Bem-vindo ao Currículo Santa Zélia!
Este é um currículo para educação em casa, clássico e católico.
Nosso currículo é influenciado pelos métodos de Charlotte Mason, educadora inglesa do século XX.
Portanto, estamos limitados a três instrumentos educacionais – a atmosfera do ambiente, a disciplina do hábito e a apresentação de ideias vivas.
– Charlotte Mason
Por uma educação católica
Nosso foco verdadeiro deve ser educar nossos filhos para o céu, ou seja, para a santidade. Por isso, nosso primeiro compromisso não é com métodos e sim com a fé católica como ensinada pela Tradição e pelo Magistério da Igreja. Além disso, defendemos o princípio de que não é seu filho quem deve se adaptar ao método, e sim o método que deve se adaptar ao seu filho. Portanto, esteja sempre atento às necessidades reais do seu filho e da sua família.
Tendo isso estabelecido, o método Charlotte Mason oferece uma série de práticas e ideias de ensino que tem sido adotadas com êxito por famílias católicas como lições curtas, estudo da natureza, livros vivos, treinamento de bons hábitos, narração, recitação, tempo ao ar livre, respeito ao ritmo da criança, trabalhos manuais, dentro outros. As linhas mestras de Charlotte Mason casam facilmente com uma educação católica. A atmosfera de um ambiente piedoso, a disciplina de bons hábitos e virtudes e, por fim, o ensino de ideias verdadeiras, belas, boas, ou seja, vivas e não apenas fatos secos.
Como Charlotte Mason era anglicana e, de certo modo, fruto do seu tempo, quando for o caso deve-se adaptar suas ideias para a visão católica ou mesmo deixá-las de lado, como aconselha e permite a Divini Illus Magistri: “(…) o professor cristão seguirá o exemplo das abelhas, que das flores colhem a parte mais pura, deixando o resto. (…) E esta necessária cautela (…) não impede de modo nenhum que o mestre cristão acolha e aproveite quanto de verdadeiramente bom produzem os nossos tempos na disciplina e nos métodos.”
Examinai tudo: conservai o que é bom.
– São Paulo, Apóstolo
Qualquer outra dúvida sobre isso foi respondida em: o método Charlotte Mason pode ser utilizado por católicos?
Por uma educação clássica
Os grandes livros da história da humanidade, a apreciação de tudo o que é Bom, Belo e Verdadeiro em música, arte, literatura e outras áreas, o cultivo de bons hábitos e virtudes, o domínio da linguagem, a intenção de preservar o grande legado da civilização ocidental e a visão integral do ser humano… Para nós não há dúvida de que Charlotte está inserida na tradição clássica.
Explicamos detalhadamente no texto “Charlotte Mason faz parte da tradição clássica de ensino? Sim!” o porquê Charlotte Mason é sim também um método clássico de ensino.
Nossas bases
Nosso currículo busca o que de melhor já foi pensado e feito, inclusive em outros países. Para isso fazemos pesquisas nos livros da Charlotte Mason, nos documentos das escolas criadas por ela (PNEU Schools), e em outras fontes de pessoas que já trilharam esse árduo caminho do homeschooling, assim como em nossas próprias pesquisas. Pesquisamos muito para oferecer algo único em língua portuguesa. Contamos com sua colaboração nesse projeto.
Tentamos apresentar os melhores livros e materiais disponíveis. Cada ano escolar tem seu próprio currículo, contendo as disciplinas essenciais, opcionais, a carga horária e o cronograma, os livros indicados assim como os temas e assuntos abordados em cada disciplina e, por fim, dicas de atividades e projetos.
Um amplo banquete, e não apenas “português e matemática”
Alguns pais educadores se assustam com a quantidade de disciplinas e assuntos que um currículo Charlotte Mason propõe, afirmando que seus próprios planejamentos curriculares focam apenas em “português e matemática”, ou ainda na “linguagem”. Tais pais advogam a necessidade de dominar a língua, por meio da habilidade de proficiência em leitura, interpretação e composição de textos.
Entretanto, isso não está em pleno desacordo com o método da Charlotte Mason. Ela era adepta de um “amplo banquete de ideias vivas” estruturadas de forma equilibrada em “um currículo generoso“. Assim, a criança terá contato com temas instigantes e assuntos variados como Sagradas Escrituras, poesia, caligrafia, desenho, canto, apreciação de arte, geografia, história, artesanato, estudo da natureza, ciências etc.
Apesar da variedade de assuntos, seus currículos eram profundamente baseados em boa literatura e na aquisição de habilidades básicas. Mesmo em temas como ciências, história e geografia, o estudante está sempre trabalhando com livros vivos, e com isso também trabalhando com leitura, narração oral e escrita, ditado, composição, caligrafia, vocabulário, interpretação de texto etc., e, portanto, com habilidades de domínio da língua. Tais disciplinas são vistas não como mais um peso na rotina de educação ou como meios para decorar dados mortos, mas como fontes de maravilhamento pela vida e amor pelo aprendizado.
