DESCUBRA O ESTILO DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR QUE SE ADAPTA À SUA FAMÍLIA ÚNICA
O ensino em casa não precisa se parecer com uma escola em casa. Claro, Você tem opções de currículo escolar em casa. Sim, há certas disciplinas que você deseja ensinar, mas como você ensina depende de você. Nesta página, você descobrirá as cinco abordagens mais utilizadas para o ensino doméstico. A maioria dos alunos que são educados em casa usa um desses cinco estilos ou uma mistura de dois ou mais.
Depois de comparar as cinco principais abordagens de educação domiciliar, você estará preparado para tomar uma decisão para sua família.
OS CINCO ESTILOS DE EDUCAÇÃO DOMICILIAR
TRADICIONAL
O ensino doméstico tradicional é provavelmente o que você aprendeu na sala de aula. Geralmente tem livros didáticos e livros de exercícios separados para as diversas disciplinas escolares. Você lê o capítulo atribuído no livro didático e responde às perguntas sobre o conteúdo. Normalmente, as apostilas contêm questões de preenchimento de lacunas e de múltipla escolha. Esse estilo pode parecer o mais familiar, mas não é a única opção que você tem. Existem outros estilos dos quais você talvez ainda não tenha ouvido falar.
CLÁSSICO
O ensino doméstico clássico baseia-se no ensino das crianças em três etapas, chamadas Trivium. O Estágio de Gramática (6 a 10 anos) concentra-se na absorção de informações e memorização das regras de fonética, ortografia, gramática, língua estrangeira, história, ciências, matemática, etc. O Estágio Dialético (10 a 12 anos) enfatiza a discussão lógica, o debate, tirar conclusões corretas, álgebra, redação de teses e determinar o porquê das informações. O Estágio de Retórica (13 a 18 anos) dá continuidade aos estudos sistemáticos e rigorosos e busca desenvolver um uso claro e persuasivo da linguagem.
DESESCOLARIZAÇÃO
Esse estilo pode ter vários nomes, como, por exemplo, “unschooling”. A desescolarização basicamente atende aos interesses da criança. Não existe um currículo definido. Se uma criança se interessa por borboletas, você pesquisa e aprende sobre borboletas até que a criança fique satisfeita. Se ele desenvolver interesse em carros de corrida, você lhe dará informações sobre carros de corrida.
ESTUDOS DE UNIDADE
Os estudos de unidade pegam um tema ou tópico e incorporam todas as disciplinas escolares (artes da linguagem, história, ciências, música, arte, etc.) nesse tópico. Por exemplo, quando você estuda o Egito Antigo, você lê livros sobre o Egito (história), faz um mapa do Egito (geografia), determina como calcular a altura de uma pirâmide (matemática), explora como os egípcios irrigavam suas terras agrícolas a partir do Nilo (ciência), lê um livro de ficção histórica ambientado no Egito Antigo (literatura), constrói pirâmides (arte), aprende a escrever “pirâmide” (artes da linguagem) e assim por diante.
CHARLOTTE MASON
Este estilo de ensino doméstico recebe o nome de Charlotte Mason, uma educadora britânica que viveu no final de 1800 e início de 1900. A abordagem utiliza literatura rica e objetos reais para apresentar ideias aos alunos através de uma variedade de métodos baseados na maneira como as crianças aprendem naturalmente, e é projetada para enfatizar bons hábitos ao longo da vida ao longo do caminho. Em vez de planilhas de múltipla escolha, esse estilo pede ao aluno que reconte tudo o que consegue lembrar da leitura ou da aula. Também procura “propagar um banquete” de uma ampla variedade de assuntos ao longo da semana letiva em aulas curtas, mas focadas, como arte, música, estudo da natureza e artesanato, bem como as disciplinas acadêmicas habituais.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.