Hoje queremos falar sobre como fazer aulas formais de ortografia no estilo Charlotte Mason: ditado. Se você tem acompanhado os artigos anteriores desta série, você deve ter visto como Charlotte incluiu alguns componentes de ortografia tanto no trabalho de cópia quanto na transcrição . (E até mesmo em aulas de leitura para iniciantes) Essas práticas preparatórias estabeleceram a base para aulas de ortografia mais formais de algumas maneiras.
Primeiro, eles começaram a construir um depósito mental de grafias de palavras na mente do aluno. O aluno já deve saber como soletrar muitas palavras antes mesmo de começar a ditar.
Segundo, essas práticas têm cultivado o hábito de olhar atentamente como as palavras são escritas enquanto você lê. Agora, esse é um hábito importante, porque uma vez que você tenha esse hábito, você pode continuar a aprender novas palavras por toda a sua vida. Sempre que você ler, você estará automaticamente atento a qualquer grafia que você não reconheça e as adicionará ao seu depósito mental.
Então, o trabalho de cópia e transcrição ajudam a preparar o aluno para o sucesso em aulas formais de ortografia que usam ditado. É por isso que Charlotte não começou a usar ditado até que o aluno tivesse pelo menos dez anos de idade. Ela queria colocar essa base solidamente no lugar e garantir que o aluno já tivesse muitas palavras em seu depósito mental antes de dar esse passo.
Vamos fazer uma aula de ditado.
O que você vai precisar
Você precisará selecionar uma passagem. Pode ser uma passagem de um livro, um poema, um versículo das Escrituras, uma citação famosa — apenas certifique-se de que seja bem escrita e contenha ideias vivas.
Junto com a passagem selecionada, você precisará de papel e lápis.
Como fazer ditado
Depois de selecionar a passagem, eis o que você deve fazer.
Etapa 1: atribua a passagem e peça ao seu aluno que a leia
Você quer que o aluno colha as boas ideias contidas naquela passagem, não apenas dê uma olhada nas palavras e perca as ideias. Então, certifique-se de que ele leia a passagem primeiro.
Etapa 2: procure palavras desconhecidas e estude-as
Permita que ele estude da forma que ele aprender melhor. Se ele for visual, incentive-o a olhar de perto e cuidadosamente até que ele tenha aquele instantâneo mental firmemente em sua mente. Se ele for mais um aprendiz auditivo, faça-o olhar de perto e cuidadosamente e dizer as letras em voz alta para que ele possa ouvi-las na ordem correta enquanto ele as olha. Se ele for um aprendiz cinestésico, faça-o olhar de perto e cuidadosamente e traçar as letras na mesa ou soletrar a palavra com os dedos ou construí-la com peças de letras.
Alguns alunos se beneficiarão da transcrição da passagem durante esta etapa de estudo, mas nem todos eles. Para alguns alunos, a transcrição da passagem ajudará a solidificá-la em suas mentes; para outros, a transcrição será apenas um trabalho de ocupação. Então ensine a criança. Use esta etapa da lição para ajudar cada criança a descobrir e personalizar as técnicas de estudo que melhor se encaixam nela.
Etapa 3: prepare seu aluno para o sucesso
Depois que o aluno terminar de estudar e acreditar que sabe soletrar todas as palavras na passagem designada, ele deve vir até você e dizer que está pronto. Para algumas passagens, isso pode levar alguns minutos; para outras passagens, isso pode levar alguns dias. Mas, depois que o aluno disser que está pronto, você quer verificar para ter certeza. Basta pedir para ele soletrar oralmente algumas ou todas as palavras em que estava trabalhando. Ele não precisa soletrar todas as palavras da passagem, apenas as que eram novas para ele, as que ele estava estudando ativamente. Queremos evitar erros de ortografia o máximo que pudermos, então reserve alguns minutos para ter certeza de que o aluno está realmente pronto para soletrar essas palavras corretamente.
Etapa 4: dite a passagem
Uma vez que o aluno tenha certeza de que sabe soletrar todas as palavras na passagem, e você tenha certeza, então você dita a passagem e ele a escreve. Dite uma frase de cada vez, alimentando-o com a próxima frase conforme ele chega ao fim da atual.
Vamos percorrer uma passagem simples em tempo real, para que você possa ter uma ideia do ritmo. Agora, idealmente, eu seria capaz de ver você e assistir enquanto você escreve, mas espero que consigamos chegar perto o suficiente para este exemplo.
Digamos que a passagem atribuída seja o lema de Charlotte Mason para pais:
Educação é uma atmosfera, uma disciplina, uma vida.
Leia você mesmo e aprenda ideias vivas a partir dele.
