Charlotte Mason, Currículo, Planejamento

Como educar vários filhos ao mesmo tempo no homeschooling?

Cada família cria suas próprias estratégias para educar crianças de diferentes idades, e você ao longo do tempo adaptará a melhor para sua família. A estratégia mais comum é tentar combinar os assuntos que forem possíveis de serem combinados. As sugestões que fazemos de estudo para toda a família estão na página rotação de assuntos. Apreciação de arte, apreciação de música, recitação de poesia, canto, recitações, poesias e estudo da natureza (passeios e estudos especiais) são exemplos de assuntos que são bem aproveitados em conjunto. Após esse trabalho em conjunto, os estudantes mais velhos podem fazer leituras para aprofundamento, se for o caso.

Certas leituras de bíblia, literatura, história, ciências e geografia também podem ser feitas em voz alta para crianças de idades similares. Entretanto, quando mais as crianças tiverem capacidade de lerem seus próprios livros, mais será interessante mantê-las trabalhando separadamente. Charlotte Mason estipulava que entre os 9 a 10 anos a criança já deve estar lendo seus próprios livros de forma independente, apesar de a prática de leitura em voz alta sempre permanecer como um momento precioso e um recurso importante.

De toda forma, você pode tentar fazer trabalhos em conjunto com diversos estudantes sempre que os anos escolares deles forem parecidos. E, de fato, os cronogramas semanais que Charlotte Mason estabelecia para seus programas eram similares (ou iguais) entre algumas faixas de idades. Ao total eram cinco cronogramas semanais: 6 a 9 anos, 9 a 12 anos, 12 a 14 anos, 14 a 15 anos, 15 a 18 anos. Sempre que seus alunos estiverem nessas mesmas faixas de idade, é possível e mais fácil ter o estudo nos mesmos horários para muitas das disciplinas. Também se atente aos livros usados. Alguns livros nos currículos Charlotte Mason são lidos durante dois ou três anos. Assim, é fácil ler em voz alta esses livros na mesma sequência e no mesmo horário para os estudantes.

Entretanto, algumas disciplinas como português, matemática e algumas outras precisam de um trabalho individual mais bem definido, pois eles tratam de habilidades bem específicas, que cada estudante deve alcançar e trabalhar individualmente. Para isso, a dica que é tentar manter as crianças sempre ocupadas, se for necessário em ambientes separados.

Uma criança de 7 anos, após instruída, pode fazer seus exercícios de matemática. Enquanto isso, a de 10 está escrevendo sua narração escrita. A de 3 anos pode estar brincando ou pintando, em um ambiente separado para não atrapalhar os demais. Por fim, o seu estudante do ensino médio está estudando de forma independente. Aproveite bem também as sonecas do bebê, de preferência tente programar boas sonecas para o horário da manhã, que é o horário preferencial para as lições no método Charlotte Mason. Não se esqueça de pedir ajuda aos mais velhos e deixar bem definido o que eles devem fazer. Quanto mais velho, mais responsabilidades na casa e na rotina seu filho deve ter. Por fim, quanto mais uma rotina bem estabelecida e bons hábitos seus filhos tiverem, mais tranquilos serão os seus dias.

Além disso, como sabemos, a educação Charlotte Mason estabelece os estudos formais a partir dos 6 anos. Hoje vemos pais desejando iniciar uma “educação formal” desde os 2 ou 3 anos de idade, com uma série de horários, rotinas, leituras e atividades. Quanto mais filhos e dificuldades na rotina você tiver, mais desejará seguir o estudo formal a partir dos 6 e deixar que os menores façam brincadeiras e atividades mais leves para que não atrapalhem os demais e, às vezes, quando for possível, “peguem carona” nos estudos formais dos mais velhos, como, por exemplo, nas leituras em voz alta.

Recomendamos que você tenha uma rotina e um planejamento bem definido para a semana, para o dia, para a semana, para o mês e para o ano. Isso ajuda muito, e nosso currículo Santa Zélia, Mestra oferece várias facilidades neste sentido.

Use sua criatividade e suas estratégias, mas sabia que sempre haverá dias em que tudo parecerá perdido. Não se desespere, lembre-se sempre que Charlotte Mason definiu a educação como “atmosfera, disciplina e vida“. Não só aquela rotina de leituras e estudos formais é importante. Como aponta bem o texto “Cinco Coisas para se Lembrar no seu Planejamento“, se tudo parecer errado e perdido, lembre-se que a atmosfera de um ambiente piedoso e alegre, assim como os bons hábitos e bons exemplos, fazem toda a diferença na educação dos seus filhos.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?