Muitas mães nos perguntam: “O que eu devo fazer com meus filhos de 3 a 5 anos“?
Em vez de pressões acadêmicas ou sociais, Charlotte Mason encorajou que as mães dessem a seus filhos seis anos de desenvolvimento de bons hábitos, familiarizando-se com a natureza, explorando os cinco sentidos, crescendo em suas vidas espirituais e brincando ao ar livre.
Como deve ser a pré-escola
1. Foco nos fundamentos.
Hábitos, brincadeiras ao ar livre, leitura em voz alta e Bíblia são os mais importantes. Se você se concentrar apenas nesses, estará indo muito bem.
Se você não fizer mais nada durante os anos pré-escolares, concentre-se em dar a seu filho estes quatro fundamentos. Os estudos formais podem esperar; bons hábitos e ideias corretas não podem. Como Charlotte Mason enfatizou:
“Sabemos que formar em seu filho hábitos corretos de pensamento e comportamento é o principal dever dos pais. . . . Alimentar diariamente uma criança com ideias amorosas, corretas e nobres, acreditamos ser o próximo dever dos pais”.
Hábitos
Os três principais hábitos nos quais Charlotte recomendou trabalhar são os hábitos da atenção, da obediência e da honestidade. Estabelecer estes hábitos durante os anos pré-escolares tornará os anos futuros mais suaves e fáceis.
Brincadeiras ao ar livre
Dê a seu filho muito tempo para brincadeiras e explorações livres lá fora. Deixe que ele trabalhe os músculos, gaste energia e se aproxime das maravilhas da criação de Deus no mundo ao redor dele.
Leitura em voz alta
Leia em voz alta para seu filho todos os dias. Lembre-se de que você está cultivando os gostos dele pelos livros que você seleciona, portanto não se contente com histórias bobas e aguadas que supõem que seu filho não consegue entender frases bem elaboradas. Dê a seu filho uma história boa e interessante com ótimas ilustrações.
Bíblia
E enquanto estiver lendo, não deixe de ler em voz alta o Livro dos livros: a Bíblia. Os anos pré-escolares são um ótimo momento para familiarizar seu filho com as grandes histórias da Bíblia. (Nota do tradutor: e, para os católicos, incluem-se as histórias dos santos).
2. Incluir enriquecimento e beleza.
Artesanato, arte, música e poesia enriquecerão a atmosfera do seu filho e o ajudarão a se ambientar com aspectos importantes o método de Charlotte Mason quando ele começar os estudos formais.
Enriquecer é cercar seu filho com oportunidades de interagir com ideias belas, boas, amorosas e nobres que nutrirão seu espírito.
Artesanato e Habilidades para a vida
As crianças gostam de sentir que estão contribuindo com algo que é valioso para a vida familiar. As crianças pequenas, especialmente, estão ansiosas para usar suas mãos para criar e ajudar nas tarefas domésticas. Portanto, use esses anos para ensinar suavemente a maneira correta de fazer tarefas em casa e para estabelecer um senso de realização a partir de um trabalho bem feito. Alguns artesanatos e habilidades para a vida que parecem se encaixar bem com crianças menores estão listados abaixo.
Artesanato:
- Crochê
- Pintura com os dedos
- Jardinagem
- Costura à mão
- Carimbar
- Esculpir
- Tricotar ou tricotar com os dedos
- Pintura em aquarela
- Tecelagem
Habilidades para a vida:
- Limpar a mesa
- Sovar massa
- Dobrar toalhas
- Colocar a mesa
- Separar roupas para lavar
- Varrer o chão
- Descarregar compras
- Descarregar a máquina de lavar louça
- Lavar louças e pias
Arte
Mostrar grandes gravuras de grandes artistas, uma de cada vez. Mencionar o nome do artista e juntos identificar itens de interesse em cada quadro. Um quadro a cada semana ou duas é um bom ritmo que permite que seu filho tenha tempo para pensar sobre o que ele viu e conversou.
Música
Tocar as obras de grandes compositores ao fundo durante as refeições ou na hora de dirigir ou cochilar. Mencione o nome do compositor para que a criança se familiarize com ele e conecte aquela música com aquele compositor.
Poesia
Leia poesia em voz alta para seu filho pelo menos uma vez por semana.
3. Apresente gentilmente os estudos quando a criança estiver pronta.
A leitura, a escrita e a matemática podem ser acrescentadas através de atividades informais à medida que a criança estiver pronta. Alguns podem não estar prontos até que tenham mais de cinco anos; tudo bem!
Os estudos formais não são sua prioridade durante os anos pré-escolares. Incutir bons hábitos e alimentar o coração de seu filho com ideias boas, amorosas e nobres são suas principais prioridades. Lembre-se de que as crianças se desenvolvem em ritmos diferentes. Algumas estarão prontas para ABC’s e 123’s em idade precoce; algumas não estarão. Por favor, não permita que pressões externas ou internas apressem seu pequeno. Seu filho aprenderá rapidamente quando estiver pronto. Sem pressões.
Se seu filho mostrar interesse em letras ou números, é melhor introduzir gentilmente os conceitos listados abaixo um pouco de cada vez através de atividades lúdicas informais. As lições estruturadas não devem começar até que a criança tenha seis anos de idade.
Leitura
Siga os seguintes passos:
- Aprenda os nomes das letras e os sons que elas fazem.
- Pratique a identificação do som inicial de várias palavras.
- Reúna as letras para construir palavras curtas.
- Aprenda mais palavras e leia frases através de lições curtas de leitura (não mais do que 10-15 minutos).
Escrita
Você deve começar com os músculos grandes, acrescentando papel e lápis somente depois que a criança estiver confortável com as habilidades dos músculos menores.
- Aprenda os movimentos principais e as letras que podem ser feitas com esses movimentos. Trace letras com um dedo na areia, arroz ou ar; comece com letras maiúsculas, depois aprenda letras minúsculas.
- Escreva letras com um tamanho grande em um quadro de parede ou quadro branco.
- Uma vez que a criança esteja confortável com a habilidade dos pequenos músculos e possa ler algumas palavras, então ela pode começar a sentir o lápis no papel e a escrever com linhas tracejadas. Tenha cuidado para não pular para este passo muito cedo ou pressionar seu filho a escrever antes que ele esteja pronto. Certifique-se de que ele possa ler as palavras que você está pedindo para ele copiar; caso contrário, será apenas um exercício de desenho.
Matemática
As crianças geralmente começam memorizando os nomes dos números, depois avançam para compreender os conceitos de contagem e agrupamento. Dê tempo suficiente ao seu filho a cada passo e lembre-se de continuar aprendendo informalmente através de atividades divertidas e cotidianas.
- Contagem; formas geométricas simples (memorizando as palavras usadas).
- Relacionar os números às quantidades; identificar formas geométricas no ambiente.
- Adição simples com objetos em situações da vida cotidiana.
Charlotte não costumava iniciar aulas formais de matemática até os seis anos de idade, mas você pode introduzir os conceitos de matemática informalmente usando objetos do cotidiano. Este artigo sobre lições de matemática para crianças menores dá uma visão geral de como Charlotte Mason abordou a matemática.
Nota: Tenha em mente que, se você estiver educando seus filhos mais velhos em casa à maneira de Charlotte Mason, seus pequenos podem ouvir e aprender junto com eles em muitas dessas áreas. Por exemplo, eles podem ouvir as histórias bíblicas que você lê em voz alta e os versículos das Escrituras que você está memorizando, eles verão os quadros dos artistas que você está estudando, e muito mais.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.