Em meus anos ajudando outros educadores domiciliares de Charlotte Mason, provavelmente o tópico que mais surge é artes da linguagem. Recebo perguntas de “Como você faz artes da linguagem do jeito Charlotte Mason?” a “E quanto à redação?” a “Como você ensina ortografia e vocabulário?” a “Você pode recomendar um livro de gramática vivo?”
Então, vamos tirar um tempo para olhar juntos para as artes da linguagem. Nas próximas semanas, discutiremos o que está incluído nas artes da linguagem e como Charlotte ensinou todos esses componentes de maneiras simples, mas eficazes. Hoje, vamos começar definindo o que “artes da linguagem” significa.
Afinal, o que são artes da linguagem?
Não deixe que o termo chique o confunda: “artes da linguagem”. Na época de Charlotte Mason, esse termo não existia. É simplesmente um rótulo educacional que foi inventado ao longo do caminho. Na verdade, vamos desmontar o termo por um momento e pensar sobre o que ele significa.
“Arte” é uma forma de comunicar uma ideia, seja por meio de música, pintura, escultura ou dança. O objetivo da “arte” é comunicar uma ideia.
Agora adicione a palavra “linguagem” a esse conceito. O objetivo das “artes da linguagem” é ser capaz de usar uma linguagem com proficiência para comunicar uma ideia.
É isso. Nada assustador ou intimidador. Apenas aprender a comunicar ideias por meio da linguagem. Você tem ensinado artes da linguagem para seus filhos naturalmente desde que eles nasceram.
As Partes das Artes da Linguagem
Como queremos que nossos filhos sejam proficientes em comunicar ideias por meio da linguagem, queremos ter certeza de que cobrimos todas as formas pelas quais a linguagem ocorre. Portanto, as artes da linguagem incluem os quatro componentes principais de
- Audição,
- Leitura,
- Fala, e
- Escrita.
Tudo o que se relaciona a ouvir, falar, ler e escrever no idioma selecionado pode ser considerado parte do seu programa de artes da linguagem.
Professores ao longo dos anos tentaram dividir esse grande objetivo de “comunicar ideias por meio da linguagem” em habilidades individuais para trabalhar (como os professores tendem a fazer). A maioria dos programas de artes da linguagem incluirá essas habilidades específicas.
- Alfabeto
- Habilidades de escuta
- Fonética/Leitura inicial
- Partes do discurso
- Rimas
- Estrutura da frase
- Caligrafia
- Pontuação
- Compreensão de leitura
- Capitalização
- Escrita de redação ou composição
- Falar em público
- Vocabulário
- Revisão
- Ortografia
- Gramática
- Habilidades de referência (ordem alfabética; uso de dicionário, etc.)
- Estudo de palavras (homônimos, sinônimos, prefixos, sufixos)
A maioria dos programas tradicionais de artes da linguagem cobrem essas habilidades como quinze ou mais disciplinas separadas. Charlotte Mason usou cerca de metade dessas disciplinas e ainda cobriu todas as habilidades de uma forma interessante e viva que manteve a atenção dos alunos e os encorajou a amar o aprendizado.
Como? Veremos os detalhes nas próximas semanas.
Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.