Charlotte Mason na prática

Como fazer um Livro de Citações ou Commonplace Book – Charlotte Mason na prática #8

Acabei de tirar um caderno da minha pequena mesa de leitura e abri na primeira página. E não consigo parar de sorrir com a diversidade de sabedoria e sagacidade registradas ali.

A primeira é uma citação de Eleanor Roosevelt:

“Decidi aceitar o fato de que um homem deve ser o que é, a vida deve ser vivida como ela é… você não pode viver nada se não aprender a se adaptar à sua vida como ela acontece.”

A seguir está uma frase extraordinária de uma carta que Jane Austen escreveu para uma amiga; ela dá um exemplo perfeito de sua inteligência e sua maneira maravilhosa de lidar com as palavras:

“Excelente gentileza sua em me enviar uma carta tão longa e agradável; ela apareceu, junto com uma da minha mãe, logo depois que eu e meus sentimentos impacientes entramos.”

E por último na página há esta ideia para reflexão de Michelangelo:

“Não há dor que se compare ao tempo perdido.”

Este pequeno caderno está cheio de trechos, citações e poesias que aceleraram meu entusiasmo e tocaram meu coração ao longo de muitos anos de leitura. Eu o mantenho na minha mesa de leitura, bem ao lado da pilha de livros que estou lendo no momento, então ele está sempre à mão para registrar quaisquer ideias que saltem da página para mim. 

Algumas pessoas o chamam de Commonplace Book; Charlotte Mason o chamou de Livro de Citações (ou Livro de Lemas). Não importa como você queira chamá-lo, este caderno é uma ferramenta valiosa para a educação do seu aluno (e sua).

Charlotte disse:

Na leitura da Bíblia, da poesia, da melhor prosa, a seleção de lemas é uma ocupação deliciosa e muito estimulante, especialmente se um Livro de Citações for mantido, talvez sob títulos, talvez não. Não seria uma má ideia para as crianças fazerem seu próprio anuário, com um lema para cada dia do ano selecionado de sua própria leitura. Que incentivo para um bom dia seria ler de manhã como um lema de nossa própria escolha e seleção, e não a voz de um mentor externo: ‘Guardai a lei; sede rápidos em toda obediência’!

Educação Escolar, p. 135

Essa linha, “Guardai a lei; sede rápidos em toda obediência” é de um poema de Kipling. Então a ideia é que, conforme seu aluno lê todos esses grandes autores, ele registre quaisquer ideias que o atinjam nas palavras daquele autor. Neste caderno, ele pode reunir todas essas grandes ideias em um só lugar para referência rápida, instrução e inspiração.

Esta prática simples é uma técnica maravilhosa de autoeducação por vários motivos. Ela incentiva o hábito de chegar a um livro com a mente atenta, alerta e engajada, buscando boas ideias. O exercício de escrever as citações à mão fornece prática regular em boa caligrafia. As citações que são registradas oferecem incentivo moral e inspiração contínuos. E eu adoro como Charlotte demonstrou mais uma vez seu princípio fundamental de “respeitar a criança como pessoa” ao deixar o aluno escolher as citações que são significativas para ele. 

Pense desta forma: Nós propositalmente apresentamos ao aluno muitos grandes autores com ideias vivas. O aluno, então, propositalmente registra suas ideias vivas favoritas desses grandes autores. Isso é um Livro de Citações..

Então, deixe-me dar a você três sugestões práticas sobre como ajudar seu aluno a começar essa prática deliciosa para a vida toda. Como em qualquer exercício de escrita, algumas crianças estarão prontas antes de outras. Gosto de fazer disso uma atividade opcional começando por volta da quarta série, depois uma tarefa real começando por volta da sétima série. 

Apresente o Livro de Citações

Agende um passeio com a criança. Pare em um café favorito por um tempo e apresente a ideia do Livro de Citações, discuta o que é e mencione alguns dos benefícios de manter um. Apresente este caderno como uma prática que indica um rito de passagem para uma atividade de adulto. Talvez mostre à criança seu próprio Livro de Citações e compartilhe brevemente como ele enriqueceu sua própria vida. Então vá às compras para um diário especial da escolha da criança.

Crie um hábito para a vida toda

Tente pensar no Livro de Citações como um hábito de vida útil que você quer incutir em seu filho, em vez de apenas uma tarefa escolar que deve ser concluída. Para ajudar seu aluno a entender essa prática, você vai querer demonstrar como selecionar citações inspiradoras de livros que você está lendo.

Então, talvez quando você estiver fazendo uma leitura em voz alta para a família, você terá seu radar ajustado para quaisquer citações em potencial. Depois que a leitura terminar, você pode levar a criança para um canto e apontar aquela frase ou passagem como uma potencial. Mas não force. O Livro de Citações é a coleção do seu filho, então deixe a decisão da criança sobre o que incluir ou não em seu caderno. 

Você também pode escanear um livro que a criança vai ler sozinha e procurar por trechos em potencial. Então, quando vocês tiverem seu tempo de narração e discussão juntos, você pode apontar aquele trecho como uma possibilidade ou perguntar se ele encontrou algum.

Ajude seu filho a ter sucesso

Use a responsabilização para ajudar seu filho a cultivar o hábito de escrever em seu Livro de Citações. Sempre que decidir fazer disso uma tarefa, você pode definir um horário designado para trabalhar nisso. Um bom lugar para começar é exigir duas ou três linhas por semana. Então, talvez na sexta-feira, vocês se reúnam à mesa com seus cadernos e alguns dos livros vivos que vocês leram naquela semana. Discuta algumas das ideias que foram lidas e, juntos, identifiquem algumas passagens possíveis para adicionar ao Livro de Citações. Então, deixe seu aluno decidir qual citação ou passagem ele quer transcrever naquela semana, e dê a ele tempo para fazer isso naquele momento. 

À medida que ele ganha experiência e confiança em identificar que tipos de ideias ele pode colocar em sua coleção, lembre-o de que ele pode escrever em seu Livro de Citações a qualquer momento; ele não precisa esperar pelas sessões de sexta-feira. Na verdade, se você começar a exigir duas ou três linhas por semana quando seu aluno estiver na sétima série, quando ele estiver no ensino médio, ele provavelmente estará pronto para continuar seu Livro de Citações em seu próprio tempo. Nesse ponto, você pode fazer uma verificação semanal para ter certeza de que ele adicionou pelo menos três linhas e para incentivá-lo a manter o hábito.

Tenha em mente que será um processo gradual para algumas crianças; outras vão se adaptar como um pato à água. Com algumas, você precisará ajudá-las a se acostumar; outras vão pular de cabeça. De qualquer forma, use o Livro de Citações como uma oportunidade de unir seus corações em torno de grandes palavras que comunicam grandes ideias.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?