Certamente, um dos maiores desafios enfrentados por uma mãe ou pai que educam em casa é tentar ensinar com os filhos pequenos querendo atenção. Você pode ter traçado os melhores planos do mundo, mas esses planos podem nunca se tornar realidade se você deixar de considerar as crianças pequenas. Elas podem distrair bastante a mãe e as outras crianças que estão tentando se concentrar em seus estudos!
Não me interpretem mal: crianças pequenas são uma grande bênção! Elas apenas adicionam outra dimensão ao seu planejamento. Aqui estão cinco ótimas ideias, compiladas de várias mães que educam em casa, para educação domiciliar em conjunto com crianças em idade pré-escolar.
1. Passe algum tempo com os mais novos primeiro.
Certifique-se de programar algo com a criança pré-escolar primeiro. Depois do café da manhã, enquanto as crianças mais velhas fazem suas tarefas, passe algum tempo com seu filho em idade pré-escolar. Leiam juntos, conversem, se aconcheguem, brinquem. Encha o copo emocional dele. Uma vez que o pré-escolar sente que seu tanque está “cheio” de amor da mamãe, ele fica muito mais feliz e disposto a fazer outras coisas enquanto você passa algum tempo com seus irmãos. Isso é muito importante e vai definir a atmosfera para o resto do dia.
2. Mantenha as aulas curtas.
Aulas curtas são um componente-chave do método Charlotte Mason e são especialmente cruciais quando se estuda em casa com um pré-escolar ou dois por perto. Um pequeno pode aprender a brincar em silêncio por 15 ou 20 minutos, mas quanto mais você alongar suas lições, mais difícil será para ele. Portanto, ajude-o a desenvolver o hábito de não interromper uma aula, mantendo o tempo de aula curto.
3. Inclua seu filho em idade pré-escolar sempre que possível.
Até mesmo crianças pequenas podem participar do estudo de hinos , memorização das escrituras e estudo de pinturas. Eles podem participar de artesanato e arte e adoram acompanhar a família ao ar livre para estudar a natureza . Se a criança de três anos quiser fazer matemática quando seu irmão mais velho estiver fazendo matemática, dê-lhe alguns objetos simples para contar e deixe-a “fazer matemática”.
4. Atribua “pausas para bebês”.
Para aqueles assuntos que funcionariam melhor se a criança não estivesse envolvida, faça com que as crianças mais velhas se revezem interagindo com o pequeno. Eles podem ler livros juntos, resolver quebra-cabeças, jogar, assistir a vídeos educacionais ou brincar com algo em suas caixas de tempo-escolar (veja o item 5 abaixo).
Enquanto você monta aquela programação de quem vai acompanhar a criança menor, aqui vai uma ótima dica que uma mãe me disse e achei que fazia muito sentido. Ela disse que deixa a criança pequena (pré-escolar) com as crianças mais novas no início do dia, então, à medida que o dia passa e o pequeno se torna, digamos, menos cooperativo, ela atribui a responsabilidade aos mais velhos ou aos que são melhores em entretê-la e distraí-la.
Se você não tem irmãos mais velhos extras, você pode tentar fazer as disciplinas que a criança pode participar de manhã, e depois fazer um trabalho individual durante a hora da soneca. Ou você pode verificar em sua igreja se há um estudante universitário ou alguma senhora que possa passar algumas horas em sua casa, mantendo o pequeno ocupado enquanto você se concentra no ensino.
5. Crie caixas especiais para o horário escolar.
Separe algumas atividades especiais que são permitidas apenas durante o horário escolar; por exemplo, massinha, giz de cera, papel de rascunho, blocos de construção, cartões de renda, arroz com copos medidores, formas, moldes, adesivos, papel de construção, itens para classificar, cereais em forma de anel para amarrar em fios, letras magnéticas ou outras coisas especiais com as quais o pequeno geralmente não pode brincar. Sua loja local de 1,99 é um ótimo lugar para encontrar itens para essas caixas.
Coloque os brinquedos especiais em caixas especiais e traga-os apenas durante o horário escolar como um presente especial. Não dê todos os brinquedos de uma vez, mas distribua-os um de cada vez, retirando a atividade antiga quando der a nova. E estabeleça a regra de que a criança deve colocar todos os itens de volta no recipiente antes de trocá-lo por um novo. Se um recipiente perder seu apelo, deixe-o de lado por alguns meses e depois coloque-o à disposição novamente.
Pode ser um desafio manter os pequeninos ocupados e felizes enquanto ensina os mais velhos, mas isso pode ser feito e tem sido feito com sucesso por muitos, muitos pais que ensinam em casa. Portanto, estabeleça um plano para sua família com uma combinação saudável de atenção e amor, misturado com autoridade e limites benevolentes, e você também será capaz de não apenas sobreviver, mas prosperar na educação domiciliar em conjunto com crianças pré-escolares.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.