Charlotte Mason, Educação em casa, O que é Educação?

Educação é uma Atmosfera – Série: O que é educação?

Muitos de vocês estão fazendo planos, fazendo pesquisas, e tentando lidar com os próximos assuntos, mesmo enquanto terminam os atuais. Alguns de vocês estão se preparando para participar de palestras, cursos e convenções sobre homeschooling. Vocês podem até estar experimentando o que chamamos de Síndrome da Péssima Mãe enquanto procuram descobrir o que precisa ser mudado, o que precisa ser ajustado e o que você precisa para se manter firme (“ou será que eu deveria…?”). É fácil se sentir sobrecarregado quando pessoas diferentes recomendam direções diferentes que você deveria seguir com seus preciosos filhos.

Em meio a toda a comoção, lembre-se de três palavras. Estas três palavras lançam os alicerces para o método Charlotte Mason de educar em casa. Estas três palavras podem orientar todas aquelas decisões que precisam ser tomadas. Estas três palavras são compreensíveis e pintam um quadro completo da educação em casa. Estas três palavras o ajudarão!

As três palavras são “atmosfera”, “disciplina” e “vida”. Charlotte Mason usou estas três palavras para descrever sua abordagem educacional. Ela disse: “Educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida”. Nas próximas semanas, daremos uma olhada nessas três palavras e veremos como elas podem oferecer ajuda para o seu homeschooling. Hoje, vamos falar brevemente sobre “atmosfera”.

Eu simplesmente não sei o que fazer com meu filho“, confidenciou Evelyn. “Estamos constantemente brigando, o que nos leva a um concurso de gritos e ambos saímos da sala. É uma maravilha que consigamos fazer qualquer trabalho escolar”.

Evelyn encontraria ajuda no conselho de Charlotte de que “A educação é uma atmosfera“. Todos nós sabemos como a atmosfera em casa pode afetar nosso dia de aula. No caso de Evelyn, prevalece uma atmosfera de conflito.

O fato é que muito do que uma criança aprende, ela aprende observando e ouvindo as pessoas ao seu redor. Lembra-se do ditado: “Mais coisas são captadas do que ensinadas“? As ideias que regem sua vida enquanto pai e mãe afetarão seu filho.

Portanto, a pergunta que se faz é: “Que ideias governam sua vida“? Seu filho está aprendendo que a raiva é a maneira de responder ao conflito, ou ele está absorvendo uma atmosfera de paz? Ele está sendo educado na “arte” da preocupação e da ansiedade, ou está aprendendo a confiar em Deus mesmo nas pequenas coisas da vida? Ele pensa que o aprendizado acaba quando você recebe seu diploma, ou ele está vendo seu desejo e amor por aprender como um adulto?

É fácil ficar preso à leitura, à escrita e à aritmética e esquecer que nossos filhos estão nos observando dia após dia. Agora, eu não acredito que Charlotte pretendia despejar pesadas culpas nos pais ao afirmar que a educação é uma atmosfera. Ela só queria ter certeza de que percebemos que as ideias que regem nossas vidas têm um grande papel no que nossos filhos aprendem de nós. A verdade é que todos nós precisamos dessa lembrança gentil de vez em quando para nos empurrar de volta ao caminho certo.

Da próxima vez, veremos como esta palavra-chave, “atmosfera”, pode afetar suas escolhas de livros e até mesmo seu planejamento. Nesse ínterim, você tem alguma sugestão de como avaliar as ideias que governam sua vida sem cair na Síndrome da Péssima Mãe e desmoronar no chão sob o peso da culpa?

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?