Charlotte Mason, Ideias

Qual Deveria Ser Nossa Fórmula Educacional

Talvez seja assim que a fórmula educacional deveria ser delineada: Educação é vida. Essa vida é mantida viva com ideias. Ideias originam-se de uma fonte espiritual, e

“Deus nos fez de tal maneira”

E a maneira mais comum de obtermos ideias é passando-as uns aos outros. O dever dos pais é sustentar a vida interior da criança com ideias da mesma forma que seu corpo físico é sustentado com alimentos. As crianças são ecléticas. Podem escolher isso, ou podem escolher aquilo. Portanto, “semeie sua semente de manhã, e não pare de semear à noite, porque você não sabe qual semente crescerá, esta ou aquela – ou talvez ambas se saiam bem.

As crianças são atraídas pelo mal assim como pelo bem, então precisamos protegê-las de quaisquer ideias malévolas que possam se alojar em suas mentes por acaso.

A ideia inicial gera ideias subsequentes. Por essa razão, precisamos ter cuidado para que as crianças recebam as ideias iniciais corretas sobre as importantes relações e deveres da vida.

Cada assunto e cada linha de pensamento têm sua própria ‘ideia orientadora’. Portanto, qualquer coisa que uma criança estude será uma educação viva, dependendo de quanto o estudo é energizado pela ideia orientadora inicial que o encabeça.

Tradução livre de parte do livro 2 (Pais e Filhos) de Charlotte Mason

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?