Quando eu estava tendo aulas de piano, meu professor começou com alguns pontos básicos e fundamentais: mantenha os seus dedos curvados; sente-se ereta no banco com os dois pés no chão; ouça o que você está tocando. Não importava em que peça eu estivesse trabalhando – do Row, Row, Row Your Boat ao Beethoven’s Pathetique Sonata- esses princípios permaneceram constantes.
Se eu negligenciasse esses princípios fundacionais, minha peça ficaria ruim. Sem eles eu nunca alcançaria o grau de sucesso que desejava.
O mesmo é verdade em uma educação Charlotte Mason. Três princípios são fundacionais. Não importa quais disciplinas você esteja ensinando, você quer ter a certeza de manter estes três princípios em vigor. Eles devem ser uma constante à medida em que você forneça um currículo generoso ao seu filho.
Três princípios básicos a serem lembrados
Lições curtas
Um componente chave de uma lição ao estilo de Charlotte Mason é que ela é curta. Mas há uma razão por trás da curta duração: lições curtas e interessantes constroem o hábito de atenção. Quanto mais frequentemente seu filho presta atenção a toda a lição, mais esse hábito se torna arraigado. Uma vez estabelecido o hábito de prestar atenção à toda a lição, você pode começar a aumentar a duração. Mas comece com lições curtas.
É como treinar para correr uma maratona. Comece com pouco e avance. Você quer parar a lição antes de perder a atenção de seu filho. Se ele acabar sonhando acordado no final de cada aula, isso se tornará seu hábito. Quanto mais vezes ele sonhar acordado, mais o hábito se tornará arraigado. Mas se você parar a lição antes que ele divague, ele desenvolverá o hábito de prestar atenção a toda a lição.
Nas escolas de Charlotte, as lições para os anos 1 a 3 não duravam mais que 15 ou 20 minutos no máximo e algumas matérias não demoraram tanto tempo. Nos anos 4 a 6 duravam no máximo 20 ou 30 minutos e nos anos 7 a 9 aumentavam para 30 ou 45 minutos no máximo.
Aulas curtas e interessantes criam o hábito de atenção.
Qualidade em vez de quantidade
Muitos dos métodos de Charlotte são projetados para cultivar bons hábitos, particularmente os hábitos da atenção e da execução perfeita. Execução perfeita significa trabalhar para a perfeição, ou dar o melhor de si.
O segundo princípio básico incentivará esses dois hábitos: enfatizar a qualidade sobre a quantidade.
Por exemplo, em vez de exigir que seu filho copie uma página inteira de caligrafia – e observar como a criança fica mais desleixada e descuidada à medida que se move em direção ao fim da página,- exija uma porção mais curta, mas deixe-o saber que somente seu melhor trabalho será suficiente. Se ele escrever uma ou duas palavras (ou linhas, dependendo de seu nível) e fizer seu melhor esforço, ele terá terminado. Se, no entanto, ele fizer um trabalho desleixado, ele será obrigado a fazê-lo novamente até que esteja bom.
Mais uma vez você está tentando incutir um hábito através da repetição. Quanto mais vezes ele se concentrar em fazer o seu melhor, mais isso se tornará um hábito. Mas quanto mais vezes ele for autorizado a ser descuidado, mais essa ação se tornará um hábito. Enfatize sempre a qualidade sobre a quantidade.
Uma ordem variada de assuntos
Outro princípio básico que incentivará a plena atenção e o melhor esforço é sequenciar a ordem dos assuntos que você faz ao longo do dia para usar diferentes partes do cérebro e do corpo. Você quer evitar sobrecarregar uma parte do cérebro.
Por exemplo, se você vier ao sofá com uma pilha de livros para seu filho ler e narrar, à medida que vocês leem toda aquela pilha, você verá que fica cada vez mais difícil prestar atenção e narrar bem. Por quê? Você está usando em demasia a parte do cérebro responsável por leitura e narração.
Ao invés disso, tente variar a ordem dos assuntos. Você pode ler e narrar um livro; depois mudar para uma parte diferente do cérebro e praticar matemática; depois usar algumas habilidades motoras finas e fazer um pequeno trabalho de cópia; depois fazer um estudo de arte; depois cantar um pouco; depois voltar e narrar outro livro. Você vê como isso funciona? Use diferentes partes do cérebro e do corpo ao programar seu dia e você tornará mais fácil ao seu filho prestar total atenção.
Aulas curtas, qualidade sobre quantidade e variação na ordem dos assuntos. Quer você esteja apenas fazendo a transição para incorporar alguns métodos de Charlotte Mason em seu homeschooling ou quer seja um expert em Charlotte Mason, estes três princípios básicos são fundamentais. Mantenha estes três princípios firmemente estabelecidos e seus dias correrão muito mais tranquilamente.
Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.