Charlotte Mason na prática, Estudo da Natureza

Como fazer estudo da natureza – Charlotte Mason na prática #5

Geralmente, quando as pessoas descrevem a abordagem Charlotte Mason, a única coisa que quase sempre mencionam é o estudo da natureza. O tempo na natureza é parte integrante do Método Charlotte Mason. Então, vamos explicar como fazer um estudo da natureza.

O que você vai precisar

Você precisará de um caderno em branco para cada pessoa e algo para escrever ou desenhar. Pode ser um lápis comum, lápis de cor ou tintas aquarela. Então, é útil ter alguns guias de campo, seja em forma de livro ou como aplicativos de celular. É isso: um caderno, um lápis ou tintas e alguns guias de campo. Ah, e você precisará da natureza. A boa notícia é que a natureza está ao nosso redor, não importa se vivemos no campo, nas montanhas, na praia, no meio de uma cidade ou no deserto. A natureza está por aí.

Como fazer estudo da natureza

Fazer um estudo da natureza envolve quatro etapas.

Etapa 1: determine seu foco

Escolha algo na natureza ou um componente da natureza para ser o foco do seu estudo. Pode ser algo que você notou em caminhadas casuais pela natureza e quer olhar mais de perto e com cuidado. Pode ser algo que você estudou antes e quer revisitar aquele velho amigo e ver o que está acontecendo em seu mundo agora. Apenas decida qual objeto da natureza você vai estudar.

Passo 2: saia

Vá até o local do objeto (animal, planta ou o que quer que seja) da natureza que você vai estudar. Muitos estudos podem ser feitos no seu próprio quintal. Alguns podem ser em um parque local. Outros podem ser parte de uma excursão que dura meio dia. Quando você tem temperaturas abaixo de zero no meio do inverno, você pode ir para sua sala de estar e estudar seu gato de estimação. Os locais podem variar; o segredo é ser intencional.

Etapa 3: observe atentamente e com cuidado

Não tenha pressa. Observe, ouça e seja paciente. Se você não sabe o nome do objeto da natureza, veja se seus guias de campo podem ajudá-lo a identificá-lo. Mas lembre-se, aprender o nome é apenas o começo. Para construir um relacionamento, vocês precisam passar tempo juntos e compartilhar experiências juntos. Então veja o que você pode descobrir sobre os hábitos desse amigo da natureza: como ele se comporta em diferentes situações? Quais são suas preferências? Se você já estudou esse amigo antes, que diferenças você nota agora em comparação com a última vez que o viu; ele mudou de alguma forma? Como ele interage com outros amigos da natureza? Use o máximo de sentidos que puder com segurança para observar, estudar, esse amigo. 

Se você não tem certeza de que tipo de coisas procurar, livros vivos como “Visitas ao ar livre”, de Edith Patch. Ele dá a você ideias do que procurar durante cada estação específica. 

Etapa 4: registre suas observações

Você pode escrever, desenhar, pintar ou fazer todos os três. Depende de você. Seu caderno da natureza deve ser um reflexo de sua própria personalidade. Mas deve ser um lugar onde você registra o que descobriu, o que observou, durante esta sessão de estudo da natureza. Sempre date suas entradas, a propósito. Sinta-se à vontade para anotar perguntas que você tem sobre o que observou também. Seu diário da natureza deve ser um registro pessoal de seu relacionamento crescente com a criação de Deus ao seu redor. 

Charlotte Mason programou o estudo da natureza uma vez por semana para seus alunos. Agora, ela encorajava caminhadas casuais mais frequentes na natureza, mas esse estudo focado na natureza era programado uma vez por semana. Você escolhe o dia e a hora que funcionarão melhor para sua família conforme você passa pelas estações.

Subir ou descer de nível

Assim como em todos os métodos da Charlotte, você pode aumentar ou diminuir o nível do estudo da natureza para melhor se adequar a cada criança.

Uma maneira de nivelar para baixo é apenas fazer caminhadas casuais na natureza sem o caderno ou diário da natureza. Claro, você pode parar e olhar mais de perto para algum amigo da natureza de interesse ao longo do caminho, e você vai conhecer alguns dos hábitos desses amigos ao longo do tempo. Mas se segurar um lápis ou um pincel for difícil para seu aluno, não faça do caderno da natureza um obstáculo ou um impedimento para aproveitar o tempo na natureza. 

Outra opção possível pode ser deixar que a criança tire fotos digitais de amigos da natureza. Há uma grande vantagem em desenhar ou pintar um objeto na natureza, porque essa prática desacelera você e o obriga a olhar mais de perto. Mas se essa habilidade motora de escrever, desenhar ou pintar atrapalhar o seu filho de aproveitar a natureza, você pode deixá-la de lado e simplesmente encorajar a observação atenta e discutir o que seu filho observa.

Há muitas maneiras de nivelar o estudo da natureza. Uma maneira é manter uma lista mestre de pássaros e uma lista mestre de flores que você viu pessoalmente ao longo dos anos. Anote onde e quando você viu cada uma.

Você também pode adicionar poesia, Escritura e outras citações relacionadas ao seu diário da natureza. Elas podem ser sazonais ou relacionadas a um amigo da natureza específico. Você e seus filhos encontrarão muitas maneiras de personalizar seus cadernos da natureza.

Outra maneira de subir de nível é fazer aulas de objetos da natureza. Em uma aula de objetos da natureza, você fornece perguntas abertas que orientam seu filho a olhar ainda mais de perto para o amigo da natureza. É como lançar um holofote sobre diferentes aspectos daquele objeto da natureza e encorajar seu aluno a se concentrar mais profundamente naquele aspecto e ver o que mais ele pode observar.

Você pode fazer projetos de natureza — trazendo a natureza para dentro de casa por um tempo para uma observação mais próxima. Então você pode assistir uma lagarta se transformar em uma borboleta ou observar girinos se transformando em sapos. Esses tipos de projetos de natureza podem fornecer muitas oportunidades para estudar e registrar observações pessoais e desenvolver uma relação com aquele amigo da natureza.

O principal é encorajar um hábito de tempo na natureza e uma relação pessoal com a criação de Deus ao seu redor. Mostre ao seu filho pelo exemplo que o estudo da natureza é um hobby para a vida toda. Sempre há algo mais para aprender. Algumas pessoas passam a vida inteira estudando apenas uma planta ou apenas um animal, e ainda assim serão as primeiras a dizer que não aprenderam tudo sobre isso. A chave é desacelerar, respirar, olhar e ouvir, demorar e observar.

Então saia. Você nunca sabe aonde o tempo na natureza pode te levar.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?