Isto é um currículo e não uma lista de livros
Um currículo é não é uma mera lista de livros e materiais. Um currículo é todo vital, harmonioso e efetivo. Uma sequência de assuntos e livros organizados ao longo dos anos escolares para atingir um objetivo definido. Nosso currículo busca seguir o método Charlotte Mason, prescrevendo lições curtas, narração, estudo da natureza, livros vivos e outros elementos típicos do método. Caso você não leia e não estude sobre o método Charlotte Mason, nosso currículo será apenas uma lista de livros e você não conseguirá extrair dele a riqueza que queremos te fornecer.
A dificuldade em educar muitos filhos educar em casa
Sabemos como a rotina e tantos afazeres do mundo moderno podem exigir muito dos pais educadores. Entretanto, utilizando métodos como lições curtas, narração, o cultivo de bons hábitos, o hábito de atenção plena, o hábito da execução perfeita e o amor ao aprendizado, o estudante ficará cada vez mais autodidata. À medida que a criança vai adquirindo habilidades de leitura, menos leitura em voz alta será necessária.
Estipulamos que entre os 9 a 10 anos a criança já deve estar lendo seus próprios livros, apesar de a prática de leitura em voz alta sempre permanecer como um recurso importante. O educador será cada vez mais um orientador. Entretanto, não caiamos em exageros onde o educador é anulado, se rebaixando a um mero acompanhante. Devemos ser verdadeiros educadores dos nossos filhos, guiando-os pelo caminho correto das boas leituras, das virtudes e da boa educação. Ao mesmo tempo, a criança deve ser guiada aos poucos para sua própria independência intelectual, respeitando seu ritmo e sua capacidade.
Ter um ou dois filhos e educá-los em casa, não parece tão desafiador em termos de rotina e planejamento. Entretanto, nós pensamos na dificuldade que é educar numerosos filhos em casa. Influenciados por esquemas parecidos de currículos americanos, criamos rotações de assuntos, ou seja, autores ou temas que podem ser estudados em conjunto por toda a família. Isso facilita muito a organização da sua educação em casa. Leia mais também no texto: “Como educar vários filhos ao mesmo tempo no homeschooling?“
Boa literatura de livros vivos
O método Charlotte Mason é repleto da boa literatura clássica e universal. Ao privilegiar nos primeiros anos os contos de fadas, as fábulas, a mitologia grega e a literatura clássica infantil formamos seu imaginário e cultivamos o gosto literário por aquilo que é bom. Charlotte Mason incentiva muito a leitura de livros sem adaptação e livros de grandes gênios da humanidade.
É importante elevar a criança a padrões mais altos. Diferente do que ocorre no ensino brasileiro onde livros bobos e de baixo valor literário são oferecidos, Charlotte Mason advogava que os livros não deveriam ser superficiais e fáceis, mas que deveriam custar algum esforço mental à criança. Você perceberá que alguns livros que estão além da capacidade de leitura do estudante são indicados nos anos iniciais. Esses livros são para a leitura em voz alta pelo educador. Mesmo que ainda não tenha habilidade de leitura independente suficiente, tais livros lidos pelo educador fornecem à criança repertório vocabular e linguístico, assim como o hábito da atenção e da expressão, pois é exigido que a criança narre, ou seja, reconte a leitura com suas próprias palavras. Tudo isso constrói os fundamento para os próximos anos.
Além disso, buscamos seguir o famoso conceito de “livros vivos”. Em outras palavras, tentamos ao máximo preterir livros didáticos, livros enfadonhos e sem graça. Um livro vivo é um livro que dá vida ao assunto. Geralmente um livro vivo é um livro narrativo, que tenha valor literário, instigante, que acende nossa imaginação com ideias e não apenas nos fornecem fatos secos. Acreditamos que todo bom livro que alimente nossa mente com o Bom, o Belo e o Verdadeiro é um livro vivo.
Ok, você chegou até aqui, o que fazer agora?
Se você se familiarizou com o método Charlotte Mason, lendo os textos no nosso site e no nosso blog, pedimos também que leia a sequência de textos sobre planejamento homeschooling, assim também com o Dúvidas Frequentes. Também recomendamos que você compre o livro da Charlotte Mason.
Pronto. Agora você está pronto para usar o currículo. Entre nos anos escolares dos seus filhos, avalie se cada filho está pronto para aquele ano específico ou para outro. Comece a comprar os materiais recomendados para o ano, ou pelo menos para o próximo trimestre. Perceba que há alguns materiais disponíveis online. Você poderá imprimi-los.
Você pode utilizar o cronograma semanal que disponibilizamos ou construir seu cronograma semanal de acordo com as nossas recomendações.
Suporte e apoio
Você não está sozinho(a) nesta jornada. Há muitos textos no blog para que entenda o método Charlotte Mason e aprenda a ensinar cada disciplina. Temos também um grupo de apoio para dúvidas, ajuda mútua e troca de ideias entre os pais educadores.