Se você tivesse mencionado geografia para mim há vinte anos, quando comecei a estudar em casa, imediatamente minha mente teria visualizado mapas empoeirados com formas coloridas enigmáticas e listas de importação, exportação e recursos naturais. Ah, e tipos de moeda. E, às vezes, várias bandeiras ao redor das páginas.
Mas hoje meu conceito de geografia mudou drasticamente. Agora está intrinsecamente relacionado às pessoas e eventos com os quais formei uma relação em minhas leituras de história. Está também ligado às pessoas atuais que conheci através de livros de viagem, revistas de acontecimentos atuais e vídeos de missionários.
E é assim que deve ser. História e geografia não são sobre números, são sobre pessoas reais e lugares reais. São disciplinas vivas e devem ser ensinadas como tal. Com o método Charlotte Mason, elas são assuntos vivos.
Ensinando Geografia em Contexto
Quando a geografia é ensinada no contexto de pessoas que vivem em várias partes de nosso mundo e de como são suas vidas por lá, ela ganha vida. Charlotte usou livros vivos, narrações e trabalho com mapas para ensinar geografia dessa maneira.
Livros Vivos e Narração
Há ótimos livros de geografia viva disponíveis que ajudarão seu filho a visitar lugares ao redor do mundo sem nunca sair de casa. É claro, se você puder realmente fazer uma viagem, faça-a. Mas isso nem sempre é possível e, por isso, os livros de geografia viva são a melhor forma de estar naquele lugar, a não ser que você possa viajar.
Pedir uma narração após cada leitura ajudará a cimentar o conteúdo do livro na mente de seu filho. Você verá que Charlotte usou livros vivos e narração para ensinar muitas matérias com melhor aproveitamento. A geografia era uma delas.
Dois livros de geografia viva interessantes são Material World (Mundo Material) e Hungry Planet: What the World Eats (Planeta Faminto: O que o Mundo Come), do fotógrafo Peter Menzel (Nota: até o momento, esses livros não foram lançados no Brasil). No livro Material World, o autor foi a vários países e tirou uma foto de uma família típica fora de sua casa com todos os seus pertences. Hungry Planet é semelhante, mas nesse livro ele mostra famílias em suas cozinhas com mantimentos suficientes para uma semana. Você pode imaginar a cultura e os contrastes e semelhanças que podem ser aprendidos só de olhar de perto as fotografias. E o autor inclui relatos em primeira mão de seu tempo com as várias famílias.
Livros Vivos e Mapas
Mas há outra maneira de usar livros vivos para ajudar seu filho a aprender sobre geografia. Sempre que você ler um livro vivo – não importa sobre qual assunto- localize o lugar em um mapa mundial ou globo terrestre. Esta técnica ajudará seu filho a ver os países no mapa como lugares onde residem pessoas e animais e onde ocorrem eventos, e não apenas como formas de cores engraçadas.
Portanto, se você estiver lendo Heidi, por exemplo, vá olhar os Alpes suíços e veja onde eles estão localizados. Se você estiver lendo um livro sobre animais localize em um mapa ou em um globo onde cada animal vive. Tais conexões naturais fazem maravilhas para ajudar a geografia a se tornar “viva” para o seu filho.
Trabalho com Mapa
Para ajudar os estudantes a entenderem quais países estão próximos uns dos outros, quais estão perto de um oceano, ou onde os países mais frios se localizam, por exemplo – incluímos também trabalhos com mapa.
Uma simples atividade uma vez por semana pode ajudar seu filho a se familiarizar com essa visão geral. Dê a cada criança um esboço em branco do mapa da região (normalmente me concentro em um continente de cada vez) e peça-lhe para rotular qualquer país que ele já conheça. Quando ele tiver rotulado tudo o que sabe, dê a ele um mapa completo, preenchido, da região. Diga-lhe para verificar se ele gravou ortografias e localizações corretas, e depois diga para que ele copie mais um ou dois países em seu mapa. Na semana seguinte, dê a ele um novo mapa em branco da mesma região e repita as instruções.
Como ele vê a mesma região a cada semana, ele se familiarizará bastante com ela e, pouco a pouco, as coisas ficarão claras em sua mente. Quando combinado às ideias dos livros vivos dadas acima, o trabalho com mapas ajudará a completar seus estudos de geografia.
O objetivo de Charlotte Mason era que a lição de geografia fosse tão viva para os alunos que “os levasse lá” em sua imaginação (Vol. 6, p. 40). Você pode atingir esse objetivo com uma combinação de livros vivos, narração e trabalho com mapas.
Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.