- Instituto Charlotte Mason - http://institutocharlottemason.com.br -

Aprendendo por meio dos Cinco Sentidos – Educação Domiciliar nos anos pré-escolares – Parte 3

No álbum de fotos da minha filha há duas ótimas fotos dos seus “primeiros anos”. Uma é uma foto dela após tentar comer uma casquinha de sorvete de chocolate. A frente de sua camisa está toda suja, suas mãos estão pingando, e como ela conseguiu colocar sorvete em suas sandálias, eu nunca vou saber.

A outra foto é dela de pé no nosso jardim da frente com manchas marrom escuro ao redor de sua boca. Um observador casual pensaria que era outro experimento de sorvete de chocolate. Mas não foi. Dessa vez ela estava tentando comer terra.

Sujeira. Chocolate. Ambos são considerados razoáveis por nossas crianças. E elas não têm escrúpulos em usar todos os seus sentidos para aprender sobre as coisas com as quais entram em contato. Não, minha filha não come terra agora. Isso porque ela usou todos os seus sentidos e descobriu que não tem um gosto tão bom.

Bebês e crianças pequenas usam seus sentidos para aprender sobre tudo ao seu redor. Este é o seu principal trabalho durante os primeiros anos. Charlotte Mason aconselhou os pais a oferecerem amplas oportunidades e bastante tempo para aprender dessa maneira. Ela queria que encorajássemos nossos filhos nesse trabalho.

Aqui estão algumas das ideias práticas de Charlotte sobre como podemos incentivar nossos pequenos enquanto aprendem com seus cinco sentidos.

Você pode criar jogos semelhantes para cultivar o tato, o olfato e o paladar do seu filho. Nenhuma dessas “lições” precisa ser formal ou estruturada. Simplesmente esteja atento para aproveitar a vantagem natural que a vida familiar oferece para aprender por meio dos sentidos.

E não deixe de tirar muitas fotos.

 

Originalmente publicado por simplycharlottemason.com. Traduzido e usado com permissão.