Leitura em voz alta, Literatura

Lendo para o deleite dos outros – Parte 3

Durante meus anos de colégio, passei as férias trabalhando em um acampamento. Em uma determinada semana, todos os campistas tinham várias necessidades especiais, e meu trabalho era ajudar a servir as refeições em suas mesas. Enquanto eu cumpria meus deveres, um dos campistas me chamou e tentou me dizer algo.

“Ah-e,” ele disse.

“Com licença”, respondi.

“Ah-e,” ele disse novamente, mais enfaticamente.

Ainda confusa, perguntei: “O quê?”

“Ah-e! Ah-e!” ele continuou dizendo, ficando cada vez mais exasperado com a minha ignorância.

Finalmente, um conselheiro percebeu nossa situação e veio ajudar. “Ele quer café”, interpretou o conselheiro.

“Oh, claro,” eu disse e corri para pegar.

Esses poucos momentos ainda são uma memória vívida todos esses anos depois. Em minha mente, eles resumem a confusão que pode acontecer quando a pronúncia clara está ausente. Agora, aquele campista não pôde evitar sua pronúncia; ele não era capaz de falar corretamente. Mas a sensação desconfortável que experimentei quando não conseguia entendê-lo ainda me motiva até hoje. Não quero que meus ouvintes se sintam desconfortáveis.

A pronúncia clara é uma parte importante da boa comunicação – seja na conversa diária ou na leitura em voz alta.

Pronuncie a palavra por inteiro

Estamos no meio de uma série de dicas para ler bem em voz alta. Até agora, examinamos o conselho de Charlotte Mason de respirar pelo nariz e ler em um ritmo que permita prever que está por vir e se preparar para isso.

Hoje veremos o conselho dela para a falha de má enunciação.

Dica # 3: Pronuncie distintamente e com cuidado. Preste atenção especial às consoantes finais.

“As falhas na pronúncia devem ser letra por letra. Por exemplo, uma semana o leitor se esforça para garantir o “r” em “estar”; as outras letras cuidarão de si mesmas e, quanto menos forem ouvidas, melhor. De fato, se as consoantes finais estiverem garantidas, a leitura será distinta e perfeita. (Vol. 5, p. 221).

Primeiro, não tente corrigir todas as falhas de pronúncia de uma só vez. Charlotte frequentemente dava conselhos para abordar as coisas uma de cada vez: hábitos, melhorias na habilidade de escrita do aluno e, agora, desafios de pronúncia. Portanto, escolha um aspecto da pronúncia e lide com ele até que comece a parecer natural; então escolha outro. O trabalho consistente em direção à meta produzirá muito progresso.

Em segundo lugar, adoro a dica dela sobre consoantes finais: “Se as consoantes finais estiverem garantidas,” . . . “a leitura será distinta e perfeita.” Pense em como muitas vezes deixamos cair essas consoantes finais em nossa conversa diária. Omitimos o s final nos plurais; omitimos o r final nos infinitivos etc.

Se nos concentrássemos apenas nas consoantes finais, daríamos um grande passo em direção a uma pronúncia mais clara em nossa leitura em voz alta. Aqui estão dois ótimos exemplos de uma frase do trecho do livro que examinamos na semana passada.

Em 1905, Albert Einstein passava seus dias em um escritório na cidade suíça de Berna, trabalhando como escriturário de patentes” ( Histórias das Nações, Volume 2 , de Lorene Lambert. Retirado do capítulo 11, “On a Beam of Light”) .

Leia a frase em voz alta e concentre-se em dar às palavras todas as suas consoantes. Você notou como a frase “cidade suíça” pode soar como se uma cobra tivesse passado por ela? Para garantir que a localização esteja perfeitamente clara para nossos ouvintes, podemos inserir uma pequena pausa entre as duas palavras. Não uma pausa escancarada, apenas uma pequena pausa. Tente isso.

A segunda parte que nos dará uma boa prática é “trabalhando”. Seria fácil deslizar sobre a palavra sem pronunciar o d adequadamente. Muitas pessoas fazem isso ao conversar. Uma pronúncia desleixada pode ser muito confusa para nossos ouvintes.

Consoantes corretamente pronunciadas podem fazer uma grande diferença. Você não precisa enfatizá-las demais; apenas certifique-se de não deixá-las de lado.

Na próxima semana falaremos sobre “leitura simpática”.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?