Agora, procure por quaisquer palavras que você não tenha cem por cento de certeza de que sabe soletrar corretamente. Concentre-se nessas palavras e estude-as, da forma que você aprender melhor, até que tenha aprendido suas grafias. Vá em frente e pause aqui se precisar. Quando tiver certeza de que sabe soletrar todas essas palavras, volte e comece a ler novamente.
Agora, faremos uma verificação pontual para prepará-lo para o sucesso. Se você transcreveu algumas das palavras ou da passagem durante seu processo de estudo, cubra isso. Sem trapaça! Três das palavras eram provavelmente as candidatas mais prováveis para estudo. Então me diga, sem olhar, como se escreve “educação”? Que tal “atmosfera”? E “disciplina”? Agora, se você não tinha certeza sobre uma delas, pare aqui e volte e estude até ter certeza. Em seguida, repita a seção de verificação pontual antes de passar para o ditado real.
Quando você tiver certeza — e eu tenho certeza — de que está pronto, nós ditamos. Pegue um pedaço de papel e um lápis e escreva o que eu digo: “Educação é . . . uma atmosfera, . . . uma disciplina, . . . uma vida.”
Agora, se você fez todos os passos, incluindo a verificação pontual, os erros devem ser poucos e distantes entre si. Mas enquanto seu aluno estiver escrevendo, você deve ficar atento à precisão. Se ele escrever uma palavra incorretamente, cubra-a o mais rápido possível sem interromper sua concentração. Basta usar um pequeno papel autoadesivo ou aquela pequena fita branca para cobrir. Você está fazendo isso para evitar que ele fique com aquela imagem mental incorreta presa em sua cabeça. Vá em frente e termine a passagem. Em seguida, repita os passos 2 a 4 com qualquer palavra incorreta — estude a palavra, verifique pontualmente, dite — e peça para ele escrever a palavra corretamente em cima daquele papel autoadesivo ou fita branca.
Subir ou descer de nível
Deixe-me dar a você três maneiras de nivelar o ditado para cima ou para baixo. Claro, você sempre pode nivelar para baixo para transcrição ou cópia, dependendo da idade do seu filho e onde ele se encaixa na progressão. Lembre-se, Charlotte não começou a ditar até que a criança tivesse pelo menos dez anos.
A primeira maneira de nivelar uma passagem de ditado para cima ou para baixo é ajustando seu comprimento. Quanto mais longa a passagem, mais palavras em potencial para serem aprendidas e escritas. Seu ponto ideal não será mais do que três ou quatro palavras desconhecidas em uma passagem. Então, se a passagem tiver dez ou quinze grafias de palavras que precisam ser aprendidas, encurte-a para onde ela tenha apenas três ou quatro palavras novas no máximo.
A segunda maneira de subir ou descer de nível é ajustar o comprimento da passagem a ser escrita. É perfeitamente aceitável designar uma passagem mais longa para estudo, mas então ditar apenas uma parte dessa passagem para escrita. Na verdade, conforme seu aluno fica mais velho e constrói esse depósito mental, você designará passagens mais longas para estudo, mas ditará apenas uma parte de cada passagem.
Aqui estão as diretrizes que recomendamos para cada série:
- 4ª série — Atribua até um parágrafo. Dite uma ou duas frases.
- 5ª série — Atribua até um parágrafo. Dite duas ou três frases.
- 6ª série — Atribua até um parágrafo. Dite três ou quatro frases.
- 7ª e 8ª séries — Atribua até dois ou três parágrafos. Dite até um parágrafo.
- 9ª e 10ª séries — Atribua até uma página. Dite até dois parágrafos.
- 11ª e 12ª séries — Atribua até uma ou duas páginas. Dite até três parágrafos.
A terceira maneira de subir ou descer de nível é observando a dificuldade das palavras na passagem. Às vezes, uma passagem longa conterá apenas palavras curtas e fáceis; e às vezes uma única frase pode conter três ou quatro palavras difíceis. Portanto, certifique-se de considerar o nível de dificuldade das palavras junto com o comprimento da passagem que você está atribuindo. Você quer desafiar seu aluno, mas não frustrá-lo. Escolha seu nível de dificuldade de acordo.
Muitas vezes me perguntam sobre pontuação e capitalização. Isso pode adicionar um elemento totalmente diferente ao estudo. Gosto de incentivar os pais a usarem essa oportunidade para ensinar e discutir os motivos pelos quais essa pontuação e capitalização em particular são usadas. Em outras palavras, você pode usar suas passagens de ditado para uso do inglês e aulas de gramática também. Falaremos sobre isso em nossa próxima postagem: Como ensinar gramática.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.