Criança não é máquina para seguir etapas. Não existe essa de “fase da gramática”, “fase da lógica”, “fase da retórica”. Isso é uma invenção moderna que empacota a mente infantil em caixinhas rígidas.
O trivium antigo não era entendido como fases do desenvolvimento da pessoa. Isso surgiu depois, muito depois.
Vocês vão me desculpar, mas precisamos falar sobre isso de forma clara.
A criança não precisa ser entupida de regras antes de ser encantada pelas ideias. Não precisa aprender lógica antes de começar a narrar os livros com suas próprias palavras.
Não precisamos te provar nada. É apenas olhar o seu filho ao seu lado. E ver que isso é verdade. Seu filho já é uma pessoa completa com um enorme apetite pelo conhecimento.
O problema é que estão confundindo “imaturidade” e falta de conhecimento, que é a condição das crianças, com ter uma “mente incompleta que precisa ter suas faculdades treinadas”.
Charlotte Mason entendeu o que muitos ignoram: Educação é nutrição da mente, não engolir conteúdos secos, decorar fatos, repetir listas…
O que ela precisa é de ideias, vindo de livros, da natureza, da Bíblia, da arte, da música, de grandes autores, e não ser treinada como um macaquinho.
Enquanto uns seguem esquemas frios, nós oferecemos ideias vivas.
Chega de fórmulas mortas. Chega de limitar a infância.
Quer romper com esse modelo ultrapassado? Descubra os Fundamentos do Método Charlotte Mason e transforme a educação do seu filho.
Entre agora e dê o primeiro passo.