Nas últimas semanas, falamos sobre alimentar a curiosidade natural e o desejo de conhecimento de nossos filhos usando livros vivos e coisas naturais. Esses princípios da educação Charlotte Mason ajudam nossos filhos a formar relacionamentos que resultam em uma verdadeira educação.
Mas você sabia que Charlotte também nos alertou contra quatro métodos de ensino? Ela advertiu que esses quatro métodos podem destruir o desejo de conhecimento de nossos filhos, em vez de alimentá-lo e encorajá-lo.
Aqui estão os quatro métodos que Charlotte avisou que deveríamos evitar.
1. Muitas aulas orais.
Aulas orais consistem em o professor entregar, ou contar, a informação que ele quer que a criança saiba. Algumas aulas orais são combinadas com atividades e projetos práticos. Agora, observe o que Charlotte nunca disse: “Você nunca pode usar uma lição oral”. Ela disse para não usar “muitas” aulas orais e que as aulas orais deveriam ser “poucas e distantes entre si”. Uma aula oral pode ser usada para introduzir um tópico, ilustrá-lo ou resumi-lo, mas não restrinja seu filho a aprender apenas com você. Você não precisa ser (na verdade, não deveria ser) a fonte de todo o conhecimento. Simplesmente apresente seu filho a essas grandes mentes que escreveram suas ideias em livros vivos e saia do caminho.
2. Palestras ou apresentações.
As palestras ou apresentações podem ser interessantes se o orador tiver ruminado o assunto, desenvolvido uma paixão por ele e adicionado seu próprio pensamento original sobre ele. Mas, muitas vezes, uma palestra é uma lista de fatos reunidos às pressas para os alunos anotarem apressadamente e enfiarem em seus cérebros. Tal método pode destruir o amor de uma criança pelo aprendizado.
3. Livros didáticos.
“Conhecimento é informação tocada com emoção: o sentimento deve ser estimulado, a imaginação deve criar uma imagem, a razão deve ponderar, ou melhor, a consciência deve pronunciar-se sobre a informação que oferecemos antes que ela se torne conteúdo da mente.” Portanto, Charlotte nos exortou a “descartar” os livros didáticos e substituí-los por “literatura, isto é, por livros em que o escritor colocou seu coração , bem como uma mente altamente treinada” ( The Story of Charlotte Mason , p. 175).
4. Notas e competição.
As escolas de Charlotte não davam notas. Trabalhar para alcançar uma nota coloca o foco no objetivo errado. Restringe o conhecimento apenas ao que os outros dizem ser necessário. O aprender pelo amor do aprendizado e a descoberta e criação de relacionamentos com os assuntos são rapidamente abandonados por causa da nota e pela preocupação com o “isso vai ficar na prova?”
Pode ser necessário repensar um pouco as nossas escolhas para evitar esses quatro itens. Mas, como muitos de nós experimentamos, o estilo de educação Charlotte Mason é uma mudança refrescante e eficaz! Que tal dar aos nossos filhos livros vivos e coisas naturais? São princípios encantadores de Charlotte Mason que os ajudarão a manter seu amor pelo aprendizado.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.