Métodos

3 perguntas-chave sobre métodos de homeschooling

Você está tentando decidir qual método ou currículo de ensino em casa usar ou apenas como fazer o ensino em casa? Obviamente, gostamos do método Charlotte Mason por aqui, mas como ele se compara aos outros? E qual é a diferença entre as muitas abordagens de educação domiciliar de que você ouve falar?

Bem, estamos iniciando uma nova série para ajudá-lo a resolver isso. Talvez você já tenha ouvido ou pensado em perguntas ou afirmações como essas…

“Charlotte Mason não é muito semelhante à abordagem clássica?”

“Achei que Charlotte Mason fosse uma unidade de estudos.”

“Então Charlotte Mason é realmente um método de desescolarização?”

“Qual é a diferença entre Charlotte Mason e um currículo tradicional?”

Daremos uma olhada nessas cinco abordagens principais para o ensino domiciliar e observaremos algumas semelhanças e diferenças importantes. Em outras palavras, em que difere a abordagem de Charlotte Mason dos outros quatro métodos: clássico, estudos unitários (ou unidades de estudo), desescolarização e tradicional (ou escolar)?

TRÊS QUESTÕES PRINCIPAIS

Para começar a compreender as diferenças e semelhanças, precisamos fazer três perguntas principais.

  1. Como essa abordagem vê a criança?
  2. Como esta abordagem define “educação”?
  3. O que essa abordagem diz ser o papel do professor?

RESPOSTAS DE CHARLOTTE MASON

Hoje vamos revisar as respostas de Charlotte Mason a essas três perguntas.

  1. Como Charlotte Mason vê a criança? A criança é uma pessoa inteira cuja educação deve cultivar a pessoa inteira. A personalidade de uma criança merece respeito e o seu apetite natural pelo conhecimento deve ser nutrido.
  2. Como Charlotte Mason define “educação”? A educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida. – “Com isto queremos dizer que os pais e professores devem saber como fazer uso sensato das circunstâncias (atmosfera) de uma criança , devem treiná-la em hábitos de boa vida (disciplina) e devem nutrir sua mente com ideias, o alimento da vida intelectual ” (Vol. 3, pp. 216, 217).

    A educação é a ciência das relações. — A criança deve formar relações pessoais a partir de um banquete de grandes ideias apresentadas através de um currículo amplo.“Eles vêm ao mundo com muitas relações esperando para serem estabelecidas; relações com lugares distantes e próximos, com o vasto universo, com o passado da história, com a economia social do presente, com a terra em que vivem e todos seus maravilhosos habitantes: animais e pássaros, plantas e árvores; com as doces afinidades humanas que adquiriram ao nascer; com o seu próprio país e com outros países e, acima de tudo, com a mais sublime das relações humanas – a sua relação com Deus” (Vol. 6, pp. 72, 73).

  3. O que Charlotte Mason diz ser o papel do professor? O professor é um guia. Ela deve preparar cuidadosamente o banquete de ideias vivas, apresentando a criança às grandes pessoas do passado e do presente que portaram ou conceberam essas ideias, depois sair do caminho e deixar a criança formar as suas próprias relações.

    “Dar às crianças uma ampla gama de assuntos, com o objetivo de estabelecer em cada caso uma ou mais das relações que indiquei. Deixe-os aprender com fontes de informação de primeira mão – livros realmente bons, os melhores, sobre o assunto em que estão envolvidos. Deixe-os ler os livros por conta própria e não deixe que sejam inundados com um diluente quente nos lábios de seu professor. A função do professor é indicar, estimular, dirigir e restringir a aquisição de conhecimento, mas de forma alguma ser o manancial e a fonte de todo o conhecimento em sua própria pessoa” (Vol. 3, p. 162).

Você descobrirá que a maioria das diferenças entre as abordagens ou métodos do ensino domiciliar (homeschool) gira em torno dessas três questões principais. E ao entender como cada abordagem responde a essas perguntas, você ganhará maior confiança no ensino, bem como na seleção de recursos e no planejamento do seu ano de estudo.

Esperamos que a série das próximas semanas o ajude a entender as diferentes abordagens do ensino domiciliar e a compreender melhor como deseja educar seu filho.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?