Alfabetização, Artes da Linguagem, Série: Artes da Linguagem

Ensinando as crianças a ler #6

Atenção: o texto abaixo foi escrito originalmente para o ensino da leitura em inglês, mas pode ser adaptado para o uso do ensino da leitura do português.

As pessoas frequentemente me perguntam qual currículo usei para ensinar meus filhos a ler. Eu não usei nenhum. Simplesmente brincamos com as letras e seus sons, e, quando eles estavam prontos, mostrei como juntar esses sons para formar palavras.

Esse método funcionou muito bem com meus três filhos mais velhos, mas, com o mais novo, não estava dando certo. Faltava um componente que, quando introduzido, fez toda a diferença.

O componente ausente para o meu caçula era o uso de palavras visuais. Curiosamente, o método de Charlotte Mason para ensinar a leitura incluía todos os elementos necessários: letras, sons, fonética e palavras visuais.

Aqui está um breve resumo de como ela recomendava o uso desses elementos para ensinar as crianças a ler.

Letras e Seus Sons
Quando seu filho for pequeno, ofereça letras que ele possa manusear—seja em blocos de madeira com letras, letras magnéticas na geladeira ou qualquer outro formato. Deixe-o manipular as letras enquanto aprende seus nomes.

Quando ele estiver preparado, incentive-o a formar as formas das letras em uma bandeja de areia ou arroz. Em seguida, ele poderá procurar por essas letras que conhece em uma página impressa.

À medida que ele se familiarizar com as letras, ensine os sons que elas representam. (Assim como as crianças aprendem facilmente que este animal é um cachorro e faz “au-au”, elas também podem aprender que esta letra é um D e faz o som “d”.)

Preparação para a Leitura
Depois que seu filho souber os sons das letras, você pode começar a combiná-las para formar palavras de três letras. Torne esse aprendizado descontraído e divertido, como um jogo.

Pegue as letras a e t e as una. Ajude seu filho a juntar os sons e depois adicione um b no início para ver se ele descobre que palavra isso forma. Continue brincando com a primeira letra para criar palavras dessa família (“bat”, “cat”, “fat”, “hat”, etc.). Com o tempo, repita o processo com diferentes combinações de três letras, como en (“Ben”, “den”, “hen”) e od (“cod”, “God”, “nod”), até que seu filho consiga ler muitas palavras curtas com vogais simples.

Quando ele já estiver familiarizado com as palavras curtas, introduza o e silencioso no final para formar palavras com vogais longas (por exemplo, “cap” se torna “cape”). Você também pode ensinar combinações comuns como ng (“song”, “sing”) e th (“this”, “with”).

Aulas de Leitura
Nessa etapa, seu filho terá aprendido bastante sobre palavras, e você pode incorporar as palavras visuais enquanto reforça a fonética. Aqui começam as aulas formais de leitura.

Use um poema clássico infantil—nada superficial. Por exemplo, “Twinkle, twinkle, little star.” Pegue o primeiro verso do poema para a primeira lição. Mostre ao seu filho a palavra “twinkle” e diga o que ela significa. Peça para ele formar a palavra com suas letras, encontrá-la em um conjunto de palavras soltas e localizá-la em uma página impressa. Faça o mesmo com as outras duas palavras da linha: “little” e “star”. Misture as palavras e revise-as frequentemente até que ele as reconheça em qualquer lugar. Por fim, peça para ele ler o verso. Essa será a lição do dia. As aulas iniciais devem ser curtas, com no máximo dez ou quinze minutos.

No dia seguinte, use as mesmas palavras para reforçar a fonética criando palavras derivadas. Por exemplo, com “star”, troque o st por outras letras para criar novas palavras (“jar”, “car”, “bar”, “scar”, etc.). Faça o mesmo com “little” e “twinkle”.

No terceiro dia, aprenda outra linha do poema. No quarto dia, crie palavras derivadas com as palavras dessa nova linha. Continue alternando as lições dessa forma: um dia ensine palavras visuais, no outro dia faça construção de palavras. Dessa forma, seu filho aprenderá centenas de palavras de maneira divertida e fará uma transição suave de palavras curtas para leitura de textos em livros.

Leitura em Voz Alta
Enquanto seu filho tem aulas de leitura, ele também deve aprender a ler em voz alta com clareza e expressão. Ao ler versos de poesia ou trechos de prosa, incentive-o a pronunciar palavras bonitas de maneira bela.

Conforme ele se torna mais fluente, garanta que tenha muitas oportunidades de praticar a leitura em voz alta. Na verdade, crianças de todas as idades devem ler em voz alta com frequência, especialmente poesia.

No próximo artigo, discutiremos a cópia e o ditado, dois métodos poderosos que abrangem muitas habilidades de linguagem.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?