Meu marido pensa por meio de figuras de linguagem e, há vários anos, ele descreveu uma que desde então ficou gravada em minha mente. Ele explicou que algumas pessoas são como termostatos e outras como termômetros. Um termostato regula a temperatura de equipamentos como refrigeradores e ar condicionados. Ele é ajustado para uma temperatura constante e, se a atmosfera ao seu redor esquentar, ele entra em ação e faz com que a temperatura volte ao normal. Por outro lado, um termômetro reage à temperatura e à atmosfera ao seu redor. Se o ar ao redor esquentar, ele também esquenta. Em outras palavras, um termômetro é controlado por sua atmosfera; um termostato controla sua atmosfera. Há uma grande diferença.
Agora, traga essa ideia para nossa discussão sobre a educação ser uma atmosfera . Muitas vezes, a mãe é quem define a atmosfera da casa, porque geralmente é ela quem fica com os filhos durante o dia e todos os dias. Existe um ditado: “Se mamãe não está feliz, ninguém está feliz!” E tenho certeza de que você notou a diferença em seus filhos quando você está “no auge da sua plenitude” ou quando está cansada demais para qualquer coisa. Todos nós já passamos por essas fases.
Queremos estar “no auge”; queremos ser termostatos! Mas muitas vezes nos encontramos esgotadas, exaustas e simplesmente cansadas.
Charlotte Mason reconheceu que a maternidade é um trabalho exigente – especialmente quando você adiciona educação domiciliar à mistura. Ela sabia da importância de ser um termostato (apesar de usar a frase “sempre sereno”, provavelmente porque não tinha ouvido a figura de linguagem do meu marido :-). Mas, mais do que isso, ela deu algumas sugestões para ajudar as mães a manterem essa margem emocional tão essencial para criar a atmosfera que você deseja que seus filhos absorvam.
“Não é à toa que os pintores antigos, por mais diversas que sejam suas ideias em outros assuntos, todos se fixam em uma qualidade própria do padrão Mãe. A Madona, não importa de que tela ela olhe para você, está sempre serena. Esta é uma grande verdade, e deveríamos pendurar as Madonas de todos os Mestres antigos em nossas paredes, se a lição, aprendida através do olho, levasse calma ao coração. Esta é uma exigência difícil para as mães nestes dias ansiosos e conturbados? Pode ser difícil, mas não é impossível. Se as mães pudessem aprender a fazer por si mesmas o que fazem por seus filhos quando estes estão sobrecarregados, teríamos lares mais felizes. Deixem as mães saírem para ‘brincar’! Se elas tivessem coragem de deixar tudo de lado quando a vida fica muito tensa, e apenas tirar um dia, ou meio dia,
- nos campos,
- ou com um livro favorito,
- ou em uma galeria de arte olhando longa e cuidadosamente para apenas duas ou três pinturas,
- ou na cama,
- sem os filhos,
a vida continuaria muito mais feliz, tanto para os filhos quanto para os pais” (Vol. 3, pp. 33, 34).
Aqui estão algumas ótimas sugestões para as mães que desejam refrescar sua mente e melhorar sua Atmosfera! São ideias adicionais para “reajustar nossos termostatos”:
- Ouça algumas músicas de louvor a Deus.
- Simplifique seus planos para a próxima refeição de hoje. Torne mais fácil!
- Diga não a um evento estressante e demorado que está roubando sua alegria. (E sinta seus ombros relaxarem)
- Faça uma tarefa de limpeza de 15 minutos. (Um ambiente sereno ajuda a criar uma atmosfera serena)
- Tire uma soneca de 20 minutos.
- Sente-se para tomar uma xícara de chá (ou uma Coca-Cola!).
- Faça uma caminhada de 15 minutos.
E ainda outras ideias, tiradas de Karen Andreola:
- Tenha interesses e hobbies, e compartilhe com as pessoas.
- Trabalhe em um pequeno projeto de decoração ou artesanato.
- Reabasteça sua alma com um suprimento contínuo de ideias.
- Se interesse por temas, assuntos e ideias diferentes.
- Sempre ande por aí com um livro e dê uma lida nas pausas.
- Sempre tenha quatro livros por perto: Bíblia, um livro difícil, um livro moderadamente fácil e um romance ou poesia.
- A oração, a meditação, o silêncio e a gratidão são importantes para a mãe.
A educação é uma atmosfera. As ideias que governam sua vida constituem uma grande parte do aprendizado e da formação de seus filhos à medida que eles crescem em seu lar.
Da próxima vez, falaremos sobre “Educação é uma Disciplina”.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.