Poesia, Série: Artes da Linguagem, Shakespeare

Poesia e Shakespeare nas Artes da Linguagem #8

Se você acompanha nossa série de Artes da Linguagem desde o início, deve se lembrar de que Charlotte Mason abordou as artes da linguagem de uma forma equilibrada e dupla : primeiro, ela integrou muitas habilidades de artes da linguagem em disciplinas escolares regulares; e segundo, ela ensinou algumas habilidades com aulas específicas de artes da linguagem.

Estamos prestes a encerrar a série. Hoje, discutiremos outra lição específica de artes da linguagem: poesia. (E também incluiremos Shakespeare.) Na próxima semana, abordaremos como Charlotte ensinou gramática.

Espero que essas pequenas espiadas no programa de artes da linguagem de Charlotte tenham lhe assegurado que ensinar artes da linguagem não precisa ser complicado e demorado. Alguns métodos poderosos podem realizar muito!

Ensinando Poesia

A maioria das mães com quem converso tem aversão à poesia porque a experiência delas na escola foi de um professor que exigia que analisassem um poema até a morte. Elas tinham que procurar por todo o simbolismo e potenciais significados ocultos, analisar a métrica e os padrões rítmicos do poema e realizar outros exercícios que podem sufocar completamente a alegria da poesia.

A abordagem de Charlotte à poesia era bem diferente. Ela queria que seus alunos (e professores) apreciassem o uso requintado das palavras. Ela acreditava que a poesia é a forma mais elevada de literatura. Então, ela apresentou o poeta ao aluno e saiu do caminho, da mesma forma que fez com outros autores, artistas e compositores.

Maneiras de usar poesia

Então, como você ensina poesia no estilo Charlotte Mason? Aqui estão algumas maneiras pelas quais Charlotte colocou pequenas lições de poesia em seu programa.

  • Leia poemas em voz alta com frequência.

    Charlotte recomendou ler poesia diariamente. Boa poesia. Não é bobagem .

  • De vez em quando, atribua um poema para ser memorizado e/ou recitado.

    Dê o exemplo e pratique com seus filhos falando palavras bonitas de uma maneira bonita.

  • Concentre-se em um poeta.

    Assim como Charlotte se concentrava em um artista ou compositor por várias semanas, ela recomendou se concentrar em um poeta por várias semanas para ajudar seu filho a “sentir” o estilo daquele poeta.

  • Peça a narração de um poema.

    Assim como você faria com qualquer obra literária, leia um poema e peça ao seu filho para narrá-lo com suas próprias palavras.

  • Use poemas simples para iniciar as aulas de leitura.

    Charlotte mencionou “Brilha, brilha, estrelinha” como exemplo.

  • Inclua poemas sobre a natureza no seu caderno de natureza.

    Charlotte explicou que “a magia da poesia torna o conhecimento vital, e crianças e adultos citam um verso que acrescentará escuridão ao broto de freixo, terna maravilha àquela ‘flor na parede fendida’, uma emoção ao canto da cotovia” (Vol. 6, p. 328).

  • Copie uma estrofe favorita de um poema para trabalho de cópia.

    O poema inteiro pode se tornar uma tarefa muito longa para um escritor iniciante, então permita que ele selecione uma estrofe favorita do poema para copiar.

  • Peça ao seu aluno mais velho para escrever uma narração em forma de poesia.

    Charlotte começou a pedir aos seus alunos que escrevessem algumas de suas narrações como poemas quando tinham cerca de onze a quinze anos de idade. Ela usaria esse exercício para também reforçar o estilo de algum poeta ou poema com o qual eles estivessem familiarizados, pedindo que escrevessem sua narração naquele estilo. 

  • Estude uma peça de Shakespeare.

    Shakespeare não precisa ser intimidador se você seguir estes três passos fáceis:

    1. Leia a peça em formato de história, de 10 peças de Shakespeare, de E. Nesbit, ou Contos de Shakespeare, de Charles e Mary Lamb.
    2. Leia os versos da peça nas palavras de Shakespeare.
    3. Assista a uma apresentação da peça, ao vivo ou gravada, que seja o mais próxima possível da original.

Não deixe que suas experiências ruins com poesia roubem de seus filhos a alegria que ela pode trazer se feita corretamente. Experimente algumas das pequenas lições de poesia de Charlotte e observe seu filho crescer amando belas palavras apresentadas de uma forma bonita.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?