Charlotte Mason, Educação domiciliar nos primeiros anos, Pré-escola

O principal dever dos pais – Educação domiciliar nos anos pré-escolares – Parte 1

Enquanto conversávamos, Pam colocou Timmy, de nove meses de idade, em seu quadril. Tommy, de três anos, fitou-me por trás do carrinho de bebê – certamente,  esta convenção sobre educação domiciliar ofereceu muitas oportunidades para encorajar pais jovens. Olhando seriamente para mim, Pam fez a mesma pergunta que eu ouvira de tantas mães durante o verão: “O que eu deveria estar fazendo agora, durante os anos pré-escolares, para preparar meus filhos para a educação domiciliar?” Normalmente, quando os pais fazem essa pergunta, esperam conselhos sobre estudos formais — flashcards, vídeos instrucionais e aulas de alfabetização parecem ser primordiais em suas mentes. Todavia, as prioridades de Charlotte Mason que os encorajamos a adotar, muitas vezes, soam um pouco diferentes. Bem, provavelmente, mais do que “um pouco”.

Charlotte Mason delineou dois deveres principais dos pais. A saber:

  1. Formar em seus filhos hábitos corretos de pensamento e de comportamento é o principal dever dos pais” (Vol. 2, p. 228).
    Moldar e formar o caráter de seu filho com bons hábitos é sua primeira prioridade. Se o seu dia está muito cheio para lhe dar tempo de parar e lidar com os maus hábitos, então, realmente, seu dia está muito cheio.
  2. Alimentar diariamente uma criança com ideias amorosas, corretas e nobres, acreditamos ser o próximo dever dos pais” (Vol. 2, p. 228).
    Nutra a mente de seu filho com ideias boas e corretas todos os dias. Lembre-se de que uma criança absorve muito de seu ambiente. Portanto, certifique-se de que tudo o que você lhe dá é saudável e nutritivo, incluindo a atmosfera em que ele cresce. Nutra sua mente com o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, adorável, de boa fama, excelente, virtuoso e digno de louvor.

Se você se concentrar apenas nessas duas prioridades durante os anos pré-escolares, lançará uma base maravilhosa para o ensino em casa. Simplesmente incuta bons hábitos e nutra, com ideias amorosas, corretas e nobres, a mente de seu filho.      .

Nos próximos artigos,  falaremos, às mães de crianças pequenas, sobre as maneiras práticas e exequíveis de poder realizar essas tarefas principais. Você não encontrará expectativas difíceis ou “síndrome da péssima mãe” nestes posts. Em vez disso, será encorajada a trabalhar com o modo como Deus fez as crianças durante esta época  da vida. Esperamos que você aproveite os primeiros anos dos seus filhos!

Tradução: Projeto Currículo Santa Zélia
Revisão: Camila Flores

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?