A maioria das mães com quem falo tem aversão à poesia porque sua experiência na escola foi uma professora que exigiu que elas analisassem um poema até a morte. Elas tinham que buscar todo o simbolismo e potenciais significados ocultos, analisar as métricas e os padrões rítmicos do poema e realizar outros exercícios que pudessem acabar completamente com a alegria da poesia.
A abordagem de Charlotte em relação à poesia era bem diferente. Ela queria que seus alunos (e professores) desfrutassem do uso requintado das palavras. Ela acreditava que a poesia é a forma mais elevada de literatura. Assim, ela apresentava o poeta ao aluno e saia do caminho para não atrapalhar; muito parecido com o que fez com outros autores, artistas e compositores.
Maneiras de usar a poesia
Aqui estão alguns costumes de Charlotte para lidar com poesia.
- Leia poemas em voz alta com frequência.
- Charlotte recomendava a leitura diária de poesia. Boa poesia. Não bobagens.
- Ocasionalmente, escolha um poema para ser memorizado e/ou recitado.
- Modele e crie em seus filhos a prática de falar belas palavras de uma maneira bonita.
- Concentre-se em um poeta.
- Assim como Charlotte se concentraria em um artista ou um compositor por várias semanas, ela recomendou que se concentrasse em um poeta por várias semanas para ajudar seu filho a “sentir” o estilo daquele poeta.
- Peça uma narração de um poema.
- Assim como você faria com qualquer peça de literatura, leia um poema e peça a seu filho que o narre em suas próprias palavras.
- Use poemas simples para lições de primeira leitura.
- Inclua poemas sobre a natureza em seu caderno da natureza.
- Charlotte explicou que “a magia da poesia torna o conhecimento vital, e as crianças e os adultos citam um verso que acrescentará negritude ao ashbud, terna maravilha a essa ‘flor na parede raiada’, uma emoção ao canto da cotovia” (Vol. 6, p. 328).
- Copie uma estrofe favorita de um poema para trabalho de cópia.
- O poema inteiro pode se tornar uma tarefa muito longa para um iniciante, então permita que ele selecione uma estrofe favorita de um poema para copiar.
- Peça a seu aluno mais velho que escreva uma narração em forma de poesia.
- Charlotte começou a pedir a seus alunos que escrevessem algumas de suas narrações como poemas quando eles tinham cerca de onze a quinze anos de idade. Ela usava este exercício para também reforçar o estilo de algum poeta ou poema que eles conheciam, pedindo-lhes que escrevessem sua narração nesse estilo.
Não deixe que suas más experiências com poesia roubem de seus filhos a alegria que ela pode trazer se apresentada corretamente. Experimente algumas das pequenas lições de poesia de Charlotte, e veja seu filho crescer e amar as belas palavras apresentadas de uma forma bonita.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.