Como mães, sabemos que as crianças crescem melhor com “porções generosas”. Refeições fracas podem dificultar o crescimento físico de uma criança, mas uma dieta generosa de alimentos fornece ao corpo em crescimento muitos nutrientes para se extrair. É o mesmo emocionalmente; a criança precisa de um suprimento generoso de amor puro para crescer segura, feliz e amorosa.
E o mesmo se aplica ao crescimento mental de uma criança. Um generoso suprimento de ideias é necessário. Charlotte Mason sabia disso.
“A mente se alimenta de ideias e, portanto, as crianças devem ter um currículo generoso” (Vol. 6, p. 111).
Uma ampla gama de assuntos
Charlotte não acreditava em preparar as crianças apenas para algum dia conseguirem um emprego. Ela acreditava em alimentar a mente das crianças e moldar suas personalidades, além de equipá-las com habilidades.
Por isso, você não vai encontrar um currículo descuidado que se concentre apenas em leitura, escrita e matemática. Ao invés disso, você encontrará um currículo amplo e generoso que tenta apresentar um banquete de ideias às crianças.
“Dê às crianças uma ampla variedade de assuntos” (Vol. 3, p. 162).
Em um homeschooling ao estilo Charlotte Mason, as crianças recebem uma grande variedade de matérias, de modo que terão muito alimento mental para crescer.
- História
- Geografia
- Bíblia
- Arte
- Artesanato
- Línguas estrangeiras
- Literatura
- Música
- Poesia
- Ciências
- Alfabetização e leitura
- Ortografia
- Escrita
- Gramática
- Matemática
Nas próximas semanas, caminharemos por cada um desses assuntos e explicaremos como ensiná-los à maneira de Charlotte Mason. A maioria deles você será capaz de ensinar com toda a sua família reunida.
Dois Extremos
Agora, o desafio de um currículo generoso é tentar não chegar a nenhum dos extremos que podem ocorrer assim que você olha para essa lista de assuntos. Um extremo é uma tendência a entrar em pânico e pensar: “Não há como cobrir todos esses assuntos todos os dias”!
A resposta a esse extremo é ter em mente que Charlotte não propunha todos os assuntos todos os dias. Ela manteve a variedade no cronograma. Todos esses assuntos foram apresentados em algum momento durante as semanas do período (trimestre), mas não todos os dias.
O outro extremo é a mentalidade: “Essa é uma boa lista, mas eu não quero trabalhar com alguns desses assuntos; eles parecem um pouco inconvenientes. Além disso, eu ensinarei meus filhos por somente alguns anos, por isso vou me concentrar apenas nas coisas necessárias”.
Charlotte o encorajaria a considerar uma grande variedade de assuntos como uma necessidade.
“Na natureza das coisas a demanda não expressa das crianças é por um currículo amplo e muito variado; é necessário que elas tenham algum conhecimento da ampla gama de interesses apropriados a elas como seres humanos, e por nenhuma razão de conveniência ou limitações de tempo podemos restringir seu currículo adequado” (Vol. 6, p. 14).
Claro, talvez você queira facilitar. Não há nada de errado em iniciar por alguns assuntos e depois adicionar os outros pouco a pouco. Mas tenha sempre em mente esse objetivo ideal: um currículo generoso com uma ampla gama de assuntos.
Porções generosas incentivam o crescimento generoso.
Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.