Charlotte Mason, Educação em casa, Hábitos, O que é Educação?

Cinco maneiras de cultivar bons hábitos – Série: O que é educação?

1. Charlotte Mason encorajou as mães a se concentrarem em formar um hábito de cada vez, vigiando os hábitos já formados. Em breve, se tornará seu hábito cultivar bons hábitos em seus filhos.

2. Seja diligente para lidar com as ofensas de forma imediata. Quanto mais vezes uma criança repetir uma ação ou progressão de pensamento, mais isto se tornará um hábito arraigado. Devemos procurar impedir que as mentes de nossos filhos sigam os mesmos velhos caminhos e traçar o novo caminho do bom hábito.

3. Motive seu filho com exemplos vivos de pessoas que demonstraram o bom hábito que você está tentando incutir. Por exemplo, leia histórias como “Pedro e o Lobo” e “Pinóquio” se quiser motivar seu filho para o hábito da veracidade. A Bíblia está cheia de grandes exemplos de hábitos como obediência, respeito ao próximo, oração e meditação na Palavra de Deus.

4. Use as consequências naturais tanto quanto possível para reforçar os resultados das escolhas da criança. Por exemplo, se a criança está tentando adquirir o hábito de atenção total às aulas, estabeleça um limite de tempo em que ela deve terminar a aula corretamente. Se ele terminar cedo, deixe-o ter esses minutos extras para fazer o que quiser antes da próxima aula. Se você pensar bem, as consequências naturais são um reflexo da vida real. Se nós, mães, reservamos meio dia para limpar a casa e trabalhamos duro e fazemos isso uma hora antes, somos recompensados ​​com uma hora para fazer o que quisermos. As consequências naturais podem ser muito eficazes. O único problema é que muitas vezes é mais difícil pensar em uma consequência natural apropriada, então muitos de nós escolhemos o caminho mais fácil e recorremos àquele velho recurso: reclamar ou resmungar. O que nos leva ao #5…

5. Procure motivar seu filho com encorajamento e expectativa, em vez de importuná-lo. Hebreus 10.24 e 1 Tessalonicenses 5.11 nos lembram de considerar como podemos encorajar uns aos outros a fazer o bem e edificar uns aos outros. Nenhum de nós gosta de ser importunado e logo aprendemos a ignorar ou desconsiderar. Encorajamento ajudará muito a manter intacto o relacionamento com seu filho enquanto cultiva bons hábitos.

No próximo conteúdo, vamos falar sobre como a disciplina traz liberdade!

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?