Charlotte Mason, Como Ensinar as Disciplinas, História

Ensinando História – Assunto por Assunto, Parte 3

Quando me formei na escola, eu não sabia quase nada sobre história. Sim, eu tinha boas notas, mas muito pouco sobre história tinha ficado na memória. Não havia razão para reter aquela lista mental de eventos e datas passadas após o dia da prova, porque eu não tinha nenhuma relação pessoal com aqueles eventos ou figuras históricas. Eles não tinham importância para mim. Talvez você se identifique com o que estou dizendo.

Felizmente, ao longo de mais de vinte anos de ensino em casa à maneira de Charlotte Mason, eu desenvolvi uma apreciação pela história e relações pessoais com as pessoas envolvidas. Como? Usando os métodos de Charlotte para ensinar história, eu aprendi junto com meus filhos e gostei de fazer isso!

Então, vamos falar sobre como ensinar história.

Ensinando história de um jeito que faça sentido.

Em uma educação Charlotte Mason, a história é ensinada através de livros vivos, de narração e do Livro dos Séculos.

Livros Vivos

Os livros vivos são um componente chave para o ensino de muitas disciplinas no Método Charlotte Mason, e história é uma delas. Um livro vivo é um livro que faz o assunto ganhar vida. Geralmente é escrito por um autor que tem uma paixão pelo assunto, em vez de por uma comissão que foi contratada para distribuir fatos em um livro didático. Um livro vivo toca suas emoções e desperta sua imaginação, tornando fácil visualizar em sua mente os eventos que estão sendo descritos. Os fatos estão lá, mas eles estão revestidos daquelas ideias vivas que fazem com que os eventos se fixem em sua mente.

Narração

Assim, você seleciona um maravilhoso livro de história viva e lê uma parte dele para seu estudante. Então o que você faz? Você exige que a criança narre. Ele deve contar em suas próprias palavras tudo o que ele consegue lembrar-se da leitura.

A narração exige um nível de pensamento muito mais elevado do que as questões de verdadeiro ou falso, de múltipla escolha, ou de preenchimento de espaços em branco. Você está pedindo à criança que preste total atenção e que faça um texto mental, de certa forma.

A narrativa pode parecer fácil até que você tente por si mesmo. Charlotte encorajou os adultos a narrarem a fim de ajudá-los a aprender também. Quando você entender o poder da narração, você verá porque Charlotte a usou no ensino de muitas matérias.

Livro dos Séculos

A terceira ferramenta que Charlotte utilizou no ensino de história é o Livro dos Séculos. É basicamente uma linha do tempo em um livro, organizado em incrementos de 100 anos. Ao ler (e narrar) sobre pessoas e eventos da história, anote-os nas páginas apropriadas do Livro dos Séculos.

A genialidade desta ideia vem à tona quando você acrescenta uma pessoa a uma página que já contém alguém ou algo referente ao mesmo século. Então seu cérebro faz a conexão: “Oh! Ele viveu no mesmo período que _____”. Uma conexão que seu filho faz por si mesmo criará uma impressão mais profunda e durará mais tempo. E o Livro dos Séculos é uma ferramenta primordial para ajudar seu filho a fazer essas conexões mentais.

Quando as crianças tiverem idade suficiente, cada uma deve ter seu próprio Livro dos Séculos. Os alunos de Charlotte recebiam os deles por volta dos dez anos de idade. Durante os primeiros anos escolares você pode ter um Livro dos Séculos para a família.

Meu Livro dos Séculos (sim, os pais também deveriam ter um!) tornou-se um grande companheiro e um registro das pessoas fascinantes que conheci através dos livros de história viva. Agora a história faz sentido para mim!

Dicas de ensino de história

Charlotte recomendou que a história fosse ensinada em ordem cronológica, o que faz sentido, pois muito do que aconteceu foi baseado em causa e efeito. Portanto, certifique-se de trabalhar a história sequencialmente, mas não sinta que precisa forçar outras disciplinas a se coordenarem com o período de tempo que você está estudando.

Charlotte defendeu as conexões naturais, como a história e a geografia. Mas você não precisa limitar seu estudo artístico, digamos, ao seu período histórico atual. Você pode selecionar artistas de uma variedade de épocas com estilos bem diferentes. A chave é inscrevê-los em seu Livro dos Séculos à medida que você for avançando. Então, quando você progredir até esse ponto na história, seu filho terá uma oportunidade maravilhosa de fazer uma conexão mental quando vir aquele “velho amigo” nas páginas daquele século.

Quer a história seja seu assunto favorito ou uma série de datas esquecidas de dias passados, você pode desfrutar e vê-la ganhar vida ao lado de seus filhos quando usa os métodos maravilhosos de Charlotte Mason: livros vivos, narração e o Livro dos Séculos.

 

Veja aqui o restante da série Assunto por Assunto – Como ensinar cada disciplina no método Charlotte Mason.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?