Vou me arriscar a dizer que a maioria de nós não cresceu com Shakespeare como parte regular da nossa educação. Nos meus anos escolares, só tive uma peça de Shakespeare apresentada a mim e foi um de última hora, “Vamos assistir a este filme”, disse um professor substituto.
Mas Charlotte Mason acreditava que as peças de Shakespeare ajudam a instruir a consciência do aluno e reforçam na forma de história a diferença entre o certo e o errado. E seu uso poderoso da língua foi um bônus valioso.
Então, vamos ver uma maneira simples e eficaz de ensinar Shakespeare.
O que você vai precisar
Você precisará de três coisas: uma narrativa da peça, escrita em forma de história; uma cópia do roteiro com as palavras de Shakespeare; e uma apresentação ao vivo ou gravada da peça.
Como aproveitar Shakespeare
Para cada peça que você quer estudar, passe por três etapas.
Etapa 1: leia uma versão da história
Leia em voz alta a versão narrativa da peça. Esta apresentação em forma de história ajudará seus alunos a se familiarizarem com o enredo e os personagens, assim como eles fazem com outros livros vivos que você lê para eles.
Etapa 2: Leia o roteiro
Agora que seus alunos têm a estrutura da história em mente, vá para as palavras de Shakespeare. Percorra o roteiro em seções curtas. Você pode designar pessoas diferentes para ler as falas dos personagens ou (e esta é a minha favorita) ouvir uma gravação dramatizada da seção e acompanhar o roteiro.
Aqui está como seria uma típica lição do Passo Dois. É basicamente a mesma sequência que você usaria para outros livros vivos: revisar, introduzir, ler.
Primeiro, você lembra aos alunos qual parte da história foi lida da última vez e pergunta o que eles lembram sobre isso. Agora, com essa parte da peça trazida à mente, você pode apresentar a próxima seção e o aluno a anexará à anterior. Então, faça uma revisão rápida primeiro.
Em seguida, apresente a seção de hoje. Dê uma breve visão geral do que está por vir nesta seção e revise quaisquer palavras-chave que serão úteis para entendê-la. Você pode querer destacar algumas falas de Shakespeare que são especialmente interessantes ou bem conhecidas na seção daquele dia.
Então leia ou ouça essa seção. Felizmente, as peças de Shakespeare são divididas em atos e cenas, o que pode fazer ótimas seções naturais. Tente manter as lições do Passo Dois em não mais do que 20 minutos — focadas e curtas.
Etapa 3: assista à peça
Depois de ler a forma da história da peça e revisar o roteiro da peça, assista a uma apresentação dessa peça — seja ao vivo ou gravada. Seus alunos poderão acompanhar e aproveitar muito mais, pois já se familiarizaram com o enredo, os personagens e algumas das falas. Claro, escolha sua apresentação com cuidado, para garantir que seja bem feita, fiel ao original e apropriada para seus alunos.
Subir ou descer de nível
Você pode facilmente apresentar Shakespeare aos seus filhos dessa forma, começando no quarta ano — algumas peças, até mesmo no segundo ano. Não subestime o que seu filho pode extrair dessas obras poderosas.
Aqui estão algumas maneiras de aumentar ou diminuir o nível de um estudo de Shakespeare.
Uma maneira de nivelar isso é na versão da história que você selecionar para o Passo Um. Você pode compartilhar versões mais curtas de livros ilustrados.
Ou suba de nível para narrativas de tamanho moderado, como as escritas por Edith Nesbit e Charles e Mary Lamb.
Outra maneira de subir ou descer de nível é em quantas peças você cobre a cada ano. Você pode introduzir uma peça a cada ano ou a cada dois anos; ou você pode subir de nível até três peças a cada ano, cobrindo uma peça diferente a cada período.
Você também pode subir ou descer de nível no Passo Dois conforme trabalha no roteiro real. Tudo depende de quão profundamente você quer mergulhar nas palavras de Shakespeare.
Você pode simplesmente destacar algumas falas de cada cena, discutir o que elas significam e deixar por isso mesmo.
Ou você pode destacar várias falas em cada cena e gastar mais tempo discutindo e narrá-las.
Você pode designar algumas linhas para serem memorizadas.
Ou você pode subir de nível novamente selecionando uma cena inteira para memorizar e apresentar, seja como uma recitação ou como uma performance com vários atores.
E, claro, vocês podem subir de nível novamente fazendo vocês mesmos uma apresentação da peça inteira.
Depende de você o quanto você quer subir ou descer de nível. Apenas tenha em mente o processo de três etapas: leia a história, ouça o roteiro, assista à peça. E seus alunos (e você) irão aproveitar um pouco da maior literatura já escrita: as peças de Shakespeare.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.