- Instituto Charlotte Mason - http://institutocharlottemason.com.br -

Livros e histórias nos primeiros anos – Educação Domiciliar nos anos pré-escolares – Parte 5

Meus filhos sempre amaram um bom livro. Lembro-me de quando meus dois primeiros eram pequenos, tínhamos dois horários de leitura reservados a cada dia. Eles vinham correndo para o sofá com os braços cheios de seus livros escolhidos – muitas vezes de seus favoritos – e líamos… e líamos… e líamos. Logo tive que começar a ajustar o cronômetro para vinte minutos, só para não ficar sem a voz.

(A propósito, uma pilha de livros é uma ótima oportunidade para introduzir o conceito de “ordem alfabética”. Em vez de brigar sobre qual livro deveria ser lido primeiro, eu os ajudava a organizar a pilha em ordem alfabética de acordo com o título, depois ajustava o cronômetro e lia até quando pudéssemos.)

Hoje em dia, somos inundados com todo o tipo de livros infantis na biblioteca, na livraria local, na Internet, através de clubes especiais etc. Algumas pessoas pensam que qualquer livro é bom, desde que a criança aprenda a gostar de livros. Mas Charlotte Mason se opôs a essa filosofia. Seus padrões para livros infantis – até mesmo livros para pré-escolares – eram altos.

Aqui estão alguns dos pensamentos de Charlotte sobre a escolha de livros e histórias para os primeiros anos.

Nunca é cedo ou tarde demais para começar a construir seu repertório de belas histórias e sua biblioteca familiar de “bons livros, livros ​​notáveis e bem escritos” (The Story of Charlotte Mason, p. 5).

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.