- Instituto Charlotte Mason - http://institutocharlottemason.com.br -

Composição à maneira de Charlotte Mason #5

Se eu pedisse para você escrever sobre seu eletrodoméstico favorito de cozinha, seu cérebro começaria a trabalhar imediatamente. Na verdade, você provavelmente está imaginando seu eletrodoméstico favorito em sua mente agora mesmo.

Sua mente pensaria em todas as maneiras que você gosta de usar aquele eletrodoméstico e como ele torna sua vida mais fácil e que tipos de coisas você produziu com ele, e talvez você o compararia mentalmente com outros eletrodomésticos que você já experimentou.

Seu cérebro compilaria todos esses pensamentos e imagens, e em sua mente passaria uma frase ou uma sentença, depois mais frases e mais sentenças. Então, e somente então, seus dedos se moveriam para registrar o que você compôs em sua cabeça. Você pensaria um pouco mais, então escreveria um pouco; pensaria e escreveria, pensaria e escreveria.

Veja, a maior parte do trabalho de composição é feito na sua cabeça. Escrever é simplesmente uma maneira de registrar o que você está pensando.

Charlotte Mason percebeu esse fato e isso se reflete em como ela ensinava composição. Aqui está um resumo do que ela recomendou para cada nível de ensino, bem como algumas dicas para manter em mente.

Composição através dos anos escolares

Dicas de Charlotte Mason sobre composição

  1. As crianças devem escrever sobre o que sabem e se importam.
  2. Varie as perguntas de narração para cobrir os quatro tipos de composição. Os quatro tipos básicos de composição são narrativa, expositiva, descritiva e persuasiva. Charlotte formulou suas perguntas de narração para dar às crianças prática na composição de todos os quatro tipos. Ela se concentrou em narrativa e expositiva para os anos iniciais, depois adicionou descritiva e persuasiva nos anos posteriores.
  3. Varie o estilo de narração para incluir poesia, cartas, roteiros, diálogos, entradas de diário e muito mais. Dê ao seu filho prática na composição de diferentes estilos de comunicação.

Na próxima semana, continuaremos esta série sobre artes da linguagem analisando como Charlotte ensinou leitura básica.

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.