa para fazer uma aula de narração é um livro vivo. Lembre-se de que um livro vivo é aquele que dá vida ao assunto. Transmite ideias, não apenas fatos secos. Provavelmente será escrito em forma de narrativa, ou história, ou em tom coloquial. Ao ler, você será capaz de visualizar mentalmente o que é dito ou o que está acontecendo. É isso que quero dizer com “livro vivo”.

A PRÁTICA

Tudo bem, depois de ter o livro, você estará pronto para começar.

ETAPA 1: REVISE A LEITURA DA ÚLTIMA VEZ.

Claro, se você está apenas começando um novo livro, pode pular esta etapa. Mas normalmente você continuará uma história que já começou. Portanto, antes de mergulhar na leitura do dia, reserve um momento para ajudar seu filho a se lembrar de onde você parou.

PASSO 2: APRESENTE A LEITURA DE HOJE.

Você quer avisar seu filho sobre o que está por vir. Isso não precisa ser muito elaborado e tente não dar spoilers, mas pode ser útil dar uma visão geral, para preparar o terreno para o que está prestes a ser lido. Se desejar, você pode listar algumas palavras-chave em um pequeno quadro branco ou em uma folha de papel. Repasse brevemente essas palavras e diga a seu filho para ouvi-las e incluí-las em sua narração. Você não precisa, mas para algumas crianças, ou alguns capítulos, isso é útil.

PASSO 3: LEIA A LEITURA DE HOJE E PEÇA UMA NARRAÇÃO.

Agora que você ajudou seu filho a se orientar e preparar o cenário, vá em frente e leia a parte do livro de hoje. Leia apenas uma vez. Em seguida, peça ao aluno que lhe conte isso com suas próprias palavras. Não o questione sobre fatos específicos; em vez disso, permita que ele lhe conte o que lembra. Dê-lhe bastante tempo e não interrompa. Se houver várias crianças ouvindo, você pode pedir a diferentes crianças que narrem diferentes partes da leitura.

PASSO 4: DISCUTA AS IDEIAS DA LEITURA DE HOJE.

Esta etapa é opcional. Você pode deixar de lado a discussão ou incluí-la a seu critério, dependendo de quais crianças estão envolvidas e do que se trata a história naquele dia. Esta é uma oportunidade para conectar corações e esclarecer questões de caráter. É também um horário nobre para dar uma olhada nos processos de pensamento e no crescimento interior de seu filho. Você não precisa discutir sempre; apenas esteja ciente de que é uma opção no final.

Então esses são os passos: revisar, apresentar, ler e narrar, discutir se quiser.

SUBIR OU DESCER DE NÍVEL

A narração é um método poderoso que pode ser facilmente adaptado para cada aluno.

A maneira mais fácil de reduzir é ler passagens mais curtas. Então, talvez você comece lendo um ou dois parágrafos e peça ao aluno para narrar apenas isso. Em seguida, leia mais alguns parágrafos e peça uma narração sobre isso. À medida que seu filho se torna mais proficiente, você pode aumentar gradualmente a passagem para uma página inteira, depois para uma página e meia ou duas páginas e assim por diante.

Para um aluno do 1º ao 3º ano, você lerá todos os livros em voz alta. Quando seu filho estiver lendo confortavelmente no nível do quarto ano, você pode começar a designá-lo para ler alguns dos livros, ou partes desses livros, de forma independente. Nessa fase, você também pode aumentar o nível da narração pedindo-lhe que escreva sua narração.

À medida que a proficiência do aluno continua a crescer, você pode subir de nível novamente solicitando diferentes tipos de narrações. Continue a pedir-lhe que conte a história com as suas próprias palavras, mas por vezes pode pedir-lhe que descreva algo ou explique como algo funciona ou que declare a sua opinião sobre algo na história e apoie-a.

A narração é uma ferramenta poderosa em todos os anos. Pode parecer fácil, mas experimente você mesmo e verá que é necessário muito esforço e habilidade para fazê-lo bem. Portanto, dê ao seu aluno (e a você mesmo) um pouco de alegria ao se orientar com este método simples, mas poderoso.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

error:
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?