Charlotte Mason, Série: Artesanatos

Sete Benefícios do Artesanato no Homeschooling

“Qual é o objetivo?”

Muitas vezes me faço essa pergunta, especialmente quando se trata de algo que exige muito do meu tempo. Se alguém me diz que eu deveria acrescentar uma certa atividade ao meu cronograma já cheio, eu quero saber por quê. Diga-me o que essa atividade vai acrescentar.

Para muitas mães, o artesanato se enquadra no título “Para quê? Sim, Charlotte Mason incluiu o artesanato em seu currículo. Mas por quê? Quais são as razões por trás disso? Qual seria o ganho disso para meu filho?”

É fácil ver o artesanato como apenas uma agradável opção de trabalho manual, a menos que entendamos o que Charlotte estava tentando realizar com esta parte indispensável das atividades da semana.

Benefícios do Artesanato

Treinar os olhos e as mãos.
Os artesanatos ajudam a treinar os olhos e as mãos. Você deve recordar que Charlotte enfatizava o hábito da observação, olhando de perto e cuidadosamente para algo. O artesanato proporciona muitas oportunidades para observar; e quanto mais frequentemente seu filho observa, mais cedo essa habilidade se torna um hábito útil.O artesanato também proporciona muita prática na coordenação olho-mão. Treinar sua mão para trabalhar em conjunto com seus olhos requer tempo e experiência. O artesanato oferece uma arena maravilhosa para o desenvolvimento dessa habilidade.

Cultivar o sentimento artístico.
Charlotte deu ênfase a encher a mente e o coração com imagens bonitas e dignas. Ela rejeitou qualquer coisa vulgar. Muitas vezes pensamos nesses princípios ao fazer o estudo de arte. Mas esses princípios também se estendem ao artesanato. Charlotte escolheu o artesanato, e projetos específicos dentro dessa área, para ajudar a cultivar o senso de beleza da criança e sua apreciação pela beleza. Nós podemos fazer o mesmo.

Treinar o asseio, ou bom gosto.
O artesanato também oferece uma grande oportunidade de treinar os sentidos para o bom gosto. É o que Charlotte quis dizer com “asseio”. Em suas palavras, “A limpeza é semelhante à ordem, mas não é bem a mesma coisa: implica não apenasum lugar para tudo, e tudo em seu lugar’, mas tudo em um lugar adequado, de modo a produzir um bom efeito; de fato, o gosto entra em jogo. A menina não deve apenas colocar suas flores na água, mas arranjá-las de maneira bonita, e não deve colocá-las em alguma caneca ou jarra de cozinha rude, ou algum vaso rosa horrível, mas deve ter um vaso ou jarro gracioso na forma e harmonioso na tonalidade, embora seja apenas uma bagatela barata” (Vol. 1, pp. 130, 131).

Treinar a destreza manual.
Há muito a ser dito sobre a memória muscular. Quanto mais os músculos das mãos repetem um movimento, mais você pode afinar esse movimento para obter precisão. Não importa qual artesanato você selecione, ele proporcionará um excelente campo de treinamento para a destreza manual.

Estabelecer as devidas relações com vários materiais.
Talvez você tenha lido sobre atirar panelas de barro em uma roda. Talvez você já tenha visto até uma demonstração. Mas você já tentou por conta própria – sujou suas mãos e sentiu o barro girando sobre a roda sob suas mãos? Quando você experimenta algo por si mesmo – quando isso toca sua imaginação e emoções – é quando você realmente conhece esse algo. Lembre-se, Charlotte acreditava que a educação é a ciência de formar relações pessoais com as pessoas e as coisas. O artesanato proporciona oportunidades naturais para esse tipo de educação.

“Ele pratica vários artesanatos para que possa conhecer a sensação da madeira, argila, couro e a alegria de manusear ferramentas, ou seja, para que possa estabelecer uma devida relação com os materiais” (Vol. 6, p. 31).

Experimentar o prazer de movimentos exatos e o triunfo do sucesso.
Se você tiver cuidado ao ensinar a seu filho o que ele deve fazer e selecionar um artesanato que o desafiará, mas não o frustrará, seu filho sentirá prazer e sucesso ao desenvolver suas habilidades.

“A mão humana é um instrumento maravilhoso e requintado para ser usado em cem movimentos que exigem delicadeza, direção e força; cada movimento é uma causa de alegria, pois leva ao prazer da execução e ao triunfo do sucesso. Começamos a entender isto e fazemos alguns esforços para treinar os jovens na manipulação hábil de ferramentas e na prática do artesanato” (Vol. 6, p. 328).

Incentivar a produtividade.
Muitas das razões “Para quê?” por trás dos hábitos e métodos de Charlotte se centram em torno da importância de estar a serviço dos outros. E o artesanato não é exceção. Charlotte queria incentivar seus alunos a serem produtores, não apenas consumidores – para beneficiar os outros, produzindo um bom e belo trabalho.

“Algum dia, talvez, veremos o aprendizado dos ofícios ser reavivado, e o bom e belo trabalho incentivado. Até agora, estamos nos empenhando em garantir que cada um ‘viva sua vida’; e isso, não às custas do próximo; porque, tão maravilhosa é a economia do mundo que, quando um homem realmente vive sua vida, ele beneficia seu próximo como a si mesmo; todos nós prosperamos no bem-estar dos outros” (Vol. 6, p. 328).

 

Portanto, da próxima vez que você for tentado a descartar o artesanato (novamente), lembre-se de tudo o que Charlotte estava tentando realizar com esta atividade semanal. Esperamos que a leitura dessa lista lhe dê um leve empurrão para iniciar um artesanato de algum tipo.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.

 

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?