Charlotte Mason na prática, Música

Como estudar música – Charlotte Mason na prática #3

Como Fazer o Estudo de Música

Hoje, quero mostrar como fazer o estudo de música, ou estudo de compositores. Charlotte Mason acreditava que “a música é uma parte necessária da educação”. Ela também pode ser uma parte simples da sua educação domiciliar. Veja como fazer isso.

O Que Você Vai Precisar

Você precisará de acesso à música, seja em CD, ou transmitida pela Internet. Certifique-se de que você pode filtrar essa música por compositor. Escolha um e certifique-se de que você pode tocar apenas a música desse compositor, em vez de músicas em um estilo semelhante. Você deve filtrar para ouvir apenas as obras desse compositor.

Como Fazer o Estudo de Música

Depois de selecionar a música do compositor, aqui está o que você deve fazer.

Passo 1: Fique com esse compositor durante um trimestre, 12 semanas, e toque sua música com frequência. Você pode tocá-la durante uma refeição ou enquanto trabalha em artesanato; tocá-la durante a limpeza ou como música de fundo enquanto faz um projeto de arte; tocá-la no carro enquanto faz tarefas; tocá-la pela manhã enquanto as crianças se reúnem para o trabalho escolar. E, toda vez que tocar, mencione o nome do compositor, para que você e seus filhos comecem a associar esse nome àquela música.

Passo 2: Durante essas 12 semanas, reserve alguns momentos para uma audição focada, apenas uma vez por semana. Um momento de audição focada é quando todos se reúnem e ouvem intencionalmente uma peça específica. Diga aos alunos o nome da peça, e se você souber algum contexto sobre as circunstâncias em que foi composta, conte essa história. Se não souber o contexto, não se preocupe.

Depois, deixe as crianças responderem a essa peça de alguma forma. Elas podem movimentar seus corpos de alguma maneira; podem desenhar ou pintar o que a música lhes sugere; podem criar uma história que combine com a música. Ou elas podem simplesmente ouvir e refletir sobre o que o compositor estava sentindo quando a escreveu ou discutir o que acharam da peça.

Deixe-me mostrar como é um momento de audição focada. Nosso compositor selecionado é Chopin. E hoje vamos ouvir sua Valsa nº 6 em Ré Bemol Maior. É uma de suas peças mais populares. Chopin a compôs um dia na casa de um amigo. O amigo tinha um cachorrinho que começou a perseguir o próprio rabo. Ele girava e girava, mas quanto mais corria, mais o rabo corria também. Ele simplesmente não conseguia pegá-lo. Ele correu e correu até ficar tão tonto que caiu desajeitadamente no chão. Por um momento, ele ficou lá, ofegante e descansando. Então, ele avistou aquele rabo louco novamente, abanando e convidando para outra perseguição. E, em um momento, ele estava de pé, girando tão freneticamente quanto antes. Então, Chopin escreveu essa valsa para o cachorrinho. Escute-a e veja se você consegue perceber quando o cachorro está girando e quando está descansando.

Essa valsa tem um apelido: a Valsa “Minute”. Como você pronunciaria isso? Por muitos anos, as pessoas a chamaram de Valsa Minuto (MI-nute), pensando que, por ser uma peça tão rápida, era para tentar tocá-la em um minuto. Bem, ouça novamente e cronometre. Pegue o cronômetro no seu celular e veja quanto tempo leva para tocar essa valsa.

Quase dois minutos. Você acha que poderia ser tocada mais rápido? Acha que deveria ser tocada mais rápido? Por quê?

Na verdade, há duas maneiras de pronunciar essa palavra: MI-nute e mi-NUTE, que significa pequeno ou diminuto. Eu não acho que Chopin estava desafiando a tocar essa valsa em um minuto; acho que ele estava simplesmente compondo uma pequena peça para um pequeno cachorro. A Valsa mi-NUTO.

É isso. Uma lição de audição focada não precisa levar muito tempo. Agora, caso você esteja pensando: “Eu não saberia todas essas informações sobre essa valsa”, entretanto há vários materiais que mães educadoras fornecem sobre esse assunto, há também muita informação gratuita na internet ou em livros.

Ajuste o Nível para Cima ou para Baixo

A única maneira de simplificar o estudo de música é apenas tocar a música com frequência durante o trimestre e não fazer as sessões de audição focada; mas, pensando bem, metade da alegria da música está em responder a ela de alguma forma. Então, por que não dedicar alguns momentos uma vez por semana para parar intencionalmente e se envolver totalmente com uma peça? Talvez você não inclua todas as informações de fundo, mas ainda pode mencionar o nome do compositor e o nome da peça, e então encorajar seus filhos a responder através de arte ou movimento ou criação de histórias ou apenas discutindo o que aquela peça os fez pensar.

Uma dica prática seria prestar atenção à duração da peça que você escolhe para as sessões de audição focada; talvez selecione peças mais curtas. Mas não subestime seu filho. Se suas mãos estiverem ocupadas pintando o que ouve, ou seus braços estiverem se movendo com um lenço de seda (ou fazendo seus dedos dançarem ou suas sobrancelhas dançarem), ele pode gostar de uma peça mais longa.

Você pode elevar o nível do estudo de música incluindo teoria musical em suas sessões de audição focada. Explique termos musicais aos seus alunos e dê-lhes elementos para escutar, como crescendos e diminuendos, sforzandos ou fermatas, instrumentos específicos ou até mesmo motivos específicos ou variações sobre um tema.

Essa é outra maneira de elevar o nível do estudo de música: ler uma biografia sobre a pessoa que compôs o que você está ouvindo e conhecer esse compositor como pessoa.

Então, certifique-se de registrar seu compositor no seu Livro dos Séculos. Não leva muito tempo, mas ao escrever o nome dele na página apropriada, seus filhos também podem ver quem mais viveu na mesma época. Eles podem notar um dos artistas que vocês estudaram para o estudo de imagens e também registraram lá. “Olha! Chopin viveu na mesma época que Turner!” E é nesse momento que essas conexões ficarão gravadas, porque eles fizeram essa conexão por conta própria.

A música é uma parte necessária—e deliciosa—da educação, e é bem simples de incluir na sua educação domiciliar. Escolha um compositor por trimestre. Ouça sua música com frequência. Faça uma sessão de audição focada uma vez por semana. É só isso.

Então, com qual compositor você quer começar?

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?