Estudo de Imagem ou apreciação artística é uma das coisas mais fáceis de adicionar à educação infantil e uma das mais enriquecedoras. Vamos percorrer o processo de como fazê-lo.
O que você vai precisar
Você precisará selecionar um artista e ter uma imagem de bom tamanho desse artista para sua lição de estudo de imagem.
Como Fazer um Estudo de Imagem
Tudo bem, vamos fazer um estudo de imagem e depois revisaremos os passos que usamos. Para este estudo de imagem, usaremos “A Leiteira” de Johannes Vermeer. Pronto?
Observe a imagem até conseguir fechar os olhos e vê-la em detalhes. Se alguma parte estiver um pouco turva, abra os olhos e observe essa parte novamente. Leve o tempo que precisar.
Agora, descreva a imagem sem olhar. Tente começar pelo geral e depois vá para os detalhes. Vá em frente. Pare e tente descrevê-la em voz alta.
Quando terminar sua descrição, olhe para a imagem novamente para esclarecer ou confirmar quaisquer partes sobre as quais você estava incerto ou que não conseguiu se lembrar claramente. Nesta imagem, observamos uma serva cuidadosamente derramando leite de um jarro em um recipiente de cerâmica. O avental ricamente colorido que ela está usando foi, ironicamente, muito caro de pintar, porque Vermeer usou o raro mineral ultramarino para alcançar sua cor azul profunda.
No chão, você pode ver uma fileira de azulejos de parede. Estes são decorados em azul e branco e são faiança de Delft, tradicionalmente fabricados na cidade natal de Vermeer, Delft. O objeto quadrado na frente desses azulejos é um pequeno aquecedor de pés, que seria preenchido com brasas e colocado perto dos pés para aquecer nas casas com correntes de ar que não tinham nossos modernos sistemas de aquecimento.
Quais outros detalhes você nota nesta imagem? Olhe para todas as diferentes texturas que Vermeer pintou nesta cena: o vidro e a madeira da janela, duas cestas com dois padrões de tecelagem diferentes, o tecido na mesa e na leiteira, a pele dela, o gesso na parede, a lanterna brilhante, o pão.
Pronto. Isso é um estudo de imagem. Agora, vamos discutir o que fizemos.
Passo 1: Olhe para a imagem Incentive seu filho a olhar para a imagem até que ele possa fechar os olhos e vê-la claramente em sua imaginação, com todos os detalhes no lugar. Quanto maior a imagem, mais fácil será ver os detalhes. Gosto de ter uma impressão de pelo menos 21,6 x 27,9 cm, se possível.
Passo 2: Esconda e descreva a imagem Vire a imagem e peça à criança que a descreva para você. Se necessário, ajude-o a começar com a visão geral e depois vá para os detalhes. Você pode fazer isso simplesmente dizendo algo como: “Fale sobre a imagem toda primeiro. É uma imagem de…”. Se estiver trabalhando com várias crianças, pode pedir a cada uma que descreva uma parte diferente da imagem.
Passo 3: Olhe novamente e discuta Depois que a imagem for descrita, olhe para ela novamente. Este é o momento de esclarecer ou confirmar quaisquer detalhes que possam ter sido incertos ou esquecidos. Você também pode usar esse tempo para guiar uma observação mais profunda (como fizemos com as texturas) ou para adicionar algumas informações sobre a imagem que não podem ser obtidas apenas olhando para ela (como os azulejos de Delft ou o custo da tinta azul).
Passo 4: Coloque-a em exibição Depois de estudar a imagem, coloque-a em exibição pelo resto da semana. Tente exibi-la em um lugar onde seu filho possa vê-la facilmente, para que ele possa olhar para ela sempre que desejar nos próximos dias.
Faça o estudo de imagem apenas uma vez por semana. Leva apenas cinco ou dez minutos. Então, na próxima semana, escolha outra imagem do mesmo artista e siga os mesmos passos: olhe, esconda e descreva, olhe novamente e discuta, coloque em exibição. Você quer permanecer com um artista por todo o trimestre, 12 semanas. Ao longo das 12 semanas, você quer cobrir cerca de seis a oito obras desse artista. Isso dará ao seu filho uma boa noção do estilo desse artista.
Agora, se você estiver estudando apenas seis ou oito obras desse artista, o que fazer durante as outras semanas do trimestre? Bem, é aí que você pode intensificar ou simplificar.
Intensifique ou Simplifique
A maioria de vocês não precisará simplificar, porque crianças de todas as idades gostam de olhar para uma imagem e descrevê-la. Eu simplifico para minha filha com necessidades especiais, que tem dificuldades com a comunicação verbal. Quando fazemos um estudo de imagem, olhamos para a imagem; eu digo o nome; e posso apontar um ou dois aspectos que acho que serão interessantes para ela. Convido-a a me dizer algo sobre a imagem, mas não exijo, porque essa pressão simplesmente faz o cérebro dela desligar. Então, principalmente olhamos, depois colocamos em exibição.
Durante essas semanas extras, você pode fazer uma pequena revisão que também estimule o crescimento mental e verbal. Faça três imagens, depois tire uma semana para jogar este jogo. Coloque as três imagens com a frente para cima e descreva uma delas. Veja se seu filho pode identificar qual imagem você está descrevendo pelas pistas que você dá. Você pode personalizar o quão difíceis ou fáceis essas pistas são. Depois que a imagem escolhida for adivinhada, deixe seu filho tentar, se ele for capaz. Ele pode escolher uma das outras duas imagens e lhe dar uma pista (ou, com sorte, mais) sobre qual é, para que você possa adivinhar.
A maioria de vocês, no entanto, usará essas quatro a seis semanas extras durante o trimestre para intensificar. Faça isso lendo uma biografia viva sobre o artista. Você pode dividi-la em seções, se quiser, e ler apenas uma seção por semana, pedindo uma narração. (Se não souber como fazer a narração, dê uma olhada no post Como Fazer Narração.)
Você também pode pedir aos filhos mais velhos (provavelmente do 7º ano em diante) para fazerem um pequeno esboço ou diagrama de uma das pinturas, mostrando cada elemento dessa imagem e onde ele se encontra. Não peça ao seu filho para tentar duplicar a pintura, apenas veja se ele consegue esboçar todos os elementos em seus lugares adequados. Mesmo um diagrama com bonecos de palito, setas e rótulos funcionaria para isso.
Então, perto do final do trimestre, depois que sentir que conhece o trabalho e a vida desse artista de forma mais pessoal, você pode registrá-lo no seu Livro dos Séculos.
O estudo de imagem é uma das lições mais fáceis de adicionar à sua semana: olhe, esconda e descreva, olhe novamente, discuta, coloque em exibição.
Então, agora que você sabe como é simples fazer, por que não escolher um artista e fazer um estudo de imagem na próxima semana?
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.