Muitas pessoas comparam livros vivos ao conhecer o método Charlotte Mason. E isso é muito bom. Livros vivos são uma parte importante do método, como discutimos em posts recentes.
Mas uma educação Charlotte Mason não é baseada apenas em livros; também se baseia em “coisas”.
Charlotte acreditava que experiências práticas manuais e personalizadas também eram necessárias para que as crianças realmente aprendessem. Ela mencionou especificamente cinco “coisas” que precisamos incluir no currículo de nossos filhos.
-
- Obstáculos naturais
Devemos fornecer obstáculos naturais para desafiar nossos filhos fisicamente. Charlotte nos encorajou a manter nossos filhos fisicamente ativos por meio de “escalada, natação, caminhada, etc.”
- Obstáculos naturais
-
- Materiais
O artesanato desempenha um papel importante para ajudar nossos filhos a formar relações com o mundo ao seu redor. Precisamos dar-lhes oportunidades de trabalhar com “madeira, couro, barro, etc.”
- Materiais
-
- Objetos naturais in situ
Observe como a palavra “situ” se parece com “situação”. Charlotte garantiu que as crianças tivessem tempo regular ao ar livre para observar objetos da natureza, “pássaros, plantas, riachos, pedras, etc.”, em seu ambiente natural ou situação. O estudo da natureza é um aspecto importante da educação de Charlotte Mason.“Nos primeiros cinco ou seis anos de sua vida, tudo, especialmente tudo em movimento, é objeto de curiosidade inteligente para a criança – a rua ou o campo é um panorama de deleite, o cão do pastor, a carroça do padeiro, o homem com o carrinho de mão, estão cheios de vívido interesse. Ela tem mil perguntas a fazer, quer saber de tudo; ela tem, de fato, um apetite desordenado pelo conhecimento. Em breve curamos tudo isso: ocupamo-lo com livros em vez de coisas; evocamos outros desejos no lugar do desejo de saber; e conseguimos criar o homem desatento (e a mulher ainda mais desatenta) que não discerne nenhuma diferença entre um olmo, um álamo e uma tília, e perde em muito a alegria de viver” (Vol. 2, pp. 181, 182).
- Objetos naturais in situ
-
- Objetos de arte
As crianças das escolas de Charlotte tiveram a oportunidade de apreciar e expressar arte. Eles tiveram aulas de estudo de pinturas e aulas de desenho, tempo para experimentar misturas de tintas e desenhar com carvão, incentivo para desenhar tanto o que imaginavam quanto o que viam. Que tal dar aos nossos filhos o mesmo?
- Objetos de arte
-
- Instrumentos científicos
Charlotte listou especificamente o estetoscópio, o termômetro, o microscópio e a lupa. Enquanto nos encorajou a usar esses instrumentos, ela também explicou que devemos ter o cuidado de usá-los para confirmar ou expandir uma ideia, não para substituir a própria ideia que toca a emoção e instiga a imaginação.
- Instrumentos científicos
Então, ao fazer planos para a próxima semana, mês ou ano, certifique-se de incluir “livros e coisas”. Esses tipos de experiências práticas de aprendizado adicionarão variedade e alegria aos seus dias e desempenharão um papel vital em ajudar seu filho a formar as relações que levam ao conhecimento real.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.