Charlotte Mason na prática, História

Como fazer um Livro dos Séculos – Charlotte Mason na prática #10

Quero apresentar a vocês uma ferramenta maravilhosa que Charlotte Mason usou para ajudar seus alunos a ver onde tudo se encaixa na história. É chamado de Livro dos Séculos.

O que você vai precisar

Um Livro dos Séculos é basicamente uma linha do tempo em um livro. Cada página dupla cobre cem anos — um século — é por isso que é chamado de Livro dos Séculos.

Então você precisará de um caderno com cada duas páginas abertas etiquetadas com um século, em ordem cronológica. Isso significa que as páginas AC contarão de forma regressiva e as páginas DC contarão de forma crescente. Tenha isso em mente. 

Como Fazer um Livro de Séculos

Quando comecei a dar aulas em casa, comecei com uma linha do tempo na parede. E logo ela tomou conta da minha casa! Então, quando ouvi sobre um Livro dos Séculos, pensei: “Brilhante!” Mas não entendi o quão brilhante ele é até começarmos a usá-lo. Aqui está o que você faz.

Toda vez que você ler sobre uma pessoa ou um evento, abra seu Livro dos Séculos naquela página e insira o nome daquela pessoa ou evento. Você também pode anotar algumas palavras para lembrar por que aquele nome é significativo.

Agora, depois de um tempo, quando você abre o livro para adicionar alguém novo, você também verá as outras pessoas e eventos que você já estudou. Então você começa a fazer conexões: “Ah! Eu não sabia que Abraham Lincoln viveu na mesma época que Tchaikovsky.” ou “Charlotte Mason viveu quando as histórias de Sherlock Holmes foram publicadas pela primeira vez!”

Não restrinja suas entradas do Livro dos Séculos apenas aos seus estudos formais de história. Insira artistas que você aborda em estudo de imagem e músicos de estudos musicais. Insira poetas, cientistas e autores favoritos. Você pode até inserir livros favoritos que se passam em um período de tempo específico.

Esse exercício simples de inserir cada um deles no seu Livro dos Séculos ajudará a reunir a grande variedade de assuntos que você está estudando. Mas a melhor parte é que você não terá que dizer ao seu aluno como conectar esses pontos ou tentar manipular essas conexões; o Livro dos Séculos o ajudará a fazer as conexões por si mesmo — sua própria descoberta. E quando o aluno faz essas conexões por si mesmo, é aí que ele pega. É um método brilhante.

Subindo ou descendo de nível

Há várias maneiras de subir ou descer de nível ao usar um Livro dos Séculos.

Uma maneira fácil de nivelar para baixo é manter um Livro dos Séculos da família. Eu geralmente recomendo isso se você tem alunos jovens. Mantenha um livro e faça suas entradas juntos. Se seus alunos quiserem adicionar desenhos ou tentar escrever um nome favorito em particular, tudo bem. Mas até que sua caligrafia e leitura estejam bem estabelecidas, você pode ser a pessoa principal fazendo as entradas. Isso tira a pressão dos alunos; além disso, enquanto eles assistem você fazer as entradas, eles podem ver como usar um Livro dos Séculos e adquirir o hábito de fazer entradas regulares.

Aqui vai uma dica especialmente para jovens estudantes: quando você começar a usar um Livro dos Séculos da família, abra-o e insira os aniversários dos membros da sua família nele. Isso dará aos seus filhos um ponto de referência quando você começar a inserir outras pessoas que viveram no passado.

Quando um aluno estiver pronto, você pode subir de nível e dar a ele seu próprio Livro dos Séculos para ele guardar para si. Eu gosto de esperar até que a caligrafia e a leitura do aluno estejam bem estabelecidas. Isso será uma lembrança para a vida toda e uma ferramenta valiosa para ele crescer na autoeducação. 

Incentive-o a fazer entradas regulares que reflitam o que ele está aprendendo.

Outra maneira de subir de nível é adicionar mais estrutura ao seu Livro dos Séculos. Você começa com páginas em branco, mas conforme sobe de nível, pode introduzir alguns elementos que adicionam mais organização e orientação para seus alunos mais velhos.   Então, quando seu aluno estiver pronto para seu próprio Livro dos Séculos, essa versão é uma ótima escolha. Deixe-me mostrar as maneiras pelas quais você pode subir de nível nele.

Você pode organizar as pessoas e os eventos de cada século por categoria; por exemplo, observe as entradas em Arte, Música e Homens e Mulheres Proeminentes; ou Desenvolvimentos, Descobertas e Invenções durante o século XX. 

Você também pode incentivar seu aluno a esboçar artefatos daquele século, seja de um livro ou talvez de uma visita a um museu.

Um lugar para uma breve narrativa geral de cada século é outra maneira de subir de nível.

E uma tabela “Resumo do século” pode adicionar muito ao seu Livro dos Séculos. Nesta tabela, cada caixa representa um ano naquele século. Você pode ver que o século XX começa em 1901, então simplesmente conte cada caixa na linha superior: 1901, 1902, 03, 04, 05 — e há um número de rastreamento útil à direita para ajudá-lo a encontrar os anos rapidamente naquela tabela. (Apenas um lembrete de que as tabelas BC serão o oposto, porque você estará contando os anos.) Com esta tabela, você pode inserir eventos-chave e ver como eles se relacionam entre si ao longo dos 100 anos. Por exemplo, observe os ícones de tanques para a Primeira Guerra Mundial e novamente para a Segunda Guerra Mundial, com a quebra da bolsa de valores e a Grande Depressão no meio.

Você também pode ver que a dona deste Livro dos Séculos (Christie G.) colocou seu ano de aniversário no gráfico. E isso é ótimo. Esta é uma oportunidade para seu aluno fazer conexões pessoais com a história e criar um livro que reflita seu aprendizado individual.

E é disso que se trata um Livro dos Séculos: criar uma relação pessoal com a história e fornecer um lugar para registrar esse relacionamento individual.

Basta fazer entradas conforme você lê sobre várias pessoas ou eventos. É tudo o que você precisa fazer. Seu Livro dos Séculos manterá tudo organizado e ajudará seu aluno a descobrir como a história se encaixa ao longo dos séculos.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?