Charlotte Mason, Estudo da Natureza, Pré-escola, Tempo de Crescimento

Lições da Rã e do Sapo: Um Tempo de Crescimento, Parte 1

Rãs e sapos podem nos ensinar algumas boas lições de vida. Você já leu a história deles sobre o jardim? O Sapo vê o lindo jardim da Rã e decide que quer um. Então, a Rã lhe dá algumas sementes.

O Sapo as planta e observa impacientemente o seu crescimento. Ele anda de um lado para outro; ele grita para as sementes: “Comecem a crescer”!

A Rã o tranquiliza: “Deixe-as a sós por alguns dias. Deixe o sol brilhar sobre elas, deixe a chuva cair sobre elas. Em breve, suas sementes começarão a crescer”.

Mas o Sapo se desgasta tentando fazer tudo o que pode para fazer essas sementes crescerem. Finalmente ele adormece, exausto; e enquanto ele não está olhando, as sementes brotam.

“E agora você também terá um bom jardim”, diz a Rã.

O Sapo concorda, mas acrescenta: “Foi um trabalho muito duro”.

Lições da Rã e do Sapo

Embora possamos rir do esforço e estresse desnecessários do Sapo, também podemos ver um pouco de nós mesmos nele. Charlotte Mason ensinou que o objetivo da educação é o crescimento: “As crianças aprendem para crescer” (Vol. 1, p. 171). No entanto, às vezes esquecemos alguns dos princípios básicos do crescimento e ficamos todos nervosos com o que vemos ou não vemos. Vamos respirar e nos lembrar de quatro verdades básicas sobre o crescimento.

O crescimento acontece lá no fundo onde não podemos vê-lo.

Muito do crescimento ocorre sob a superfície, especialmente a preparação para a floração. Só porque não podemos ver uma mudança dramática em uma criança (ainda) não significa que ela não esteja crescendo por dentro. Seja paciente.

O crescimento aparece em saltos.

Todos nós provavelmente já vimos um salto de desenvolvimento físico em nossas crianças ao longo dos anos, e outros tipos de crescimento acontecem em saltos também. Por mais que gostemos de pensar que a educação é uma subida constante em uma determinada direção, ela não é. Assim, como em toda a vida, há um fluxo e um refluxo; um tempo de descanso e preparação, depois um tempo de seguir adiante.

Portanto, faríamos bem em não limitar nosso foco a apenas um dia de educação, ou uma semana, ou um mês. Podemos ter uma perspectiva melhor se olharmos para toda uma estação de crescimento. Como a criança cresceu ao longo do ano letivo? Como ela cresceu, comparando este ano com o ano passado? Olhe para o quadro geral.

Às vezes, nós mesmos nos desorganizamos quando não precisamos fazê-lo.

O pobre Sapo se desgastou tentando fazer tudo o que podia para obrigar essas sementes a crescerem. Ele não percebeu que já estava fazendo o que era mais importante: proporcionar boa terra, um lugar ensolarado e chuva. Ele só precisava se acalmar e acrescentar algum tempo.

Alguns de nós só precisam se acalmar e aguardar algum tempo até que a criança cresça. É fácil se estressar quando o crescimento não apareceu dentro do prazo imposto por nós mesmos. Mas se fornecemos o que é mais necessário, não há necessidade de correr em busca de maneiras de forçar esse crescimento natural.

Então, o que é mais necessário? Eu ouço alguns de vocês perguntarem. Essa é a pergunta que discutiremos. Continuem lendo.

O crescimento é um processo natural, nas circunstâncias certas.

Deus fez as plantas para crescerem no conjunto certo de circunstâncias. E Ele fez as pessoas da mesma maneira. O crescimento acontecerá se nos concentrarmos em três coisas essenciais.

  • Proporcionar a atmosfera correta.
  • Retirar as ervas daninhas.
  • Nutrir a planta.

Analisaremos cada uma dessas coisas essenciais para um período de crescimento. Nem todas as plantas terão a mesma aparência; o crescimento de cada uma delas será único. Mas podemos incentivar esse crescimento individual se nos certificarmos dessas três coisas. Não tem que ser tão difícil quanto alguns de nós pensamos. Confie no processo.

A educação tem tudo a ver com crescimento, não apenas com conhecer coisas. Espero que esta série seja um bom lembrete para sermos pacientes, olharmos para o quadro geral, nos acalmar  e confiarmos no processo.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?