Charlotte Mason, Narração

Cinco Passos para uma Narração de Sucesso – Parte 1

Meu marido vem levantando pesos há vários meses em um esforço para entrar em forma e melhorar sua saúde. Tem sido bom. O programa que ele está usando o desafia a aumentar regularmente o peso que ele levanta, e ele estava feliz em progredir e atingir novos recordes de levantamento até janeiro. Até que…

De repente, ele não podia progredir mais. Ele não conseguia levantar nada mais pesado. O que estava errado? Depois de gravar alguns vídeos e analisá-los, ele descobriu o problema: sua mecânica de execução não estava boa. Ele não estava seguindo a mecânica básica de como levantar corretamente e isso estava impedindo seu progresso.

Ele havia chegado a um certo nível, mas não podia progredir além disso sem a execução correta.

Para aqueles de nós que usam o método Charlotte Mason, é bom examinar nossa mecânica básica de vez em quando também. Conversei com muitas mães que estão frustradas porque não parecem estar fazendo nenhum progresso. Elas chegaram a um certo ponto e parecem não conseguir ir além dele. Quando discutimos mais, geralmente há um componente que todos mencionam. É um componente básico do método Charlotte Mason que pode evoluir ou estagnar seu progresso: a narração.

Se você estiver fazendo uma lição com o uso de narração corretamente, você fará grandes progressos e seus filhos vão gostar de aprender. Se sua execução estiver um pouco errada, no entanto, esse desvio pode impedi-lo de alcançar seus objetivos.

Então, vamos revisar o básico da narração – a execução correta, se você preferir – que o ajudará a continuar progredindo e a ter sucesso.

Uma narração bem sucedida

Uma narração bem-sucedida tem cinco etapas. Normalmente, quando uma mãe que educa em casa fica frustrada com a narração, é porque ela está deixando de fora uma dessas etapas.

Escolha um bom livro vivo.

Alguns livros são quase impossíveis de narrar, mesmo para um narrador experiente. Se você estiver usando um desses, não fará muito progresso. Você deve ter certeza de que o livro que está lendo toca as emoções, desperta a imaginação e pinta uma imagem que você pode ver em sua mente enquanto o autor descreve o que está acontecendo. Esse tipo de livro vivo – aquele que dá ideias, não apenas fatos secos – abrirá o caminho para uma lição de narração suave.

Olhe para frente e para trás.

Esta etapa é, provavelmente, a que é omitida com mais frequência. No entanto, é uma parte importante do processo e pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso em uma aula de narração. Reserve alguns minutos para se orientar. Veja como a leitura de hoje se conecta ao que aconteceu da última vez e prepare sua mente para o que será lido hoje.

Leia a passagem.

Uma vez que sua mente esteja preparada, deixe o autor compartilhar suas grandes ideias. Sua mente ganhará alimento para os pensamentos. Apenas certifique-se de saber quando parar de “comer”, em vez de continuar enchendo sua mente demais e não dar tempo para digerir. Em outras palavras, fique atento à extensão (tamanho) da passagem que você lê.

Recontar a passagem.

Depois que a informação chega à sua mente, você deve interagir com ela se realmente quiser conhecê-la. Considerar o que você leu, ponderar como isso se aplica a outras ideias que você adquiriu, colocar a informação em ordem, recordar detalhes, misturá-la com sua opinião e, em seguida, formar esses pensamentos em frases coerentes e contá-los a outra pessoa faz com que o aprendizado realmente aconteça. Charlotte Mason chamou isso de “O Ato de Saber”.

Discutir ideias.

Quaisquer perguntas feitas devem ser perguntas abertas para gerar discussões que encorajem mais interação com as grandes ideias do autor. Perguntas como essas e uma aula com todos os componentes descritos acima manterão o foco na alegria de aprender pelo puro crescimento pessoal. Se você estiver tendo que lidar com perguntas como “Isso cairá no teste?”, isso é um sinal claro de que algo não está certo, sua mecânica está errada e seu progresso será prejudicado.

Vamos aproveitar os próximos conteúdos para analisar cada etapa com mais detalhes e colocar a narração de volta à mecânica de execução correta.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?