É surpreendente a maneira como Charlotte conseguia pegar uma ideia simples e enchê-la de benefícios.
Tomemos como exemplo o trabalho de cópia, a transcrição e o ditado. Cada um desses métodos é bem simples de fazer e tem um foco específico; no entanto, cada um também reforça várias outras habilidades linguísticas.
Eles são como a educação domiciliar na forma de multivitaminas. Não é tão difícil mastigar ou engolir a vitamina, e ela lhe dá múltiplos benefícios.
Além disso, os três métodos são progressivos de uma forma bem natural, levando o aluno gentilmente de um estágio para o outro conforme ele estiver pronto. Vamos dar uma olhada neles aqui.
Trabalho de cópia
Nível: 1ª a 2ª séries
Foco: Caligrafia
Descrição: O trabalho de cópia é feito dando ao aluno um belo modelo de caligrafia para copiar. Para iniciantes, o modelo pode ser uma letra em um quadro-negro ou quadro branco. Mostre ao aluno como formar cada letra cuidadosamente. Conforme o aluno progride, ele pode começar a copiar uma palavra inteira, depois uma linha de palavras, depois uma frase. Mas todo esse progresso é feito lenta e gentilmente, com ênfase na qualidade, não na quantidade. As aulas são curtas (5 a 10 minutos) e o objetivo é um trabalho bonito, seja escrevendo uma letra ou uma frase. As passagens podem ser selecionadas de bons livros vivos, poesia e versículos bíblicos.
Outros benefícios: reforça os hábitos de observação, melhor esforço e atenção; introduz pontuação e capitalização no contexto; aumenta o vocabulário no contexto; apresenta a grafia correta das palavras
Transcrição
Nível: 2ª e 3ª séries
Foco: Preparação para ortografia
Descrição: Uma vez que o aluno tenha dominado a mecânica da caligrafia, ele pode começar a fazer a transição para se concentrar na grafia das passagens que está copiando. Claro, ele tem olhado para a grafia correta o tempo todo, mas nesta fase ele tenta olhar/estudar a palavra na passagem, então escrevê-la de memória e verificar sua grafia imediatamente. Em vez de copiar letra por letra, ele começa a escrever palavras inteiras de memória, uma ou duas de cada vez, enquanto trabalha seu caminho através da passagem. As passagens podem ser selecionadas de bons livros vivos, poesia e versículos bíblicos.
Outros benefícios: Mais prática de caligrafia; reforça a pontuação e a capitalização corretas; cultiva o hábito de observar como as palavras são escritas enquanto você lê; aumenta o vocabulário por meio do contexto; reforça a estrutura correta das frases; reforça os hábitos de observação e atenção
Ditado
Nível: 4ª a 12ª séries
Foco: Ortografia
Descrição: Depois que o aluno se sente confortável estudando e escrevendo palavras de memória, ele se forma para preparar a passagem inteira e escrevê-la de uma vez, conforme o professor dita para ele. Ele não precisa memorizar a passagem, mas precisa estudá-la com antecedência e certificar-se de que sabe soletrar cada palavra nela. Você também pode incentivá-lo a tomar nota da pontuação e capitalização antes de ditar a passagem frase por frase.
Outros benefícios: cultiva o hábito de observar como as palavras são escritas enquanto você lê; reforça a pontuação e a capitalização corretas; aguça a compreensão auditiva; aumenta o vocabulário por meio do contexto; reforça a estrutura correta das frases; reforça os hábitos de observação e atenção
Trabalho de cópia, transcrição e ditado. Métodos bem poderosos!
Estamos chegando na reta final da nossa série de artes da linguagem. Na próxima vez, falaremos sobre alguns dos favoritos de Charlotte: poesia e Shakespeare.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.